Internet

28/05/2012 09h21 - Atualizado em 28/05/2012 10h01

Google Street View promove encontro entre pai e filho separados por 9 anos

Rebecca Porphírio
por
Da redação

Foi no Facebook do TechTudo que Vagner Basílio ficou sabendo que o Google Street View comemorou cinco anos de existência. O leitor não esperou nem 10 minutos para defender com unhas e dentes o aniversário do serviço. Tudo isso por um motivo nobre: foi graças ao Google Street View que Vagner reencontrou o pai depois de 9 anos sem nenhum contato. 

Vagner Basílio e a família do Rio de Janeiro.  (Foto: Vagner Basílio)Vagner Basílio, à esquerda de baixo para cima, e a família que mora no Rio de Janeiro. (Foto: Vagner Basílio)

Repórter e fotógrafo, Vagner nasceu em Campos, Rio de Janeiro, fruto de um casamento entre a dona de casa Valneida Pessanha e o comerciante Marcos Vinícius. Acostumado com as raras visitas paternas ao Rio de Janeiro, como ele próprio descreve, Vagner só conheceu a casa onde Marcus Vinícius morava, em Minas, aos 11 anos. Depois da visita, perdeu todo o contato com o pai. 

Pai do Basílio (Foto: Vagner Basilio)Marcus Vinicius, pai de Vagner, e as irmãs de Minas. (Foto: Vagner Basilio)

Foi apenas 9 anos mais tarde que Vagner conseguiu reencontrá-lo. "Minha mãe não deixava eu procurar porque tinha medo de ele me roubar dela. Só pude ir quando fiz 18 anos.", conta. Para localizar a casa que havia marcado sua memória, o fotógrafo contou com a ajuda do Google Street View. "Sem o serviço não teria sido possível. Eu teria me perdido, se trata de uma cidade grande. Eu não tinha nenhuma base para procurar por ele", explica. 

Para o repórter, o serviço hoje é essencial e deveria ser mais reconhecido pelos internautas. Ele aconselha: "Às vezes, ouço as pessoas reclamando de invasão de privacidade e pedindo para proibir. Mas acho é que cada um devia tomar cuidado com o que faz em espaço público".

Vagner aproveita para fazer um pedido à equipe do Google Street View: "Sei que deve ser um sistema caro e trabalhoso, mas poderia ser mais frequentemente atualizado; as cidades vivem em constante mudança. O carro passou em minha cidade já faz mais de 8 meses e até hoje as imagens não foram hospedadas." O Google Street View hoje já compartilha mais de 10 milhões de imagens e mapeia cerca de 100 mil ruas em mais de 10 mil cidades no mundo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adriano Amaral
    2012-05-28T17:15:15

    essa Rebecca Porphirio sonhou e escreveu essa matéria depois que acordou só pode.....não da pra etender nada

  • Rud Oliveira
    2012-05-28T16:53:38

    Nao entendi nada!

  • Sergio Soares
    2012-05-28T16:49:50

    Concordo plenamente! Muito mal redigida.

  • Marina Monteiro
    2012-05-28T16:39:58

    Que matéria mais mal redigida! Até a legenda da foto ta errada. Parece que os revisores andam de greve.

  • Dayane Oliveira
    2012-05-28T16:35:12

    O pai desse homem é Taxista daqui de BH... coincidencia!

  • Manu Rj
    2012-05-28T16:23:06

    "Num intindi nada". Quem é Vagner nessa foto?...que...reportagem mal escrita.

  • Márcia Silva
    2012-05-28T16:04:47

    Uhum... Não entendí chongas ae... Era um menino, depois um homem, depois...sei lá.

  • Rafael Costa
    2012-05-28T15:44:46

    Todos os serviços do Goolge são fantásticos, pois são claros e objetivos no que fazem, sem "enganar" seu usuários.

  • Gabriel Sobrinho
    2012-05-28T15:34:52

    Que materia mais sem rumo, fala de um menino e conta a historia de um velho, ta doido em. !!

  • Ronezia Mello
    2012-05-28T15:25:03

    GOOGLE, A 8º MARAVILHA DO MUNDO, AMO O GOOGLE!

  • Marilia Conceiçao
    2012-05-28T14:19:03

    eu também aachei que tinha sido um menino ! rsrsrsrs

  • Jose Mey
    2012-05-28T13:03:24

    tem um nome para isso... Propaganda enganosa

  • Antonio Paiva
    2012-05-28T12:33:46

    Eu e minha esposa amou, ela ainda muito mais do que eu pois sempre gostou muito de mapas

  • Ivana Barros
    2012-05-28T11:27:19

    Acho absurdo nutrir esse encantamento por um pai que foi embora do Rio, formou família e nem correu atrás do filho. Esse pai não merece mesmo

  • Bruno Murta
    2012-05-28T10:50:34

    Rsrsrsrsrs. Notou bem, Juliana. Bem apelativo, não?

  • JULIANA NEUMANN
    2012-05-28T10:30:00

    Gostaria de saber porque a imagem da chamada é um garotinho se só após 18 anos o HOMEM achou o pai... parece que foi uma criança que achou né? mas não... :P

  • Raquel Fernández
    2012-05-28T22:36:14

    Afinal, era em Minas ou no Rio de Jneiro? Eu também não entendi nada. Não será o Rodrigo Borges do "A E A" Isso mesmo acontece com muitos journais aquí da Arg. se achan expertos na tecnología, mas na redação... Sem palavras.

  • Fredyy
    2012-05-28T21:45:00

    eu na quinta serie faco uma materia melhor nao intendi nada aopksdpoasjf

  • Teresa Lima
    2012-05-28T21:05:50

    Realmente toda fez q leio algumas dessas inrlteressantes materias tenho dificuldade pra compreender..vcs sao otimos na tecnologia,mas no portugues e coesao textual precisam de um cursinho! Fica a dica...

  • Iracema Ferreira
    2012-05-28T19:53:24

    Realmente, o pessoal da redação escreve muito mal (é evidente que os pais não eram casados). Mas, francamente, quem sabe ler entendeu que o rapaz foi à casa do pai em Minas qdo era criança. Nove anos depois qqer pessoa reconheceria a fachada da casa do pai. Apesar do pai ser uma figurinha, né?

  • Bel Salles
    2012-05-28T18:39:24

    Vcs precisam ler mais. Interpretação de Texto é o que falta pra vcs. Eu já encontrei a casa do tio da minha mãe só pela lembrança do bar da esquina e da rua de frente, que era uma ladeira. Sabia o nome do bairro e sai andando pelo bairro até achar a casa. Se vc tem 1 ou 2 informações, é fácil fácil achar, só precisa ter atenção e as vezes paciência. :) Bela história!

  • Leodimar Collette
    2012-05-28T18:38:47

    talvez seje para promover o tal Google Street View pois eu tambem ´~ao entendi muito essa modernidade

  • João Alencar
    2012-05-28T18:18:21

    Afinal! Como ele encontrou? Saí andando com o street view por toda cidade até ver a casa?

  • Paula Belmonte
    2012-05-28T17:50:32

    Um site com imensa divulgação tem que ter a preocupação com a redação de suas reportagens, já vi acontecer mais de uma vez essa situação neste mês, MELHORA GLOBO!!!!

  • Ana Maria
    2012-05-28T17:36:33

    Que? Não entendi nadica de nada!!!!!