19/05/2012 06h10 - Atualizado em 14/04/2014 10h47

Primeiro roteador Wi-Fi no novo padrão 802.11ac chega ao mercado

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A Buffalo larga na frente na oferta dos roteadores Wi-Fi no novo padrão 802.11ac, disponibilizando dois modelos para compra imediata nos Estados Unidos. Os novos modelos da linha AirStation podem alcançar taxas de transferência de 1.300 Mb/s.

Roteadores da Buffalo são os primeiros no padrão Wi-Fi 802.11ac (Foto: Divulgação)Roteadores da Buffalo são os primeiros no padrão Wi-Fi 802.11ac (Foto: Divulgação)

Os novos roteadores AirStation WZR-D1800H e WLI-H4-D1300 funcionam em uma frequências de 5 GHz, diminuindo assim a interferência com outros dispositivos wireless (principalmente celulares e telefones sem fio) e melhorando a velocidade de transferência de dados.

Os primeiros dispositivos habilitados a trabalharem no novo padrão 802.11ac de transferência de dados foram apresentados durante a CES 2012, em janeiro, mas só agora começam a chegar ao mercado. Essa é considerada a quinta geração na escala de evolução dessa tecnologia, e foi desenvolvida pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), órgão dos Estados Unidos responsável pela definição dos padrões para redes sem fio.

Para comparar, um bom roteador no padrão 802.11n é capaz de transferir dados a uma velocidade máxima de 300 Mbit/s. Essa velocidade é suficiente para um streaming de vídeo em HD de um smartphone, tablet ou notebook para a sua TV, mas não é o bastante para transferir um arquivo de alguns gigabytes de um equipamento para outro. No novo padrão 802.11ac, essa velocidade é, no mínimo, triplicada, podendo transferir até 1.3 Gbps, tornando o processo de transferência de grande volume de dados algo viável.

Os roteadores lançados pela Buffalo prometem oferecer uma melhor performance no streaming de vídeos em HD e na transferência de dados em grande volume. O problema é que o padrão 802.11ac ainda precisa se popularizar. A maioria dos produtos do mercado atual não é compatível com o novo padrão, limitando as suas possibilidades de uso.

Os novos roteadores da Buffalo podem ser encontrados nos Estados Unidos, com o preço sugerido de US$ 180, cerca de R$ 361, segundo a cotação do Dólar de 18 de maio.

Via Gizmologia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares