Internet

25/05/2012 10h00 - Atualizado em 29/05/2012 17h40

Top 15: curiosidades sobre o Google Street View

Claudia Sardinha
por
Para o TechTudo

O Google Street View comemora nesta sexta-feira (25) cinco anos de existência. Para desvendar os bastidores de um dos serviços mais famosos da gigante da Internet, o TechTudo buscou diversas curiosidades interessantes que existem por trás das câmeras que circulam pelo mundo.

Logo do Google Street View (Foto: Divulgação)Logo do Google Street View (Foto: Divulgação)

1- A motoneve do Google Street View foi montada em poucos fins de semana, usando alguns veículos, fita adesiva e discos rígidos extras enrolados em casacos de esqui para aguentar as condições congelantes. O primeiro teste do equipamento foi feito em Whistler Blackcomb, uma famosa estação de esqui no Canadá.

2- Os triciclos do serviço foram idealizados por Dan Ratner, um mecânico apaixonado pelo meio de transporte, que percebeu que poderia aliar o hobby do ciclismo à sua profissão.

3- Quando começou, o Google Street View contava com apenas uma picape com câmeras fixadas, lasers e um dispositivo GPS no alto. Conforme o crescimento do serviço foi utilizada ainda uma van com os dispositivos acoplados, mas a ideia não foi adiante.

4- As fotografias do serviço não podem conter lacunas, de modo a proporcionar a visão 360º. Por isso, há cameras adjacentes nos carros que fotografam cerca de 15 imagens  sobrepostas a cada 10 metros percorridos.

5- As imagens do Google Street View parecem distorcidas quando agrupadas e só são reveladas conforme o usuário vai “caminhando” pela rua. Isso acontece porque a representação plana é feita de forma esférica. Então a imagem é novamente projetada em uma esfera, de modo a manter a aparência normal no Street View.

6- À medida que a pessoa avança por uma rua, é preciso determinar qual imagem será mostrada. Para isso são feitos cálculos com base em sinais coletados pelos três lasers do carro. A rapidez com que eles refletem nas superfícies mostra a que distância cada edifício ou objeto está, e permite a construção de modelos em 3D. Quando você move o mouse para uma área distante, esse modelo tridimensional determina a melhor panorâmica daquele local a ser mostrada.

7- Quatro é o número de países onde o Wally pode ser encontrado no Google Street View. São eles: Reino Unido, França, Itália e Espanha.

O Wally pode ser encontrado em quatro países por meio do Street View (Foto: Reprodução)O Wally pode ser encontrado em quatro países por meio do Street View (Foto: Reprodução)

8- O primeiro caso conhecido de invasão de privacidade pelo Google Street View no Brasil foi do engenheiro mecânico Hevaldo Dias Duarte, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Na imagem que gerou reboliço, Duarte aparecia vomitando próximo a um telefone público. Uma das interpretações que se espalharam pela web é de que o indivíduo estaria embriagado e, por isso, havia vomitado. Ele foi alvo de chacotas, e-mails e de divulgação da foto na Internet. Os clientes do engenheiro pediram a retirada imediata da imagem do ar, e ele foi advertido verbalmente pela empresa onde trabalhava.

O funcionário do Google pediu a namorada em casamento pelo Google Street View (Foto: Divulgação)O funcionário do Google pediu a namorada em
casamento pelo Google Street View
(Foto: Divulgação)

9 - O Google Street View já foi utilizado para um pedido de casamento. Michael Weiss-Malik, um funcionário da empresa, reuniu seus amigos próximo a um dos carros do serviço e, segurando uma placa com os dizeres “Proposal 2.0 Marry Me Leslie” – “Pedido 2.0, case-se comigo Leslie”, em tradução livre – propôs a namorada em casamento. Ele já havia feito o pedido na casa dela anteriormente.

10- O primeiro lançamento de imagens do Street View para a Europa foi para o Tour de France, corrida de bicicleta muito popular francesa, em julho de 2008.

11- Doze é o número médio de panoramas vistos por usuário cada vez que utiliza o serviço.

12- Quinze é o número de vezes por dia que os motoristas dos veículos do Street View sobem em cima dos capôs para limpar as lentes das câmeras do serviço e verificar equipamentos.

13- 22.369 é o número de quilômetros de estradas cobertas pelo Street View no lançamento do serviço no Reino Unido.

14- O serviço mais recente do Street View é o Google Art Project, um mapeamento de 151 museus do mundo inteiro, feito com um carrinho desenvolvido especialmente para a atividade, o Trolley. O equipamento é capaz de contornar esculturas com facilidade.

O Google Art Project é o serviço mais recente do Google Street View (Foto: Reprodução)O Google Art Project é o serviço mais recente do Google Street View (Foto: Reprodução)

15- Bill Guffey, um artista da zona rural de Kentucky, nos Estados Unidos, usa o Street View para pintar imagens de países que nunca visitou. O pintor já fez quadros de Barcelona, Londres e Itália.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caio Ramirez
    2013-02-05T17:00:34

    pelo amor né ... galera leia direito, interpretação de TEXTO: O Google Street View comemora nesta sexta-feira (25) -- DATA DO DIA--- cinco anos de existência --- IDADE DO SERVIÇO--- !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Elaine
    2012-05-26T00:22:28

    Sério que os motoristas SOBEM EM CIMA dos telhados pra fazer limpeza das câmeras??? Não diga '-'

  • Bruno Sobreira
    2012-05-26T09:43:50

    ...SOBEM EM CIMA DO TELHADO?!?! AUHAUHAUH Contrata eu, GLOBO!!!!

  • Cleberson Pertile
    2013-02-05T10:19:52  

    VINTE E CINCO ANOS de existência? O GOOGLE né, não o Street View.

    recentes

    populares

    • Cleberson Pertile
      2013-02-05T10:19:52  

      Que burro, da zero pra ele

    recentes

    populares

    • Cleberson Pertile
      2013-02-05T10:19:52  

      anta

  • Vinicius Alves
    2012-05-25T22:15:40  

    decadente esse techtudo ...

    recentes

    populares

    • Vinicius Alves
      2012-05-25T22:15:40  

      Como tem gente que nem lê a matéria e faz comentários!!! no tópico 12 diz assim: 15 é o número de vezes por dia que os motoristas dos veículos do Street View sobem em cima dos CAPÔS para limpar as lentes das câmeras do serviço e verificar equipamentos. E não nos TELHADOS.....