Jogos de ação

16/05/2012 16h38 - Atualizado em 01/08/2013 12h17

Prévia de Max Payne 3

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Nove anos depois do lançamento do segundo episódio, Max Payne está de volta em um novo game remodelado para a geração atual de videogames, mas com grande valor nostálgico para os fãs da série. Disponível para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, Max Payne 3, o game chegou ontem, dia 15 de maio, e traz para os brasileiros, além de um personagem envelhecido e ainda mais amargurado, uma favela fictícia em São Paulo como cenário de grande parte do jogo.

Max Payne 3 chega com um novo estilo (Foto: Divulgação) (Foto: Max Payne 3 chega com um novo estilo (Foto: Divulgação))Max Payne 3 chega com um novo estilo (Foto: Divulgação)

A produtora Rockstar Games pesquisou bastante para incluir uma favela nos mínimos detalhes, mas a comunidade não é o único cenário da terceira aventura do ex-policial. Um grande estádio de futebol e prédios luxuosos da capital paulista também servirão como pano de fundo para os tiroteios típicos da série.

Favelas de São Paulo servem como cenário para o game (Foto: Divulgação)Favelas de São Paulo servem como cenário para o game (Foto: Divulgação)

Aliás, todos os cenários serão destrutíveis, então não adianta muito se acovardar e ficar por trás de uma coluna: cedo ou tarde, os tiros vão começar a passar. Isso foi também uma maneira para a Rockstar levar o jogador a encarar o perigo de frente, até por conta da ausência de um sistema de autorecuperação de energia, presente em jogos atuais. A produtora preferiu utilizar o modelo clássico da série com os analgésicos (painkillers) encontrados em alguns lugares específicos para ajudar Max a seguir sua jornada.

Max Payne agora pode usar o sistema de cobertura para a ação (Foto: Reprodução)Max Payne agora pode usar o sistema de cobertura para a ação (Foto: Reprodução)

Outro elemento garantido está o efeito bullet-time, que deixa tudo em câmera lenta e tem um visual semelhante ao do filme Matrix. Marca registrada da franquia, o recurso está de volta, embora sem muitas novidades. O que pode surpreender é um novo sistema de cobertura semelhante ao de Red Dead Redemption e a inclusão de um multiplayer que tenta envolver elementos da história ao colocar gangues para brigar entre si.

Enredo

Max Payne, assim como nos outros dois games, continua assombrado pela memória do assassinato da mulher e do filho. Mas o ex-policial acaba deixando as habituais ruas cobertas de neve de Nova York pelo clima de verão paulistano para virar segurança particular do empresário Rodrigo Branco.

As coisas começam a ficar problemáticas para Max quando a esposa do empresário, Fabiana, é sequestrada. O ex-policial então começa uma busca pelo cativeiro – não sem antes passar por diversas reviravoltas na trama ao lidar com personagens inescrupulosos e dúbios. A história vai se mostrando muito mais sinistra do que se pensava ao decorrer do jogo.

Fabiana é vítima de sequestro em São Paulo (Foto: Reprodução)Fabiana é vítima de sequestro em São Paulo (Foto: Reprodução)

Espere por uma narrativa não-linear, com idas e vindas na história envolvendo corrupção e mostrando uma realidade pouco agradável para os brasileiros: a desigualdade social no centro financeiro da América Latina. Tudo contado com uma grande atenção ao roteiro, mas sem deixar a ação de lado.

O que esperar do jogo:
- História envolvente contada no estilo noir.
- Respeito à série, com elementos da jogabilidade intactos.
- Muita violência.

O que pode decepcionar:
- Ausência de liberdade para explorar cenários.
- Poucas novidades na jogabilidade.
- Muita interrupção para contar a história do jogo.

Multiplayer de Max Payne (Foto: Divulgação)Multiplayer de Max Payne (Foto: Divulgação)

O que pode surpreender:
- Multiplayer diferenciado, com elementos integrados à história.
- Uma boa reprodução das disparidades sociais no Brasil.
- O personagem Max Payne ainda carismático, embora mais sério.

Ficha Técnica
Nome: Max Payne 3
Gênero: Aventura
Distribuidora: Rockstar Games
Plataformas: PC, PS3 e Xbox 360
Lançamento: 15 de maio de 2012

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kleber Vilela
    2012-05-16T18:21:12

    simplesmente o jogo do ano !!!congratulations ROCKSTAR GAMES!