Sistemas Operacionais

31/05/2012 08h05 - Atualizado em 31/05/2012 08h05

Projeto quer usar Windows Phone para diagnosticar pacientes à distância

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Estudantes da Universidade McGill, no Canadá, desenvolveram um projeto que usa a plataforma Windows Phone para o atendimento médico de pessoas que residam em áreas rurais, afastadas de grandes centros. A ideia é que médicos e pacientes usem um aplicativo para criar uma espécie de ponte virtual, unindo o especialista e o doente, mesmo que estejam a grandes distâncias um do outro.

Com a ajuda da interface, o paciente pode explicar seus sintomas para um médico (Foto: Reprodução)Com a ajuda da interface, o paciente pode explicar seus sintomas para um médico (Foto: Reprodução)

Os responsáveis pelo projeto, Abhijeet Kalyan e Shravan Narayan, chamaram o projeto de "Neem". Na tela, alguém com dores nas costas pode selecionar a área do corpo na interface do app e escolher, dentre uma lista de sintomas, aquele que melhor explica o que está sentindo. As informações são recebidas por um médico, que faz um diagnóstico e passa um tratamento ou novas instruções para assistentes presentes na localidade onde o doente mora.

Mais do que apenas descrever os sintomas, o usuário pode também submeter seus dados ao dispositivo. Para isso, o telefone escaneará os dados de seu "ID Card", um documento semelhante ao RG que guarda diversos dados sobre a pessoa. Ao fazer isso, o app reconhece a idade, sexo, e uma variedade de informações médicas guardadas no registro, de consultas anteriores.

As informações dos doentes são armazenadas na nuvem, e para que ele receba tratamento e atendimento condizente com sua necessidade o projeto prevê o treinamento de assistentes nas localidades. Uma vez aptos, eles receberiam o feedback dos médicos e serão capacitados a realizar intervenções simples nos pacientes.

Via Engadget.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lito Santi
    2012-06-04T15:49:31

    O android e o ios são os sistemas mais usados atualmente no mundo,porque esse aplicativo excelente não foi feito para essas plataformas?Coisas da M$?