Internet

16/05/2012 18h14 - Atualizado em 16/05/2012 18h14

Google enriquece ainda mais sua busca com ‘Knowledge Graph’

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O Google apresentou nessa quarta-feira (16), uma interessante ferramenta que complementa as pesquisas em seu mecanismo de busca. O “Knowledge Graph” (ou “Gráfico do Conhecimento”) é uma forma mais dinâmica e rápida do internauta localizar a informação que deseja ainda com mais informações complementares dentro do buscador.

"Gráfico do Conhecimento" do Google: resultados mais precisos, com menos cliques (Foto: Reprodução/Google)"Gráfico do Conhecimento" do Google: resultados mais precisos, com menos cliques e mais assuntos relacionados com o tema buscado (Foto: Reprodução/Google)

O sistema utiliza de uma interface visual para apresentar ao usuário as relações existentes sobre o termo procurado. Se essa palavra ou expressão é muito genérica, o Knowledge Graph pode distinguir e exibir cada um desses significados, para que o internauta possa escolher através de um clique exatamente aquilo que está procurando.

Por exemplo, se você digitar no buscador a palavra “Apple”, que pode ser uma empresa de tecnologia, uma fruta, ou uma antiga gravadora da indústria fonográfica. A ferramenta distingue cada um dos significados da palavra buscada, para que você acesse apenas o conteúdo correspondente à verdadeira intenção da busca.

O Knowledge Graph também pode informar ao internauta sobre eventos, atividades e locais interessantes para se visitar em um determinado local do planeta. Outra característica interessante do serviço é de informar ao usuário se outras pessoas estão fazendo aquela mesma busca naquele momento, ou se outros internautas fizeram recomendações sobre aquele local.

O serviço permite ainda que o internauta se aprofunde ainda mais por um determinado assunto, uma vez que os resultados tendem a oferecer dados até então desconhecidos para a pessoa. Curiosidades, estatísticas e detalhes técnicos são apresentados de modo que o usuário se aprofunde ainda mais no tema, ou encontre tópicos relacionados ao assunto pesquisado de forma simples.

O Knowledge Graph também está disponível para os sistemas mobile, no Android (a partir da versão 2.2, na caixa de pesquisa rápida e no navegador nativo) e no iOS 4 (no navegador, e em breve, no app de pesquisa do Google). No momento, o recurso está disponível apenas para os Estados Unidos, e não há previsão de lançamento para o Brasil.

Abaixo, um vídeo que mostra o conceito do Knwoledge Graph:

Via Google Discovery

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares