Sistemas Operacionais

03/05/2012 15h04 - Atualizado em 03/05/2012 18h47

Galaxy S III chegará ao Brasil dia 29, com quad-core e tela de 4,8 polegadas

Allan Melo
por
Da redação

O Galaxy S III, a maior aposta da Samsung contra o iPhone 4S, finalmente foi revelado ao mundo nesta quinta-feira (3), durante o evento Mobile Unpacked, em Londres, Inglaterra. Com uma tela de 4,8 polegadas HD Super AMOLED e processador Exynos Quad-Core de 1,4GHz, o smartphone veio até com o seu próprio assistente pessoal com reconhecimento de voz, como o Siri. O Galaxy S III chegará ao Brasil no dia 29, e será vendido a partir da primeira semana de junho. Seu preço oficial ainda não foi informado pela Samsung.

Samsung Galaxy S III (Foto: Reprodução/Engadget)Samsung Galaxy S III (Foto: Reprodução/Engadget)

As diferenças entre o Galaxy S II e o Galaxy S III são sutis: a tela é a mesma HD Super AMOLED (não houve a melhoria para o "plus"), mas ficou maior: de 4,3 polegadas para 4,8 polegadas. Uma outra mudança foi a adoção de uma nova tecnologia desenvolvida pela Corning para aumentar a resistência da tela a riscos e arranhões, apelidada de Gorilla Glass 2. A resolução passou de 480 x 800 para 1280 x 720 (a mesma do Nexus).

Por dentro, o Galaxy S III chegará ao mercado com Android 4.0 Ice Cream Sandwich equipado com a interface Touchwiz, da própria Samsung. Além disso, seu coração ganhou um bom upgrade: o processador agora é um quad-core com 1,4 GHz; uma bela melhoria que promete desempenhos 65% melhores que o dual-core de 1,2 GHz do Galaxy S II.

A memória RAM também é a mesma, de 1 GB. Em relação à memória interna, assim como seu grande rival da Apple, o novo Galaxy S III terá versões em 16 GB, 32 GB e 64 GB. Na duração, a Samsung resolveu colocar uma bateria bem maior, de 2.100 mAh.

Em suporte a redes, o iPhone foi superado: o novo Galaxy chegará em maio com 3G HSPA+, e já no mês seguinte, em junho, uma edição com suporte às redes LTE (4G) será vendida nos Estados Unidos.

Samsung Galaxy S III, S II e S, lado a lado (Foto: Reprodução/Engadget)Samsung Galaxy S III, S II e S, lado a lado (Foto: Reprodução/Engadget)

Por fora, como o TechTudo já havia adiantado, a Samsung realmente lançará o Galaxy S III apenas nas versões azul e branca, e nada foi falado sobre um modelo em black piano. Outra novidade foram as dimensões, um pouco maiores que a geração anterior: ele terá 133 g, 70,6 mm de largura e 8,6 mm de espessura.


Samsung criou seu próprio Siri para o Galaxy S III

Um recurso curioso que a fabricante apresentou para o Galaxy S III foi o S Voice, um sistema de reconhecimento de voz semelhante ao Siri. Além de de reconhecer comandos tradicionais, para realizar chamadas e fazer buscas no Google, o S Voice também pode ser usado para acionar o telefone, pedir músicas, mandar e-mails e SMS, usar o calendário, ajustar o volume, perguntar sobre as condições meteorológicas e até pedir para o alarme parar de tocar.

Em uma de suas mais interessantes aplicações, a câmera pode ser acionada sem precisar sequer tocar no telefone: basta falar algo como "eu quero tirar uma foto" e, em seguida, dizer "xiiis!". Infelizmente, por enquanto o recurso só reconhece comandos em inglês britânico e americano, italiano, alemão, espanhol e coreano. Confira o vídeo abaixo com uma demonstração do recurso.


Outra função inteligente exclusiva do aparelho é o Smart Stay, que rastreia os olhos do usuário por sua câmera frontal. Ao perceber que você está olhando para o celular, o Galaxy liga a tela, prevendo a sua intenção de usá-lo.
 

Câmera ganhou poucas mudanças no hardware, mas grandes melhorias no software

Na câmera principal, na parte de trás, a Samsung manteve um sensor de 8 megapixels semelhante ao do Galaxy S II, além do flash em LED. A diferença entre os sensores está na adição do recurso no lag shutter (mesmo recurso do Galaxy Nexus, que tira as fotos praticamente sem delay) e do HDR (recurso presente no iPhone: ele tira três fotos, com exposições diferentes, para compensar o contraste de fotos com grandes diferenças de luminosidade).

Na câmera de videochamadas, a diferença foi sensível: de 2 megapixels, da geração anterior, ele foi para 1,9 megapixels. Agora, no entanto, a câmera pode ser usada para fazer chamadas em vídeos em alta definição, em HD 720p.

Interface TouchWiz no Galaxy S III (Foto: Reprodução)Interface TouchWiz no Galaxy S III (Foto: Reprodução/Engadget)

Outras melhorias que somente o Android do Galaxy S III terá é uma organização mais inteligente das fotos, e uma interface mais prática para as redes sociais.

Na parte social, a primeira novidade é o S Beam, que permite que você compartilhe fotos e vídeos com os seus amigos usando a tecnologia NFC. Por meio dela, um Galaxy se conecta ao outro, e então a transferência é feita com a tecnologia Wi-Fi Direct em uma velocidade de até 300 Mbps. 

Para as redes sociais, o Galaxy S III virá com um recurso revolucionário, chamado Social Tag. Utilizando a mesma tecnologia de reconhecimento facial do Google Glasses, este aplicativo fará uma comparação entre as pessoas das fotos que você tirar com as imagens dos seus contatos em seus perfis nas redes sociais. Uma vez associado a pessoa correta, o Social Tag mostrará o contato e todo o conteúdo postado pelo seu amigo no Google+, além de dar um link para o perfil no Facebook.

Galaxy S III (Foto: Reprodução)Galaxy S III (Foto: Reprodução/Engadget)

Falando em contatos, o Group Tag também merece destaque: ele permite que você organize a sua lista de contatos em grupos. A real utilidade disso, no entanto, é outra: vamos supor que você tenha um parente chamado João, e que ele está no grupo "Família". Ao associar uma imagem ao João, a foto logo será catalogada em uma pasta com fotos dos seus familiares.

Merecem destaques também o recurso Buddy Photo Share, que rapidamente associa uma nova foto recém-tirada aos seus contatos e as compartilha para eles via e-mail ou mensagem; o Face Zoom, que reconhece os rostos em uma foto e automaticamente enquandra o rosto de algum amigo seu ao fazer o zoom; e o Face Slideshow, um recurso para criar uma espécie de slideshow, que vai e volta em cada rosto dos seus amigos. Todos esses três recursos são combinados ao Group Tag e ao Social Tag.


Mimos exclusivos de outras empresas para os futuros donos do Galaxy S III

Duas novidades anunciadas no evento de lançamento mostram que os futuros compradores do Galaxy S III terão mimos exclusivos também de outras empresas. O Dropbox já anuncipou que todos os telefones darão mais 50 GB extras, gratuitos, de capacidade no serviço. Além disso, o cultuado leitor de notícias sociais do iPhone, Flipboard, lançou uma versão exclusiva de seu aplicativo para o Galaxy S III. Para os outros Android, a empresa ainda avisa que vai demorar mais alguns meses.


Acessórios trazem até carregador sem fio

Antes rumor, mas agora realidade: o Galaxy S III possui um case e uma base com tecnologia sem fio para carregar o telefone sem precisar de nenhuma conexão física. Além dele, há cases com flip, cases metálicos, docks para carros, um carregador de mesa e um adaptador HDMI. Destaques também para o AllShare Cast, para compartilhar conteúdos do seu telefone em sua televisão; o S-pebble MP3 player, um pequeno controle remoto para suas músicas.

 

Galaxy S, S II e S III: confira a evolução da linha Android top de linha da Samsung

Samsung Galaxy SIII Comparativo V6 (Foto: TechTudo)Samsung Galaxy SIII Comparativo (Foto: TechTudo)


Galaxy S III vs iPhone 4S

Tabela: Galaxy S III vs. iPhone 4S (Foto: Arte/Bernardo Cury e Renan Dayube)Tabela: Galaxy S III vs. iPhone 4S (Foto: Arte/Bernardo Cury e Renan Dayube)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Evandro Antonio
    2012-05-04T09:28:02

    Bom dia amigos! Achei a configuração do SIII bem interessante mas o visual dele aredondado não me atraiu, prefiro o modelo do SII que ainda não fica muito atras.

  • OTÁVIO GIACOMET
    2012-05-04T09:03:03

    Olhando no quesito hardware esse SG3 perde para o SG2 pois a ram é a mesma, oque adianta um quadcore com apenas 1gb ram? O detalhe mais importante que nao colocaram ai, PENTILE display, nao vale nada, uma porcaria, pesquesem sobre pentile display, é o display desse SGS3, no SG2 não é pentile! entao ja leva vantagem. cagaram no peida, sou fan da samsung mais provavelmente vou comprar um iphone 5 quando lança..

  • Paulo Cotta
    2012-05-04T08:57:44

    Lucas Pinho, o que esse aparelho da Samsung trouxe de evolução? A Samsung também trouxe um mais do mesmo, tanto é que, já li vários comentários de quem é dono do SII falando que não vê um motivo para troca de aparelho. Se for colocar na balança, eu também não vejo.

  • Gustavo Cardoso
    2012-05-04T08:57:32

    Tenho um Galaxy SII, achei muito bom o SIII, mas vamos esperar o próximo iPhone. Nunca tive nada da Apple, mas sempre admirei pelos produtos. Tomara que ela faça um iPhone a altura desse Galaxy e que a disputa entre os dois seja cada vez mais apertada.

  • Lucas Pinho
    2012-05-04T05:25:44

    Como fã da Apple posso dizer que o iPhone 4S, assim como o "New iPad", foram dois grandes fiascos. Não em termos de venda e sim em termos de evolução, foram dois produtos que se resumem a "Mais do Mesmo".

  • Eduardo Amorim
    2012-05-04T05:10:35

    Eu uso o Galaxy Note é grande sim,mas cabe no bolso confortavelmente,qm tem um n troca por nd,ideal p qm usa mais internet e redes sociais no smart.

  • Eduardo Amorim
    2012-05-04T03:29:36

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Kleyton Costa
    2012-05-04T00:28:38

    a samsung espera a apple lança o seu iphone para depois ela lança o deles pq so asim eles copião o iphone.. apple lança o Siri e samsung copia e lança o S voice pura copia da apple ...

  • Alex Barbosa
    2012-05-04T01:53:55

    q palhaçada de G4 vai ser vendida nos eua....o meu galaxy s2 e G4 des do ano passado.....alguem esplica isso...e um apalhero fantastico.... o meuu esta abilitado na t-mobile...melhor e da t-mobile..

  • Danilo Gastaldo
    2012-05-04T00:24:57

    Legal, celular top, mas... virou tablet de bolso =/ 4 polegada de tela, pra mim, é o essencial, no máximo, estourando, 4.2!! Esses celulares da família Galaxy com Super Amoled, desde o Galaxy S, já possuem uma ótima tela nos melhores quesitos, que são resolução e brilho, não precisava aumentar... Certeza q Iphone 5 virá com uma tela nesses padrões, sem exagero, porém com ótima resolução/brilho, coisa que já possuem também!! Possuo SGS de 4 "poléga" e está de mto bom tamanho e qualidade!!

  • Luis Silva
    2012-05-04T00:26:07

    Todos querem ser o Iphone...

  • Luiz Cunha
    2012-05-03T23:36:05

    Vamos começar as polêmicas... rssss. Não gosto justamente do que todo mundo gosta no Galaxy, que é o tamanho. Fiquei 2 meses com um Razr e dei pra minha esposa, completamente desproporcional. Pra mim o tamanho limite para um celular era o do Galaxy S. E pra polemizar de vez depois de 4 android's parti a 20 dias pro Lumia 800 com windows phone e estou adorando. (por enquanto)... kkkk

  • Eric Micaela
    2012-05-03T23:26:23

    Marciogamboa, descordo! vc gastou quantos ? pelo seu celular que nao conheço, pela câmera, e pelo ipod touch (esse ultimo, só compra quem tem problema!) comprar um celular bom evita gastos com outros equipamentos. igual meu Xperia Play é Celular, computador, câmera , ipod , CONSOLE , etc.. muito mais em conta do que comprar esses equipamentos separado.

  • Bruno Sotti
    2012-05-03T23:22:27

    Muito feio párese aqueles celulares ching lings sem marca nenhuma kkkkkk não sei da onde que a samsung tirou essa ''coisa''.

  • Marcos Menezes
    2012-05-04T00:03:44

    Compra quem quer!!! Ficão todos criticando affs!!!

  • Matheus Santos
    2012-05-03T23:56:15

    Vou comprar um, adorei! estaá esperando por um desses...

  • Daniel Mota
    2012-05-03T23:40:05

    É um celular ou um tablet?

  • Persi Junior
    2012-05-03T22:54:18

    Eu tenho um iphone 4S e ele me atende em todos os aspectos. Acredito que o S2 também me atenderia, quem saber até melhor, mas acho a maior babaquice do mundo esse passo de "o meu é melhor.. não não o meu que é melhor". Crianças, aproveitem seus brinquedos e parem de brigar. O único comentário que presta diz respeito aos benefícios que esta disputa em os fabricantes traz para os usuários.....

  • Yasmin Sarami
    2012-05-03T22:49:00

    tenho um galaxy mas ta bloqueado vc caetano jr sabe onde desbloqueia ai em fortaleza

  • Marciogamboa
    2012-05-03T23:12:58

    o ipod touch é quase o mesmo que o iphone mas o preço é muito menor, por isso prefirro comprar um android médio e um itouch ou um ps vita, se precisar de camara vou comprar uma baratinha, e não vou tirar fotos com o cell, gastar todo o dinheiro com um cell carro não é a mehlor coisa a fazer ou então compro um android médio e ainda compro um ipad 3 ou 2, por isso o iphone está fora dos planos nunca considerei ter um iphone o que realmente espero da apple é o ipod touch 5 esse sim é a minha lingua barato, mas funcional, não sei quanto sai aí no brasil mais aqui o preço é bom 199 euros, bara

  • Marciogamboa
    2012-05-03T23:07:10

    que coisa mais feia, e a respeito disso não compro nenhum, nem um galaxy s3 nem um iphone 4s, prefiro comprar um android de gama média, ou modelo antiga como o nexus one, galaxy ace, e um ipod touch ou um vita, pra que comprar um topo de gama por esse preço? com esse preços elevados posso comprar um smartphone, uma camara, e vária outras coisas, agora tenho o meu alcatel ot 990, um smartphone pouco conhecido, mais comprei por um preço muito baixo porem atende todas as necessidades como um telemovel, o que prova como o android é bom e como mudou a vida de todos, mas ainda acho o ios(itouch) bom

  • Paulo Duarte
    2012-05-03T22:44:05

    Cade os idolotras do iphone? quero ver eles colocando defeito no galaxy III.Um excelente aparelho,mostrando uma tecnogia de ponta,com muito bom gosto e estilo.Queria so poder ver a cara dos criticos do samsung galaxy e puxa sacos da apple,quem sabe eles param de falar besteira!

  • Marcel Santos
    2012-05-03T22:41:00

    Que o SIII é muito bom isso é inegável, sou usuário do iPhone mas não há porque negar isso. Agora é a maior idiotice comparar o SIII com o 4S. É OBVIO que vai ser anos luz superior...a comparação com o 4S era com o SII. Saiu o SIII? Otimo...agora espera o iPhone 5 para realmente comparar.

  • Alexandre
    2012-05-03T22:13:35

    caro redator apenas 2 observações: 1º o modelo fabricado no Brasil não possuirá 4g; 2º além de a-gps ele possuirá também o sistema GLONASS de localização por satélite.

  • Carlos Silveira
    2012-05-03T22:13:19

    Uma dúvida: Essa tela de 4,8" e processador 1,4 quad-core são realmente necessários? Vai rodas jogos de Play3 e XBox nele?