Robótica

25/05/2012 08h30 - Atualizado em 20/06/2012 19h26

Samsung registra patente para sistema de reconhecimento de fala em robôs

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A Samsung registrou no Escritório de Patentes dos Estados Unidos uma patente de um sistema de reconhecimento de voz e fala para robôs. O projeto prevê a identificação da fala do usuário em qualquer lugar, inclusive em ambientes com elevado nível de ruído.

Patente da Samsung prevê sistema de reconhecimento de fala para robôs (Foto: Reprodução)Patente da Samsung prevê sistema de reconhecimento de fala para robôs (Foto: Reprodução)

O sistema seria baseado S Voice, o seu software de assistente pessoal por voz. A patente registrada pela empresa sul-coreana mostra detalhes de uma automação que pode ajustar o reconhecimento de voz em variados ambientes e responder aos diferentes volumes emitidos pelo usuário. Por exemplo, ele seria capaz de identificar se o usuário está falando em um volume normal, sussurrado ou gritado, determinando, com isso, qual a melhor resposta para a respectiva ação.

A patente não deixa claro, no entanto, o que o robô vai fazer exatamente quando o usuário emitir a ordem falada. Por isso, o desenvolvimento do S Voice nos próximos anos será fundamental para o projeto tomar corpo.

O registro é um passo importante para um futuro desenvolvimento de robôs que sejam capazes de realizar tarefas comuns, como limpar a casa, cozinhar ou colocar as roupas na máquina para lavar.

Para ver mais detalhes da patente, clique aqui e acessar o arquivo em PDF.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares