Internet

10/05/2012 10h48 - Atualizado em 10/05/2012 10h48

Governo americano concede licença para carro sem motorista do Google

Robson Sales
por
Para o TechTudo

Veículo sem motorista é o “carro do futuro”, sentenciou o diretor do Departamento de Veículos Motores do Estado de Nevada, Bruce Breslow. A invenção recebeu autorização do Governo dos Estados Unidos para circular em ruas e estradas do Estado de Nevada. O Google foi a primeira empresa a receber a licença para uso do carro.

Toyota Prius é o primeiro carro sem motorista a receber licença para circular nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)Toyota Prius é o primeiro carro sem motorista a receber licença para circular nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Foram necessários mais de 250 mil quilômetros de testes para que o carro sem motorista recebesse o aval de segurança. O automóvel se orienta através de câmeras instaladas no teto, radares e um laser usado para perceber pedestres, ciclistas e outros carros que circulam nas vias. A primeira viagem deve acontecer em Las Vegas.

O Google já testou o carro em vias famosas, como a Golden Gate, em São Francisco. No entanto, sempre contou com a supervisão de um motorista profissional, que estava preparado para assumir o controle do carro em caso de alguma eventualidade. Por enquanto só o gigante da Internet recebeu a licença do Governo americano, mas a intenção é emitir mais licenças à motoristas do estado de Nevada.

Para o deputado Alex Padilla, do Legislativo do Estado da Califórnia, “a grande maioria dos acidentes ocorre por erro humano”. Padilla acredita que a tecnologia do carro sem motorista aumentaria a segurança no trânsito: ”Com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e operar o veículo com maior segurança”.

Por enquanto, apenas um acidente foi registrado com o carro sem motorista. Apesar da liderança do Google nessa tecnologia, outras empresas já buscam licenças para lançar veículos em motoristas pela estrada americana.

Se você ainda não viu o carro em ação, confira o vídeo oficial do Google abaixo:

Via BBC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Clesio Cruz
    2012-06-05T09:17:57

    Quem não vai gostar é o DETRAN agora não tem a quem multar...porque tomou um copo de cerveja. ou esta sem o cinto.Bem feito..

  • Clesio Cruz
    2012-06-05T09:17:05

    Quem não vai gostar é o DETRAN agora não tem a quem multar...porque tomou um copo de cerveja. ou esta sem o cinto.Bem feito...

  • Duda Weyll
    2012-05-11T05:06:38

    Ainda bem que a Google tá fazendo isso, se fosse a Microsoft o carro iria ser infectado por um vírus e levar o motorista pra Deus sabe onde. hehehe

  • Idenir Carneiro
    2012-05-10T15:17:22

    Ótimo conceito, só falta alguns ajustes para que fique melhor ainda! Como o amigo a baixo falou, sim, precisa de seta e luzes indicando a sua posição! Mas a luz de freio pelo que percebi, funciona perfeitamente!

  • Tony Carneiro
    2012-05-10T11:50:21

    Muito interessante, acredito que devem melhorar o protótipo, porque o carro sabe guiar sozinho, mas não sabe dar setas para entrar nas ruas ou parar o carro.