Tablet

24/05/2012 16h51 - Atualizado em 24/05/2012 16h51

iPhones de militares terão acessórios especiais, como câmera de visão noturna

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Um kit de aplicativos e acessórios promete trazer novas funcionalidades ao iPhone e iPad, dedicados a uma área de atuação um tanto quanto impensada até o momento: a guerra. Apresentado em uma conferência para a indústria bélica nos Estados Unidos, o SOA 2 é um conjunto de itens para transformar qualquer dispositivo móvel da Apple em verdadeiros vigilantes para zonas de conflito.

SOA 2 reúne diversos equipamentos táticos que podem ser combinados ao iPhone e ao iPad (Foto: Reprodução)SOA 2 reúne diversos equipamentos táticos que
podem ser combinados ao iPhone e ao iPad (Foto:
Reprodução)

Chamado de Special Operation Attachments (Acessórios para Operações Especiais), o conjunto dispõe de lentes de visão noturna, binóculos, miras a laser e aplicativos para fazer rastreamento e reconhecimento facial de pessoas.

Dominic Cincotti, fundador do projeto, revelou que os aplicativos instalados nos tablets e celulares podem gerar vídeos em alta definição, com geolocalização e zoom de até sete metros. “O Exército Americano anunciou a intenção de fazer aparelhos inteligentes para seus soldados, e o SOA 2 é o melhor da nova tecnologia que pode chegar às mãos deles”, avaliou.

O projeto foi feito em parceria com as empresas Joint Teaming Alliance, US Night Vision e Hoodman USA, além de ter como consultor Jonathan Springer, capitão do Exército dos Estados Unidos que criou um aplicativo de táticas de guerra muito aclamado pela mídia local. Chris Bird, vice-presidente de marketing da US Night Vision (que produz lentes de visão noturna), acredita que este é um passo importante para o futuro. “Com este hardware os guerreiros americanos poderão usar seus aparelhos inteligentes para melhorar suas condições de batalha. Eles não vão mais precisar se esconder e ficarem sofrendo para enxergarem o que vem longe. Estamos levando a ótica militar a um novo nível, com análise de dados, vídeo em alta definição… Além disso, o soldado já conhece tablets e smartphones e sabe usá-los muito bem. Não há necessidade de treinamento”, explicou.

Os testes do kit foram feitos na Carolina do Norte, no início do mês, e as demonstrações foram impressionantes. Segundo os desenvolvedores, haverá agora exibições públicas para grandes empresas, o governo e o público em geral com o intuito de mostrar tudo o que estes acessórios podem fazer para o país.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares