Celular

02/05/2012 15h02 - Atualizado em 02/05/2012 15h02

Nokia processa HTC, RIM e ViewSonic por infração de patentes

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

A Nokia está processando as fabricantes HTC, RIM e ViewSonic por infração de patentes na Alemanha e nos Estados Unidos. Com um investimento em pesquisa de 45 bilhões de euros nas últimas duas décadas, a Nokia diz que as empresas estão violando tecnologias envolvendo a fabricação de produtos com antenas de transmissão e recepção simultânea, a abertura de anexos em e-mails, a criptografia de dados, a loja de aplicativos e o gerenciamento de energia.

Nokia Lumia 710 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Nokia Lumia 710 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

De acordo com a diretora jurídica da fabricante finlandesa, Louise Pentland, a Nokia não medirá esforços para impedir que outras empresas utilizem suas inovações e tecnologias proprietárias sem autorização. Muitas das tecnologias já foram licenciadas para outras fabricantes, que utilizam as inovações legalmente.

A fabricante entrou com ações contra HTC e ViewSonic nos Estados Unidos, pela Comissão de Comércio Internacional e pelo Tribunal Federal do Distrito de Delaware. A Research In Motion, conhecida por fabricar os aparelhos BlackBerry, foi processada na Alemanha por utilizar indevidamente as tecnologias da Nokia.

No total, 45 patentes estão sendo discutidas na justiça. As tecnologias são apenas uma parte das 10 mil inovações que a Nokia implementa em seus produtos, utilizados por 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Via The Verge.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares