Jogos de ação

13/05/2012 14h03 - Atualizado em 07/06/2012 14h53

A história de Max Payne

Viviane Werneck
por
Para o TechTudo

É difícil citar algum jogo de ação, que tenha criado tanto impacto nos jogadores, no início dos anos 2000, sem citar Max Payne. A história envolvente de um policial nova-iorquino, que teve sua família cruelmente assassinada, e sua busca por descobrir os verdadeiros responsáveis pelo crime, leva o jogador ao submundo das drogas e de uma grande rede de corrupção.

Max Payne reinventou o gênero de ação em terceira pessoa com o "bullet time" (Foto: Max Payne reinventou o gênero de ação em terceira pessoa com o "bullet time")Max Payne reinventou o gênero de ação em terceira pessoa com o "bullet time" (Foto: Divulgação)

Max Payne e seu famoso “bullet time” são marcos na história dos games e, às vésperas do lançamento do seu terceiro game, vale conhecer um pouco sobre Max e como sua odisséia pessoal começou.

Max Payne (2001)

Um policial renomado tem sua família brutalmente assassinada dentro da própria casa, esposa e filha – ainda bebê, por viciados pela droga Valquíria. A maioria dos homens nessa situação iria acionar a polícia e esperar… Esperar por alguma notícia de quem poderia ter cometido tamanha crueldade e por que. Mas esse homem, com certeza, não se chamaria Max Payne.

Sam Lake escreveu a história de Max Payne e serviu como modelo para o desenho do personagem título. (Foto: Sam Lake escreveu a história de Max Payne e serviu como modelo para o desenho do personagem título.)Sam Lake escreveu a história (Foto: Divulgação)

Max jurou a si mesmo que iria encontrar os responsáveis pelo assassinato da sua família e que droga seria essa “Valquíria” e quem estaria por trás da sua produção e distribuição. Por conta disso, ele começou a trabalhar no departamento de narcóticos da polícia de Nova Iorque.

Enquanto Max investigava a máfia infiltrado sob disfarce, Alex – que também era policial e seu amigo – consegue encontrar provas sobre o crime contra a família de Payne, mas é morto por B.B., um ex-policial corrupto que tem ligações com o assassinato da mulher e filha de Max.

A máfia se volta contra Max Payne, que vê sua vida ser transformada num inferno ainda maior que já estava. E para piorar, a própria polícia – liderada por Jim Bravura – passa a persegui-lo como criminoso.

O jogo

Criado pela desenvolvedora finlandesa Remedy Entertainment, Max Payne passou um bom tempo em produção. O jogo é um shooter em terceira pessoa que teve o estilo cinematográfico e coreográfico claramente inspirado em filmes de ação de Hong Kong, mais precisamente no trabalho do diretor John Woo. Como em vários filmes de Woo, Max Payne é repleto de tiroteios belíssimos de se ver e de jogar, esta parte talvez seja ainda melhor.

O ambiente estilo “noir” e, por vezes, sombrio do jogo – além das cutscenes em quadrinhos e trilha sonora digna de filmes de gangsters do tipo “O Poderoso Chefão” são alguns dos ingredientes que fazem com que o título seja uma experiência que valha jogar.

Max Payne tem sim alguns pontos baixos, como o baixo número de puzzles e muita linearidade, mas esses aspectos passam até despercebido no conjunto da obra. Afinal, não é sempre que você começa um jogo de ação excepcional e original como esse, que não é apenas diferente de todos os outros jogos de tiro feitos na época, mas também – em muitos aspectos – é até superior.

Max Payne (Foto: Max Payne)Max Payne (Foto: Divulgação)

Gameplay e o famoso bullet time

O jogo tem muitas qualidades. mas uma das principais é a forma com que ele é jogado. É muito fácil se entender com os controles e estes, por sua vez, são simples e respondem rápido ao comando. Você usa o teclado para fazer com que Max corra em qualquer direção e usa o mouse para usar as armas.

O "bullet time" dava uma grande vantagem quando o jogador era cercado por inimigos. (Foto: O "bullet time" dava uma grande vantagem quando o jogador era cercado por inimigos.)Bullet time (Foto: Divulgação)

A perspectiva da câmera em terceira pessoa capta um ângulo bem próximo as costas de Max e dá ao jogador uma boa noção do seu entorno, que é importante já que – em diversas situações – você terá que se mover cuidadosamente por ambientes infestados de inimigos.

Por padrão, o botão esquerdo do mouse atira a arma que estiver equipada e o botão direito ativa o “bullet time” (tempo da bala, em tradução livre). Esta é uma habilidade especial, que por um tempo limitado, coloca tudo a volta em câmera lenta, como em “The Matrix” (1999) – filme de ação e ficção-científica. No entanto, o “bullet time” não afeta os sentidos de Max que, aproveitando-se que tudo está mais lento, consegue mirar com mais precisão e dar muito mais dano aos inimigos.

Max Payne 2: The Fall of Max Payne (2003)

A principal diferença entre Max Payne 2 e seu antecessor envolve mais as circunstâncias do seu desenvolvimento do que novidades do game design em si. O jogo original sofreu com vários atrasos de lançamento e passou anos sendo produzido. No entanto, Max Payne foi um excelente jogo de ação que realmente valeu a pena o tempo de espera.

Segundo jogo melhora o bullet time, mas história do primeiro é superior. (Foto: Segundo jogo melhora o bullet time, mas história do primeiro é superior.)Segundo jogo melhora o bullet time, mas história do primeiro é superior. (Foto: Divulgação)

 

 

Enquanto um levou um bom tempo em produção, Max Payne 2 foi entregue no prazo e sem atrasos. A sequência não trouxe grandes novidades em relação ao primeiro game, mas, desde que você o jogue sem esperar reviravoltas mirabolantes na história, o jogo não irá desapontar.

Max Payne 2 faz uma conexão direta com os eventos finais do jogo anterior. Na sequência, que está cheia de referências ao primeiro game, Max – agora um detetive e ainda mais descrente do mundo – mais uma vez se vê envolvido em um novo mistério quando se vê inevitavelmente atraído por Mona Sax, que é suspeita de assassinato e parte de uma trama ainda maior que, de certa forma, tem ligação com o passado sombrio de Max.

Bullet time mais apurado

Max Payne agora terá a companhia de Mona Sax (que usa uma sniper salvadora em alguns momentos). (Foto: Max Payne agora terá a companhia de Mona Sax (que usa uma sniper salvadora em alguns momentos).)Max Payne 2 (Foto: Divulgação)

Ao contrário do primeiro jogo, Max não fica mais lento ao se agachar enquanto o bullet time estiver ativo. Agora, conforme ele mata os inimigos, seu medidor de BT não apenas se regenera, mas ele muda da cor branca para amarela. Quando isso acontece, o tempo se move ainda mais devagar que antes, enquanto Max se move ainda mais rápido.

Depois de você ter matado vários inimigos em sequência, e seu medidor ficar amarelo, você irá se mover praticamente mais rápido do que em qualquer outro momento do jogo, deixando seus adversários completamente indefesos diante de você.

Max Payne – O Filme (2008)

Já não é novidade para ninguém que adaptar um jogo de sucesso para o cinema é sempre um desafio, que não necessariamente termina como o esperado. Em 2008, o diretor John Moore encarou a missão de trazer a melhor experiência possível de Max Payne para a telona, mas nem ao menos o ator de “Os Infiltrados” Mark Wahlberg conseguiu salvar a produção de alguns furos.

Mas o filme não é horroroso (o que fizeram sobre o anime Dragon Ball, em Dragon Ball Evolution, ficou muito pior), Max Payne é um bom longa de ação, com direito a cenas de bullet time para agradar aos fãs, o clima noir do game, o protagonista sofrendo com seu passado, mas a história se perdeu ao tentar demonstrar as principais características do jogo e virou uma espécie de thriller alucinógeno em que anjos da morte (alusão a droga Valquíria) invadem a realidade dos viciados.

O ator Mark Wahlberg deu vida a Max Payne na telona. (Foto: O ator Mark Wahlberg deu vida a Max Payne na telona.)O ator Mark Wahlberg deu vida a Max Payne na telona. (Foto: Divulgação)

O que esperar de Max Payne 3…

A série caiu como uma luva nas mãos da Rockstar, que já é velha conhecida por desenvolver jogos com protagonistas anti-heróis, controversos e – na maioria das vezes, perturbados. Agora Max está 12 anos mais velho, mas parece que seus reflexos estão mais ávidos do que nunca.

O bullet time, marca registrada da franquia, está lá novamente e, segundo pessoas afortunadas que já tiveram o prazer de testar um pouco o game, Max Payne 3 capta a essência dos jogos anteriores e acrescenta muito mais ação. Bom, se tem Rockstar no meio as expectativas são as melhores possíveis. Agora é só esperar o dia 15 de maio para conferir.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edson Pereira
    2012-05-14T09:40:18

    John Woo diretor de Matrix???? Poxa gente. Vamos editar melhor as matérias e pesquisar sobre... Parágrafo repetido e um erro desses só faz perder a credibilidade. Mas Max Payne é sim fenomenal. Joguei os dois no PC e o primeiro no PS2 tbm. Jogos excelentes. Creio que continuará excelente!!!

  • Mariana Waldorf
    2012-05-13T21:54:44

    AAA muito bomm.. eu tenho max payne 2 aki no meu pcc e é muito.... bom..

  • Raphael Pereira
    2012-05-13T15:45:49

    os gameplays nao serao liberados, pois a rockstar (acho q é assim q se escreve) nao libera so do multiplayer Fabio Gomes

  • Fabio Gomes
    2012-05-13T14:40:38

    Vou assistir gameplays dentro do YouTube que eu ganho mas .

  • Dudaska
    2012-05-13T14:40:51

    ops! Max Paine 3 valeu.

  • Dudaska
    2012-05-13T14:39:38

    parabéns pela matéria, o max paine vai ser mto fodah!

  • Osmar Junior
    2012-05-13T14:31:43

    Is Very good game

  • Emanuel Junior
    2012-05-15T18:36:04

    O filme sobre o game Max Payne é bom?? Tá de brincadeira, aquele filme é ridículo!!

  • Lucas P.
    2012-05-14T15:07:14

    John Woo, diretor de Matrix... Tá bom. Também dirigiu Kill Bill e Exterminador do Futuro, né!? E se não me engano, foi o criador de Star Wars... ¬¬ Por favor, né, vamos nos respeitar!...

  • Thiago Nogueira
    2012-05-14T08:38:02

    Uma matéria que cita John Woo como diretor de Matrix.... nem li mais.

  • Luiz Junior
    2012-05-14T01:50:33

    The Matrix (1999) foi dirigido pelo irmãos Wachowski, é não por John Woo.

  • Godofredo Panças
    2012-05-13T23:29:04

    the matrix, john woo. Entendo.

  • Wesley Santos
    2012-05-13T21:59:21

    esse jogo e massa ja zerei os dois em versao portugues,,seja bem vindo max

  • Mariana Waldorf
    2012-05-13T21:55:04

    aa o final é otimo... dia 15 ja vou correr pra comprar o 3

  • Joao Jose
    2012-05-13T20:46:12

    Max Payne,jogo inesquecivel lembro que joguei a versão dublada em portugues e era muito legal os viloes correndo e gritando É o Max!!

  • Ricardo Oliveira
    2012-05-13T20:02:56

    Ai o pessoal responsável pela matéria. Até que ficou legal, mas vocês tem q ter cuidado com os erros. Ler que The Matrix é de John Woo doeu...

  • Ronei Franco
    2012-05-13T19:48:27

    The Matrix do John Woo? Que furo é esse? Matrix é dos irmãos Wachowsky!

  • Guilherme Augusto
    2012-05-13T19:32:28

    Percebeu bem ein Lucas Silva rsrsrs

  • Lucas Silva
    2012-05-13T18:40:29

    Só eu vi o emblema "Policia da Cidade" na delegacia?