03/05/2012 09h15 - Atualizado em 03/05/2012 09h15

Top 10: personagens brasileiros em videogames

Guilherme Neto
por
Da Contém Conteúdo

Estamos tão acostumados a interagir com personagens estrangeiros nos videogames que sempre é uma ótima surpresa quando vemos um brasileiro entre eles. Até agora identificamos uma tendência: são poucos e estão mais presentes em jogos de luta. O TechTudo fez uma lista lembrando dez deles.

10. Rikuo (Darkstalkers)

rikuoRikuo (Foto: Divulgação)

Esse monstro estranho é um representante brasileiro na série de jogos de luta Darkstalkers, da Capcom. Ele vivia em reino aquático, no fundo do rio Amazonas, com outros 30 mil habitantes. Porém, tudo foi destruído por um grande terremoto e uma erupção vulcânica. Tragédias como essas não ocorrem no Brasil, como sabemos. Na verdade, foi tudo obra do vilão Pyron, de quem Rikuo, um dos últimos sobreviventes, jurou se vingar.


9. Richard Meyer (Fatal Fury)

RichardmeyerRichard Meyer (Foto: Divulgação)

Richard Meyer (também conhecido como Ricardo Maia) é um dos inimigos do primeiro Fatal Fury, jogo de luta da SNK. O personagem é um capoeirista que se mudou para os Estados Unidos, onde abriu uma boate chamada “Pão Pão Café”. Ele decide participar do campeonato de luta King of Fighters com o único intuito de promover o seu estabelecimento. O brasileiro faz participações especiais em vários jogos da série King of Fighters, mas só é jogável em KOF Maximum Impact 2, exclusivo para o Playstation 2.


 
robertomiura (Foto: robertomiura)Roberto Miura (Foto: Divulgação)

8. Roberto Miura (Rival Schools)

Roberto Miura, do game Rival Schools, é um nipo-brasileiro que vive no Japão, além de ser um dos vários estudantes da cidade japonesa Aoharu a se envolver em um torneio de luta entre escolas rivais.

Fã de futebol, Roberto é conhecido por ser um tanto calmo e solitário, talvez por conta da timidez.


7. Milla Vodello (Psychonauts)

milla_vodelloMilla Vodello (Foto: Divulgação)

Psychonauts é um daqueles jogos desconhecidos que quem conhece ama. E não é que uma personagem brasileira consegue deixar o game ainda mais interessante? Milla Vodello é uma “agente Psychonaut”, nome dado a um grupo internacional de agentes secretos que possuem habilidades psíquicas. Ela é conhecida como “Mental Minx” e tem o poder de levitar, além de ser muito habilidosa na dança! Apesar de alegre, Milla esconde uma tragédia em seu
passado: enquanto fazia compras em um supermercado, um incêndio matou todas as crianças de um orfanato do qual tomava conta.


6. Sean Matsuda (Street Fighter)

seanmatsudaSean Matsuda (Foto: Divulgação)

O primeiro nome parece de americano e o sobrenome de japonês, mas, acredite, Sean Matsuda, um dos lutadores de Street Fighter III, é brasileiro! O personagem, cujo avô paterno é do Japão, se encantou com o talento de Ken durante um campeonato de artes marciais nos Estados Unidos e, desde então, tenta convencê-lo a ser seu mestre. Uma pena, para ele, que o lutador americano nunca tenha atendido ao seu pedido.


5. Marco Rodriguez (Fatal Fury)

marco_rodriguezMarco Rodriguez (Foto: Divulgação)

Também conhecido como Khushnood Butt, nome criado por americanos quando o jogo Garou: Mark of The Wolves foi lançado nos Estados Unidos, Marco Rodriguez é um karateka dono de um dojo no Brasil. Para provar o seu talento, ele resolve participar do torneio de luta King of Fighters. Ao retornar, descobre que todos os seus alunos foram derrotados pelo lutador japonês Ryuji Yamazaki e, a partir de então, passa a persegui-lo.


4. Carlos Oliveira (Resident Evil)

carlos_oliveiraCarlos Oliveira (Foto: Divulgação)

O terceiro game da série Resident Evil colocou um brasileiro como um dos personagens selecionáveis. Carlos Oliveira é um mercenário contratado pela empresa vilã da série, a Umbrella, graças ao seu talento com artilharia pesada e operação de veículos. No passado, participou de ações de guerrilha na América do Sul. No cinema, Carlos Oliveira foi vivido pelo ator israelense Oded Fehr.


3. Eddy Gordo (Tekken)

eddy-gordoEddy Gordo (Foto:  Divulgação)

De gordo, Eddy não tem nada. O capoeirista é um dos personagens da série Tekken, tendo estreado no terceiro game da franquia. Ele nasceu em uma família rica, mas teve seu pai morto por uma organização criminosa de tráfico de drogas. Com medo de que o filho tivesse o mesmo destino, o pai pede a Eddy que se responsabilize pela sua morte, pois assim poderia ficar seguro em uma prisão. Nos oito anos em que esteve encarcerado, ele treinou capoeira com o mestre Ho Chi Myong, com o intuito de vingar o assassinato de seu pai. A Namco, desenvolvedora do jogo, chegou a contratar um capoeirista para capturar os movimentos de Eddy Gordo.


2. Pedestres em Grand Theft Auto IV

pedestresgtaivPedestres no GTA IV (Foto: Reprodução)

Em uma cidade cosmopolita como Liberty City, de Grand Theft Auto IV, há muitos estrangeiros. Alguns brasileiros, inclusive! E, pelo visto, bem mal-educados, pois não hesitam em falar uns palavrões bem pesados em português para o protagonista Niko Bellic. Ainda não acredita? Veja o vídeo abaixo! Não trata-se de truques de edição. Ande pela cidade do game que você acabará esbarrando com alguns deles.


1. Blanka (Street Fighter)

blankaBlanka (Foto: Divulgação)

Uma lista de brasileiros nos games não poderia deixar de mencionar Blanka, um dos lutadores tradicionais da famosa série Street Fighter. E dos mais bizarros também! O personagem era um menino normal conhecido como Jimmy que foi parar na Floresta Amazônica quando o avião em que estava caiu. Uma tempestade de raios não só causou o acidente, como o fez ganhar poderes elétricos. Perdido na Amazônia, ele acabou crescendo sozinho nesse meio selvagem.

O produtor da Capcom Yoshinori Ono comentou uma vez que se sentia envergonhado pela má impressão que Blanka poderia ter causado aos brasileiros, mas revelou-se surpreso quando soube da sua popularidade no Brasil.


 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mateus Souza
    2012-05-03T18:58:00

    No filme o Blanka é vítima de experiências científicas.....

  • Rodrigo Santos
    2012-05-03T10:31:48

    Por que o Ralf do KOF não aparece na lista? Tem muito mais importância do que alguns dessa lista.

  • José Junior
    2012-05-03T10:30:56

    Massa demais essa materia. Se bem que os personagens brasileiros deveriam vir com nome brasileiro também ne.

  • Yan Cavalcanti
    2012-05-10T08:12:10

    Boa lista! Não entendo o povo reclamando pra por cara de CoD como um top 10, não dá. Mas tem um errinho, pois Carlos Oliveira não é selecionável em RE3!

  • Sou Gamer
    2012-05-04T10:27:01

    KD o Ouro de Street Fighter 3? Há um erro na história de Sean na matéria fala o que Sean nunca consegui fazer com o Ken o treinassem mais esta errado a história de Sean é o seguinte: Um dia, Sean viu um campeonato de karatê e ficou muito admirado com Ken. O jovem lutador então resolveu ir até Nova York conhecer o "ídolo". No entanto, Ken não lhe deu muita atenção. Só ao descobrir que o rapaz já tinha se inscrito para o Street Fighter Tournament foi que resolveu dar dicas para Sean, passando a treiná-lo após o torneio.

  • Diogo Dgh
    2012-05-04T09:29:46

    Não mencionaram também o CoD MW2, onde tem a fase na favela do Rio, e todos os inimigos falam português também..

  • Francisco Silva
    2012-05-04T09:07:33

    como podem ter esquecido da christie monteiro ? uma das melhores personagen de tekken 5 !

  • Décio Sousa
    2012-05-04T07:57:15

    Blanka é o Maior Brasileiro de Todos os Tempos.

  • Elaine
    2012-05-04T02:55:16

    Ahn... Eu entendi errado ou um chinês/coreano/whatever ensinou CAPOEIRA pro Eddy??? Pffff, e eu não querendo criar um capoeirista italiano porque achava absurdo!!! +_+

  • Luciano Nunes
    2012-05-03T20:49:11

    Hahah Allejo jogava muuuito! E tinha o Janco Tiano do FIFA 94?

  • Ronyell Santos
    2012-05-03T19:31:06

    Faltaram a Leona O Clarck e o Ralf do KOF

  • André Andrade
    2012-05-03T13:05:04

    matéria mal feita, como s amigos abaixo citaram. Deveria colocar os referidos abaixo.

  • GRACIETE SILVA
    2012-05-03T12:50:53

    poderia ter citado o Aldebaran de touro, dos Cavaleiros do Zodiaco. já que a matéria trata de games. e há ele nos jogos de CDZ para playstation.

  • Gabriel Silva
    2012-05-03T12:48:07

    Outra coisa não é so pq a história do personagem envolve o Brasil q o personagem é brasileiro como eh o caso de muitos citados ai

  • Gabriel Silva
    2012-05-03T12:43:35

    LoL estranho o Blanka nunca foi dito como 100% brasileiro disse q ele sofreu um acidente de avião q caiu na amazonia o mais estranho eh q ele tem um amigo estrangeiro sem ele nunca ter saido do pais kkkkk(no SFAlpha 3 aparece isso na história dele)agora pq naum falou da Christie Monteiro do Tekken 5 ela é parente do Eddy

  • Wellington Junior
    2012-05-03T11:40:21

    O nome correto é Carlos Olivera e NUNCA foi dito pela Capcom que ele é brasileiro.

  • Luciano Abreu
    2012-05-03T11:34:25

    Esqueceram do Alejo, o cara era melhor do que o Pelé, o maior jogador Brasileiro que já existiu!!! International Superstar Soccer

  • João Viana
    2012-05-03T11:11:14

    Tão de brincadeira o techtudo!!! pqp não aparecer o Ralf de KOFsó pode ser brincadeira(pra não citar outros motivos mais profundos). Os cara citaram pedestres de GTA, uns personagens toscos de games que nunca vimos direito e não falaram do Ralf vsf. Ralf,Blanka e Edie os mais conhecidos...

  • Adialto Aberlado
    2012-05-03T10:50:51

    Tem um membro do Tom Clancy's Rainbow Six que é Brasileiro o Alejandro Noronha. ( soldier from Belo Horizonte, Brazil.)

  • Henrique Correa
    2012-05-03T18:15:41

    Faltou também os traficantes Brasileiros de Driver 2 Personagens muito marcastes das fases de Havana e Rio

  • Dejan Leite
    2012-05-03T17:18:27

    Ricardo, o Oro não é brasileiro, ele é japonês, mas vive no Brasil. O TechTudo faltou mencionar o Ralf do KOF, a nossa eterna musa Christie Monteiro de Tekken, o Bob Wilson, etc.

  • Sandro Santos
    2012-05-03T15:32:35

    virei varias vezes com o blanka,ele um clássico.

  • George Azevedo
    2012-05-03T15:09:42

    Putz... esqueceram o Carlos do tradicional Final Fight :)

  • Ricardo Miranda
    2012-05-03T13:39:20

    É, faltou realmente o Ralf. Aldebaran tb poderia estar, mas ele não é conhecido pelos jogos, e sim pela série CDZ, o que contradiz o nome da matéria... Ainda tem outros, tipo Bob Wilson (Fatal Fury), o Oro (SF III), Marty Alencar (Far Cry) e alguns outros... Mas a lista é válida sim, e foi uma matéria interessante. Pena q a visão do povo oriental sobre o Brasil é que nós falamos Espanhol e somos animalescos...

  • Mauricio Arcanjo
    2012-05-03T13:33:39

    cadê allejo nessa lista??