Internet

31/05/2012 08h54 - Atualizado em 31/05/2012 08h54

Top 10: coisas para aprender no YouTube

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo
Dar nó em gravatas deixa de ser mistério com uma visita ao YouTube (Foto: Reprodução) (Foto: Dar nó em gravatas deixa de ser mistério com uma visita ao YouTube (Foto: Reprodução))Nó em gravata (Foto: Reprodução)

A Internet é uma ferramenta que pode ensinar você a fazer uma porção de coisas que, sem ela, talvez fosse difícil aprender. Até mesmo tutoriais para resolver pequenos desafios cotidianos, como dar nó na gravata, caprichar num penteado ou cozinhar um arroz bem soltinho, podem ser vistos no YouTube. Confira dez itens do dia a dia que são ensinados em vídeo.

E, claro, para tutoriais de tecnologia, fique ligado no TechTudo.

1. Cozinhar arroz

Preparar arroz não chega a ser uma grande aventura culinária, mas ainda assim há uma série de vídeos no YouTube sobre o assunto. Alguns, extremamente didáticos, têm mais de cinco minutos, e explicam passo a passo tudo que é preciso fazer. Há dicas dá melhor forma para refogar o tempero, lavar o arroz, pôr sal, e até para evitar que ele queime ou empelote.


2. Trocar resistência do chuveiro

Quando você menos espera, o chuveiro te deixa na mão e, nas regiões onde o inverno é mais severo, há poucas coisas mais tristes do que não ter banho quente em casa em dias frios. Normalmente, resolve-se o problema substituindo a resistência, que é um tipo de circuito que aquece com a passagem da corrente, deixando a água quente. Como trocar a resistência? Como remover a base do chuveiro? Como evitar choques, que podem ser bem perigosos? O vídeo abaixo mostra o caminho das pedras para que você não dependa de mais ninguém nesses momentos.


3. Dar nó na gravata

Não são poucos os marmanjos que, na iminência de uma formatura ou casamento, descobrem que ou nunca souberam, ou que esqueceram completamente como dar nó na gravata. Não é engenharia de foguetes, mas também não é algo que muitos possam garantir que sabem fazer sozinhos. Se você não dispõe daquelas gravatas que já trazem o nó pronto, basta consultar o YouTube. Lá, vários vídeos mostram passo a passo maneiras de dar nó no acessório.


4. Fazer penteado

É possível aprender vários tipos de penteado numa visita ao YouTube. Entre eles, segue o exemplo abaixo, no qual um cabeleireiro profissional ensina aos interessados a criar um penteado com tranças. Outros vídeos do mesmo gênero mostram penteados com flores, como fazer coque e também alguns mais arrojados para quem quer ficar na moda. Os homens também podem aprender algo: existem tutoriais para quem quer arriscar um moicano e também para os que se contentam com um topete.


5. Aprender inglês

Alguns vídeos no YouTube passam dicas interessantes para quem quer melhorar, ou começar, a entender um novo idioma. Embora não sejam cursos completos, com toda a metodologia de ensino envolvida, as dicas são interessantes e podem ajudar bastante. Alguns vídeos usam exemplos reais, como canções, o que facilita a compreensão da audiência. No exemplo abaixo, as dicas norteiam seu aprendizado no inglês, o que exige de você a busca por outras aulas e professores no YouTube.


6. Tocar instrumentos

Além de línguas, também é possível aprender a fazer um som interessante no YouTube. No caso das cordas do violão, dezenas de aulas passam as dicas para que você comece a dedilhar e dê os seus primeiros passos na música. No vídeo abaixo, você aprende a fazer os primeiros acordes.


7. Golpes de Jiu-Jitsu

Se você pratica a arte marcial e gostaria de ampliar o repertório de movimentos, o YouTube pode ser uma ótima ferramenta. Além de conter golpes usados em lutas reais, há tutoriais de lutadores passando dicas de como executar com sucesso alguns golpes interessantes. No vídeo abaixo, você aprende a reproduzir o cleaver omoplata sweep.


8. Dançar

Quem não sabe sambar, não tem gingado ou foi abençoado com um esqueleto que tem a flexibilidade de um edifício pode melhorar na dança fazendo uso de alguns vídeos do YouTube. Dependendo do seu estilo musical e interesse, esses vídeos conduzem você no aprendizado sobre como dar os primeiros passos e aprender a dançar. No vídeo abaixo, dicas de como fazer a dança do ventre.


9. Fazer ioga e relaxamento

No YouTube também é possível aprender a relaxar e melhorar sua saúde a partir da ioga. Entre o acervo de vídeos do site, há inúmeras instruções de movimentos, que podem ser feitos com facilidade em casa. Para os iniciantes, é uma boa maneira de começar na arte do relaxamento.


10. Fazer baliza

O terror de muita gente que vai tirar carteira de motorista é executar a baliza no exame final. É preciso treino e dedicação para entender a relação de espaço de dentro de um carro, fazendo uso apenas de espelhos e referências externas para acomodar o veículo em uma vaga pequena. Boa parte dos vídeos disponíveis é realizada por instrutores de autoescola, e eles explicam o que é cobrado nos exames de habilitação.


E você? O que também aprendeu em aulas no YouTube?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Dias
    2012-05-31T10:47:37  

    Agora me faale alguma coisa que ninguem saibe que existe =)

    recentes

    populares

    • Hugo Dias
      2012-05-31T10:47:37  

      Que ninguém "saibe"? Provavelmente teu cérebro

    recentes

    populares

    • Hugo Dias
      2012-05-31T10:47:37  

      Lucas Oliveira , escrever corretamente