28/05/2012 11h23 - Atualizado em 28/05/2012 12h10

'Raquete Inteligente' é testada por Nadal em Roland Garros

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Em breve, os tenistas profissionais vão contar com uma boa dose de tecnologia para melhorar seu jogo. A Babolat Play & Connect é uma raquete de tênis interativa, com sensores eletrônicos que registram a performance do atleta, mostrando onde ele deve melhorar e criando estatísticas sobre a partida. 

Babolat Play & Connect, raquete inteligente que capta dados do tenista (Foto: Divulgação/Babolat Play & Connect)Babolat Play & Connect, raquete inteligente que capta dados do tenista (Foto: Divulgação/Babolat)

Os dados registrados pelos sensores, localizados na base do cabo, podem ser transferidos para um computador através de uma conexão USB, ou analisados em tempo real, via conexão sem fio com tablets e smartphones.

Desenvolvida na França, a raquete é fruto de uma parceria da fabricante Babolat com a empresa de análise de movimento Movea. O instrumento levou cinco anos para ser desenvolvido e é o primeiro a contar com a tecnologia MEMS (Micro Electro-Mechanical Systems), um recurso que torna capaz a análise dos dados do jogo.

A nova raquete tem como objetivo ajudar tenistas amadores e profissionais a analisarem o seu jogo em detalhes. Com ela, é possível verificar a qualidade de movimentos básicos de um tenista (forehand, backhand, saque, voleio, etc), verificando onde os atletas precisam melhorar na sua técnica.

Também é possível captar a posição da bola na raquete, força de uma rebatida e velocidade durante o saque. Esses dados podem ser comparados posteriormente com as informações de outro tenista, para uma análise direta entre os dois estilos de jogo.  

Rafael Nadal testando a "smart raquete" em Roland Garros (Foto: Reprodução/Facebook)Rafael Nadal testando a "smart raquete" em
Roland Garros (Foto: Reprodução/Facebook)

Um protótipo funcional da raquete foi demonstrado na primeira rodada do Aberto da França. Os atletas Rafael Nadal, Jo-Wilfried Tsonga, Kim Clijsters e Na Li jogaram suas respectivas partidas com o produto. Assim, o público presente na quadra pode ver no telão as informações em tempo real de cada atleta. Esses mesmos dados eram enviados para tablets e smartphones dos espectadores presentes.

Entretanto, a Babolat Play & Connect dividiu opiniões entre os profissionais. Rafael Nadal gostou da novidade, pois vai representar uma forma diferente de analisar seu jogo. Já Na Li é mais conservadora. Temendo que essas informações sejam compartilhadas nas redes sociais em algum momento, a tenista afirmou que não gostaria de mostrar esses números para os seus concorrentes.

O produto tem previsão de lançamento para 2013, e tem preço estimado de 250 euros.

Abaixo, vídeo demonstrativo do produto. 

Via Gizmag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juliana Conceição
    2012-05-30T09:15:20

    A tecnologia a favor do esporte,gostei muito!