Sistemas Operacionais

15/05/2012 18h17 - Atualizado em 15/05/2012 18h17

Tizen, o novo sistema operacional móvel opensource, rodará apps do Android

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O sistema operacional móvel open source que está sendo produzido pela Intel, Samsung e Panasonic, o Tizen OS, rodará aplicativos do Android. As informações foram reveladas pela companhia responsável por esta camada de compatibilidade entre os apps e o novo sistema, a Open Mobile.

Tablet com Tizen vai poder rodar aplicativos Android (Foto: Reprodução) (Foto: Tablet com Tizen vai poder rodar aplicativos Android (Foto: Reprodução))Tablet com Tizen vai poder rodar aplicativos Android (Foto: Reprodução)

A empresa já tem o know-how deste tipo de projeto: eles desenvolveram o Android App Player para o BlackBerry Playbook. O funcionamento deve ser bem semelhante no Tizen, e a Open Mobile garante: o novo sistema operacional vai ter 100% de compatibilidade com o catálogo de aplicativos e games do Google Play.

Apesar de a notícia ser animadora, a solução está sendo criada apenas para os desenvolvedores de aplicativos e engenheiros que trabalharão com o Tizen. No entanto, a possibilidade de torná-la acessível para os consumidores ainda não está totalmente descartada. Afinal, seria um atrativo e tanto para o sistema.

Confira uma demonstração do projeto no vídeo abaixo:


Via The Hand Held Blog.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Santos
    2012-05-15T22:49:21  

    É FELIPE COSTA,ENTRETANTO SE MARK ZUKERBERG TIVESSE ACHADO O ORKUT LEGAL AO PONTO DE NAO CRIAR O FACEBOOK,HOJE ELE NAO SERIA O MAIS JOVEM BILIONARIO DO MUNDO.O NOME DISSO É EMPREENDEDORISMO,TUDO NA VIDA PODE SER MELHORADO,NAO PODEMOS NOS ACOMODAR COM O QUE TEMOS.....

    recentes

    populares

    • Marcos Santos
      2012-05-15T22:49:21  

      Cara, tente aprender a usar letra maiúscula apenas quando necessário. E o Facebook foi lançado quase na mesma data do Orkut, apenas demorou a fazer sucesso no Brasil.

  • Fellipe Jesus
    2013-01-03T13:10:34

    Além do mais as raríssimas atualizações quase nunca acontecem, uma vez que a Google é responsável por elas. Tenho dois dispositios com android e que me lembre ao longo desses dois ultimas anos 1 só atualização minúscula que não vi diferença nenhuma. Não tenho o que reclamar do Android já usei IOS e não que seja pior, mas o problema é que é muito burocrático, burocracia essa que não está presente do Android da Goggle. Um sistema novo que tente suprir as necessidades e reclamações dos anteriores nunca faz mal a ninguem.

  • Romeryto Lira
    2012-05-15T23:13:43

    Mataram a usabilidade do Meego. O Meego é o melhor SO móvel em termos de usabilidade na minha opinião. Fechar as apps deslisando o dedo na vertical pra baixo. Deslizar o dedo para esquerda para ver e poder fechar as apps abertas, e deslizar o dedo para direita para ver a timeline de todos os seus serviços sociais, é o mais mais rápido e prático que já fizeram. Quem tem N9 sabe disso. No Tizen eram para terem aproveitado pelo menos isso, visto que é um filho do Meego.

  • Filipe Costa
    2012-05-15T19:25:57

    Não sei pra que esse sistema, muito mais fácil e melhor usar só o android.

  • Rodrigo Lage
    2012-05-16T11:18:02  

    Ou seja, Samsung, Intel e Panasonic, prevejo que o Android irá perder vendagens, ou seja, é um sistema fardado ao sucesso e ao fracasso, já que existe muitas plataformas diferente usando Android, e isso cria problemas para criar e adequar novas apps. Samsung é o maior cliente do Android e com isso o Android irá cair no esquecimento.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lage
      2012-05-16T11:18:02  

      lento pra kct... por isto n penso nem na possibilidade de comprar um celular q n seja com android ou ios