Video game

11/05/2012 12h43 - Atualizado em 11/05/2012 12h43

Sony diz que PS Vita vendeu apenas 1,8 milhão de unidades no mundo

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Finalizando no dia 31 de março, o ano fiscal da Sony terminou com um gosto um tanto azedo para o CEO da companhia, Kaz Hirai. Segundo o balanço divulgado nesta quinta-feira (10), a empresa vendeu 1,8 milhão de unidades do PlayStation Vita durante o período no mundo inteiro. Dessa forma, o cenário para o console portátil é um só: investir pesado em software.

Sony espera vender mais 10 milhões de PS Vita até o fim do ano fiscal (Foto: Divulgação) (Foto: Sony espera vender mais 10 milhões de PS Vita até o fim do ano fiscal (Foto: Divulgação))Sony espera vender mais 10 milhões de PS Vita até o fim do ano fiscal (Foto: Divulgação)

Hirai, como era de se esperar, não se mostrou tão abatido. “Como uma fase inicial, acho que é um bom começo”, afirmou ele em comunicado. Mas o executivo logo detalha um pouco mais da preocupação com as vendas. “Para uma plataforma de jogos como o Vita, o software é a chave para o sucesso. Temos de reforçar esta área para poder melhorar os negócios”, confessou.

Apesar de afirmar não haver “falta de motivação para a plataforma” e garantir que é um produto importante para a empresa, fãs da Sony podem enxergar uma situação não muito diferente da presenciada com o PSP, o portátil da geração anterior que, por vendas fracas por conta de pirataria e pela concorrência com a Nintendo, acabou ficando em segundo plano na companhia.

No entanto, Hirai está realmente certo: o sucesso do Vita vai realmente depender da qualidade dos jogos e de aplicativos desenvolvidos para ele. “Softwares e serviços precisam ser reforçados. Em outras palavras, a abordagem colaborativa é muito importante, assim como a terceirização. E, dos estúdios próprios, virão títulos que serão apresentados um atrás do outro”, reiterou. Ele acredita que, durante o ano fiscal já iniciado, serão vendidos mais 10 milhões de unidades do aparelho.

Enquanto isso, após um começo tão morno quanto do Vita, o Nintendo 3DS vai ganhando popularidade no mundo. Por outro lado, as vendas de smartphones e tablets só crescem, ameaçando ainda mais o mercado de consoles portáteis. Se a Sony não baixar o preço do PS Vita logo (principalmente no Brasil, vale destacar), pode ser que os planos de Kaz Hirai não se concretizem tão cedo.

Via Gamasutra, Joystiq

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Onezino Moreira
    2012-05-15T12:04:39

    Ridiculamente caro para um portatil, principalemnte porque acumula apenas a função de jogo. Tablets tem mais funções os preços são mais atraentes e hoje ninguem quer ficar entupido de gedgets. O preço está elevado até se comparado com o ps3 que tem um hardware e jogos excelentes.

  • Mateus Gobbi
    2012-05-14T20:01:46

    E também, ta muito dificil achar uma empresa q tenha fechado o seu ano fiscal sem prejuizo. A crise atingiu a todos.

  • Mateus Gobbi
    2012-05-14T19:56:48

    Rodrigo, deu uma olhada no prejuizo da sony? E isso nao foi so esse ano isso ocorre com a sony todos os anos. O prejuizo da Nintendo se da em conta ao mal inicio do 3DS, q hoje ja se redimiu de sobra e principalmente pela crise mundial na qual o japão foi fortemente atingido, com a falta de valorização do Iene e etc. A Nintendo é muito mais saudavel financeiramente q a Sony , o problema é que, quando a Nintendo divulga prejuizo , ela divulga pro mundo, sem ter vergonha, ja a Sony, você tem q se esforçar pra achara algum dado.

  • Manolo Gueto
    2012-05-11T18:09:27

    no brasil custa 1600 só o ps vita sem mais nada. o certo seria vir num pack com o modnation racers por 1500. lá fora tá U$300

  • Anderson Almeida
    2012-05-11T15:52:15

    é um absurdo o Preço do PS Vita no Brasil, se baixa os preço vai perder mercado

  • Luis Junior
    2012-05-15T11:54:02

    O que o OP não mencionou, talvez não tenha lido a matéria completa de onde ele copiou, mas fora do Japão, Sony e Nintendo venderam quase o mesmo. Esses 1,8 milhoes são fora do Japão, e o 3DS vendeu 2 milhoes na mesma situação. E o Michael Patcher já avisou, vem ai um título pro Vita que deixou ele muito animado... Considerando que patcher adora a rockstar e GTA, quem sabe!

  • Luciano Silva
    2012-05-13T21:16:42

    Rose,cala a boca para nosaaaaaaaaaaaaa alegria,deixa pra quem entende comentar e se for comentar escreva mais de duas linhas

  • Samuellendia
    2012-05-13T09:29:22

    O Ipad 2 da de relho nesse Ps vita em tudo.....

  • Samuellendia
    2012-05-13T09:29:06

    Que estupisez refinadissima falar que a ``NINTENDO`` morreu...........O Nintendo wii foi o console mais vendido no mundo..........ESTUPIDOS......

  • Junior
    2012-05-13T07:05:33

    Tanto quanto o vita e o nitendo ds atualmente o publico alvo é apenas crianças, pelo preço fica inviável a compra do mesmo. Ainda mais hoje na era dos celulares que estão vindo com processadores muitos bons e que futuramente irão substituir esses consoles, se é que já não substituiu para os adultos.

  • Mattheus Lima
    2012-05-12T22:40:10

    Quando tiver o preço do psp eu compro beleza entao se continuar assim compro o s3 fale mais

  • Caíque Feu
    2012-05-12T14:09:00

    @Gustavo Costa Mercado Cinza; 3DS 500,00 PsVita 750 Wifi 850 3G

  • Gustavo Costa
    2012-05-12T09:05:33

    3DS R$ 700, PS VITA 1,600 se eu comprar um console vo de 3ds e com o valor do psvita compro um otimo smartphone como um iphone 4s

  • Ezequiel
    2012-05-12T09:01:35

    Concordo com o Mateus. O forte da nintendo hoje é software. Diversão é a palavra chave dos jogos exclusivos da nintendo. Comecei minha vida nos games com o Super nintendo, jogando Mário. Tive o SNES, PSone, N64, PS2 e agora to com um xbox360. Apesar de me considerar um jogador hardcore, os jogos atuais da nintendo me proporcionam um prazer em jogar, uma diversão que encontro em pouquíssimos jogos do xbox360. Minha estante está cheia de jogos do xbox dos quais zerei nem 10% deles e qdo bate aquela vontade de jogar algo num domingo a tarde... sinceramente... chamo meu irmão pra jogar FIFA.

  • Natan Henrique
    2012-05-12T08:17:18

    na boa. pra que eu vou querer um psvita se eu tenho os mesmos jogos com versões melhores para o console? a sony tá morta com farofa

  • Mateus Gobbi
    2012-05-11T22:46:33

    Desculpe pela ordem dos comentarios :/ qem quiser, leiam de baixo pra cima >D

  • Mateus Gobbi
    2012-05-11T22:45:25

    seriam softwares melhores, se isso nao acontecer, a Nintendo ganara novamente a briga dos portateis . Admito q o PS Vita e um console mto melhor em qestoes tecnicas mas, falata software. Essa e minha opniao.

  • Mateus Gobbi
    2012-05-11T22:44:40

    mas do q adianta graficos otimos , se vc joga 2h e ja cansa, enjoa, mas ai esta o X da qestão, o 3DS ja tem softwares para suprir esses problemas, coisa q o PS Vita ainda nao tem, pelo menos em grande escala, o inicio do PS Vita esta sendo exatamente igual ao do 3DS, mas nao creio q a sony venha abaixar o preço dele pois, assim ela tomaria prejuizo, o q salvaria o PS vita agora

  • Mateus Gobbi
    2012-05-11T22:43:05

    inumeras vezes, jogos longos, de peso, nao so jogos com graficos belissimos em HD, um processador quase de computador mas, q vc joga 3h horas e ja canssa. Claro tbm o PS Vita tem jogos maravilhosos, sempre quis jogar o Uncharted no PS Vita, ate q pude, o jogo e fantastico, mas o problema q no PS vita esses jogos sao poucos, o 3DS tbm tem jogos ddigamos "ruims" , o Resident Evil : The mercenaries, tem gráficos

  • Mateus Gobbi
    2012-05-11T22:42:24

    , e tbm, do q adianta ter o portatil mais avançado mais "parrudo" do mercado, se ele nao tem utilidade, utilidade ele tem, internet 3G, facebook, twitter, leitor de midias e bla bla bla, mas se eu qero tudo isso axo melhor eu comprar um smartphone, q pelo menos da pra fazer ligaçoes, entendam uma coisa portatil, pelo menos para os gamers verdadeiros, é para jogar jogos, nao so jogos, pois smartphones tbm tem jogos mas, jogos q te cativam, te viciam, fazem vc qerer zerar

  • Mateus Gobbi
    2012-05-11T22:41:26

    Deve ser por isso q o Nintendo 3DS vende tanto ne rose? Ai vem o Henrrique " so compram pq e barato", claro ele ser barato e um grande motivo mas, a Sony esqece do divertimento, as plataformas nintendo sao altamente vendidas por isso, eles sabem desenvolver um hardware assim com softwares q vao agradar a todos, nao so a jogadores hardcores como a Sony faz

  • Henrique Siva
    2012-05-11T21:45:04

    Nintendo 3DS?que isso,quando isso ter marca boa e ser uam coisa util ai sim voce escreve aqui isso ai de Nintendo 3DS hahah coitados compram porque é barato

  • Vedito
    2012-05-11T19:51:59

    chupa sony kkkkkkkkk!! Nintendo 3DS WINS!!!!!!!!