Fabricantes

16/05/2012 16h13 - Atualizado em 16/05/2012 16h17

Panasonic fará transmissão de eclipse solar somente com energia do próprio Sol

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Panasonic anunciou em suas páginas das redes sociais que vai transmitir ao vivo o eclipse solar do próximo dia 20 de maio, direto do Japão. O evento será visível no arquipélago de Fujiyama, mas todo o planeta está convidado pela companhia para assistir ao evento pela Internet em uma transmissão que, além de muito interessante pelo fenômeno, tem outro atrativo: vai ser feita usando somente energia do próprio Sol.

Eclipse solar será capturado e transmitido online pela Panasonic com energia do próprio Sol (Foto: Reprodução)Eclipse solar será capturado e transmitido online pela Panasonic com energia do próprio Sol (Foto: Divulgação)

Nesta edição do eclipse, o melhor lugar do mundo para vê-lo é o Monte Fuji, um dos pontos mais famosos da Terra do Sol Nascente. Por isso, a empresa, que nasceu no Japão, se mobilizou para levar a experiência a todos os seus clientes nos quatro cantos do planeta. No total, o eclipse será visto em Sapporo, Hiroshima e Okinawa, outras três cidades japonesas. Porém, em todas elas, o sol estará apenas parcialmente encoberto pela lua. Fujiyama é que foi o local “escolhido” pelo Sol para ficar totalmente encoberto, por volta das 7:30 (horário local) e 19:30 horário de Brasília.

Para transmitir este evento único para o mundo, os japoneses vão usar 30 painéis solares em uma base próxima ao Monte Fuji. As baterias serão carregadas em contêineres somente com a luz do sol. O equipamento, chamado de Eco-Gear, vai permitir que a Panasonic filme o Sol usando a própria energia do Sol. Uma enorme estrutura já foi montada e está a postos somente esperando o momento certo do eclipse. A energia captada pelos painéis será repassada para baterias que vão garantir o funcionamento das câmeras e dos equipamentos necessários para a transmissão online.

Este é o primeiro eclipse solar do Japão nos últimos 25 anos e, por isso, a empresa diz que gostaria de criar algo especial para o seu país. Pelo visto, parece que vão conseguir, certo? Com uma equipe de 15 especialistas e ainda vagas para cinco voluntários, a Panasonic promete um grande evento no próximo dia 20. Resta aguardar. Para mais informações, confira o site do projeto (em inglês) clicando aqui.

Veja o vídeo explicando todo o projeto (também em inglês):

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares