Tablet

11/05/2012 08h00 - Atualizado em 11/05/2012 08h00

Samsung se alia a outras gigantes para defender carregamento sem fio

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo

Uma aliança em defesa de um padrão que possibilite o carregamento sem fio de dispositivos móveis foi anunciada na última terça-feira (8), durante o evento CTIA Wireless 2012, ocorrido em Nova Orleans, nos Estados Unidos. A Alliance for Wireless Power (A4WP) já nasceu grande, englobando empresas de peso: Samsung, Qualcomm, Powermat Technologies, SK Telecom, Peiker Acustic GmbH & Co, Gill Industries e Ever Win International Corporation.

Samsung-Galaxy-S3-Wireless-Charging-Kit (Foto: Samsung-Galaxy-S3-Wireless-Charging-Kit)Samsung Galaxy S III já conta com o carregamento wireless (Foto: Reprodução)

Os membros se juntaram para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços wireless, principalmente uma tecnologia que possibilite um padrão para o carregamento sem fio da bateria de dispositivos móveis como celulares e tablets. De acordo com o site da A4WP, a existência de um carregamento sem necessidade de conexão física resultaria em uma liberdade espacial para o usuário, pois um único gadget seria capaz de recarregar diversos dispositivos diferentes ao mesmo tempo.

A ideia da aliança é desenvolver um projeto simples de ser implementado da forma mais barata possível. O conceito contaria com uma antena de transmissão/recepção e um sistema de controle de carregamento. 

Para tornar a disseminação do wireless uma realidade, a organização terá que emitir especificações técnicas e criar um programa de certificação e apoio à expansão da tecnologia sem fio. A cooperação de outras indústrias também será essencial, já que uma estrutura para habilitar pontos de carregamento em residências, veículos e locais de trabalho é essencial. Segundo Jason de Preaux, gerente de pesquisas do IMS Research, “alianças na indústria irão desempenhar um papel crítico no desenvolvimento desta infra-estrutura."

wireless1 (Foto: wireless1)O projeto da A4WP carregaria vários aparelhos com um só carregador (Foto: Reprodução)

A Samsung deu o primeiro passo para o avanço do projeto na semana passada ao lançar o Galaxy S III, seu mais novo smartphone, já com o carregador sem fio. O presidente da Gill Industries, Richard Perreault, deixou um comentário entusiasmado no site da Aliança: “A A4WP irá garantir a padronização necessária para proporcionar uma verdadeira e onipresente infra-estrutura de carregamento sem fio”.

Via DailyMail e A4WP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares