Internet

16/05/2012 08h47 - Atualizado em 16/05/2012 11h00

Site mostra quem buscou seu nome no Google

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Uma ferramenta online é capaz de mostrar de onde são os usuários que buscaram seu nome no Google recentemente. Chamado de BrandYourself, o serviço é gratuito e tem como principal objetivo auxiliar na análise dos perfis que buscam por uma determinada pessoa na Internet.

O BrandYourself mostra de onde vem as buscas com o seu nome no Google (Foto: Reprodução)O BrandYourself mostra a origem das buscas com o seu nome no Google (Foto: Reprodução)

Com esses dados em mãos, o usuário pode utilizar técnicas de SEO para melhorar a sua visibilidade no buscador, atendendo assim a necessidades específicas, como um foco de resultados com melhor posição para um determinado assunto, um certo público ou para buscas em uma determinada região.

A startup responsável pelo BrandYourself construiu um banco de dados de endereços de IP públicos, que é o que torna o recurso possível. Eles usam esses IPs para combinar os dados dos IPs de destinatários e visitantes em seu perfil com as empresas que possuem endereços específicos na rede. Os visitantes da página chegam até ela, de forma mais frequente, por meio do Google. No entanto, o recurso pode funcionar sem problemas com outros motores de busca.

O sistema ainda está em desenvolvimento, e possui lacunas na sua estrutura. Por exemplo, é fácil rastrear os IPs de grandes empresas, mas muitas pequenas empresas ainda não são listadas no serviço. No entendimento da BrandYourself, para minimizar esse problema, é fundamental que os usuários se envolvam, estimulando o envio dos IPs das pequenas corporações para o sistema. “A ideia é mostrar para o usuário que as pessoas estão te procurando, incentivando assim a atualização constante do seu perfil. Dessa forma, ele sempre vai estar atento se os resultados de busca vão mostrar as melhores referências ligadas ao seu nome”, diz Patrick Ambron, cofundador do BrandYourself.

No painel do usuário é possível otimizar até três referências do seu nome, podendo aumentar a posição nos resultados de busca. Parte desse processo de promoção inclui a criação de uma página de perfil, na qual ele pode vincular a essa página todos os demais perfis online do usuário, indo de sites pessoais e redes sociais, até à sua página no LinkedIn.

Segundo Ambron, desde o lançamento do site em março, mais de 25 mil usuários se inscreveram no BrandYourself. Aproximadamente 80% deles criaram perfis ativos, cerca de mil decidiram assinar o perfil Premium do serviço, que custa US$ 10 por mês - aproximadamente R$19 -, e que permite um número ilimitado de referências a serem promovidas nos resultados de busca. O conceito é semelhante ao que o LinkedIn faz, que mostra exatamente quem visitou o seu perfil profissional, com a diferença que, além da promoção das referências, qualquer pessoa conectada poderá visualizar seus dados.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tomas Bottel
    2012-05-16T15:59:01

    Assim é moleza, tem que se cadastrar para pesquisar, aí vc entrega o ouro, não da pra acreditar que o techtudo não se ligou, mancada de vcs...

  • Si Santo
    2012-05-16T15:59:20

    Começa assim. Daqui a pouco nao teremos mais privacidade nenhuma. Esse programa pode ser mais usado pro mal do que pro bem. Concordo com o Rafael Costa.

  • Rafael Costa
    2012-05-16T15:08:09

    constrangedor!

  • Marcos Alexandre
    2012-05-16T13:56:02

    Não acho isso interessante.. Isso é uma quebra de privacidade dos Internautas!

  • JORGE BARTOLO
    2012-05-16T09:53:29

    Opa, nesse preço eu compro ... e revendo ... é um bom negócio trabalhar com dolar.