Celular

03/05/2012 08h00 - Atualizado em 03/05/2012 08h00

Pesquisadores dizem que não há ligação entre celulares e o câncer

Guilherme Godin
por
Para o TechTudo

Muitas pessoas acreditam na história de que aparelhos celulares podem causar câncer em seus usuários. Um grupo de cientistas da Health Protection Agency (HPA) do Reino Unido, porém, revisou uma centena de estudos sobre o assunto e percebeu que não é possível afirmar que exista qualquer relação entre frequências de rádio de baixo nível - as emitidas por celulares - e doenças como câncer, tumores cerebrais ou infertilidade.

Celular vs Cerebro (Foto: Reprodução/ Cnet)Os celulares não tem influência nas doenças (Foto: Reprodução/Cnet)

Os cientistas explicam que nós vivemos sob constante exposição a estas frequências, que também são emitidas pelas TVs, rádios, redes Wi-Fi e outros equipamentos com conexão sem fio. De acordo com o responsável pelo estudo, Antholy Swerdlow, as pesquisas não mostram nenhum efeito adverso na saúde humana justificado pela exposição aos campos de radiofrequência, e todas as pesquisas sobre o assunto são muito limitadas para afirmarem a existência de qualquer malefício.

A revisão foi feita nas pesquisas realizadas nos últimos 15 anos, quando os telefones celulares se tornaram mais populares. Os pesquisadores, porém, disseram que os efeitos em longo prazo continuam sendo monitorados e novas pesquisas estão sendo realizadas. “Como esta tecnologia ainda é relativamente nova e não conhecemos os efeitos ao longo de décadas de uso, continuamos aconselhando todos a usarem os aparelhos com cuidado”, afirma John Cooper, diretor da HPA.

Via CNet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Almeida
    2012-05-03T11:38:48

    Acho engraçado que dizem estar preocupados se uma coisa dá cancer ou não se ainda usam agrotóxico em alimentos,a venda de cigarros continua e investem em usinas nucleares.