12/05/2012 06h05 - Atualizado em 12/05/2012 06h05

Transporte do futuro promete viagem dos EUA à China em apenas 2 horas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Um conceito de transporte em tubos promete fazer com que seus tripulantes possam “dar a volta ao mundo” em seis horas. A viagem seria feita através do Evacuated Tube Transport, um tipo de cápsula que alcançaria uma impressionante velocidade de 6.500 km/h.

Imagem conceitual de como seriam as acomodações do tubo super rápido (Foto: Divulgação)Imagem conceitual de como seriam as acomodações do tubo (Foto: Divulgação)

O Evacuated Tube Transport seria uma forma de transporte “mais rápida, barata e silenciosa do que trens ou aviões”. Os tubos, que acomodariam até seis passageiros, teriam como grande diferencial o fato de não perderem velocidade por conta do ar e do atrito.

O vídeo divulgado no YouTube, que explica o funcionamento do projeto e garante o transporte dos usuários pela máquina em duas horas de Nova York a Pequim, teve cerca de 700 mil views em pouco mais de uma semana no ar.

Apesar da empolgação de muitos internautas com o conceito, alguns ainda estão um pouco céticos. Um dos comentários mais populares do vídeo no YouTube, por exemplo, é de LilacAcabby, ironizando a invenção. “Nova oportunidade para um filme: volta ao mundo em um quarto de dia”, comentou.

Assista ao vídeo de divulgação do Evacuated Tube Transport abaixo:

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rosana Felix
    2012-05-12T19:29:56

    parece tão utópico.

  • Itamar Generoso
    2012-05-12T17:19:41

    Já da pra ver que esse projeto é inviável, não é nem se é possivel ou não, mas sim pelo custo e a segurança, imaginem ter tubos atravessando os milhares de quilometros nos oceanos pacificos e atlânticos e sabendo que lá as vezes tem vendos de quase 200 quilometros e até maremotos. Mas se for de pontos "curtos" tipo Rio-São Paulo ai acho possivel e seria ótimo. Sou paulistano e minha noiva é carioca, vou muito ao Rio de Janeiro e amo as duas cidades, Seria uma maravilha, poder ir e voltar em poucos minutos. Mas nem o trêm bala que é realaidade saiu do papel ainda. Governos incompetentes.

  • Eric Cartman
    2012-05-12T14:53:24

    E se alguém peidar?

  • Mauro Lucas
    2012-05-13T10:24:26

    Aos cabeçudos, de mente limitada digo que um dia era crime dizer que a Terra girava em torno do Sol, e viajar na velocidade do som era impossível. Qto ao problema da força G e da inércia sobre o corpo, É possível desenvolver sistemas de amortecimento de inércia. Pra ciência nada é impossível, apenas não foi feito, AINDA! Mantenham as mentes livres.

  • Thiago Serrat
    2012-05-13T00:02:43

    Ahahahaha é muita gente que não sabe ler...foram direto para o vídeo... Em relação a desaceleração... a força gravitacional que o tubo diz proporcionar é de 1G o mesmo que um carro....

  • Sérgio Figueiredo
    2012-05-12T23:43:15

    Isso é que é entrar pelo cano, rapidinho...

  • Marco
    2012-05-12T22:52:42

    ahh..eu ja vi isso ai, e so comer uma moqueca apimentada que o troço sai pelo tubo nessa mesma velocidade

  • Giovani Silva
    2012-05-12T22:05:24

    Isso já está ultrapassado. Os ets estão chegando, e a tecnologia deles nos permite desmaterializar e materializar em qualquer região do planeta.

  • Igor Garcia
    2012-05-12T21:07:07

    SANTA IDIOTICE BATMAN.......

  • raimundo lima
    2012-05-12T18:50:42

    como se faz para parar isso!!!!!?.

  • Marcia Faber
    2012-05-12T18:44:24

    Isso aí já está ultrapassado, pois é assim que o aposentado brasileiro vê o salário todo mês.

  • Marcia Faber
    2012-05-12T18:41:33

    Isso aí já é coisa velha para o povo brasileiro. O aposentado vê o salário sempre dentro deste tubo, todo mês.

  • Marcia Faber
    2012-05-12T18:38:59

    Isso aí, já está mais do que ultrapassado, pois é assim que o aposentado brasileiro vê o seu salário todo mês.

  • Aldrin Aguiar
    2012-05-12T17:29:29

    Melhor que o trem bala! Dilma...banca essa!

  • Lucas Pinho
    2012-05-12T16:01:11

    Isso vai ser incluso no PAC 8, Rio-SP em 10 minutos a um custo de 300 bilhões de reais.

  • Daniel Semeghini
    2012-05-12T14:44:05

    Há pouco tempo atras, se sonhava em poder falar e ao mesmo tempo ver com quem se estava falando ao telefone..O impossível de hoje pode ser o obsoleto de amanhã.

  • Agnaldo Abreu
    2012-05-12T11:29:55

    Falando Sério... Seria interessante... Mas por favor coloque um em São `Paulo....

  • Agnaldo Abreu
    2012-05-12T11:28:24

    Já esse este tipo de transporte em Brasilia, os cachoeiras pegam milhões e milhões e colocam no tubo nosso e ninhem vê o tubo entrar novamente.. Ai me tubo

  • Jairo Filho
    2012-05-12T10:36:59

    Ja pensou o que uma poeira dentro do cubo.... pode ocasionar.....

  • Mauro Lucas
    2012-05-13T10:30:30

    Dizer que algo é impossível, apenas porque ainda não foi feit,o é o cúmulo da estupidez, e tem sido uma das principais razões pelo atraso científico que vivenciamos hoje. Uma vez, qd estava no 2º grau, fazíamos experiências com as propriedades do baricentro de um triângulo, e como elas poderiam ser aproveitadas na construção de objetos voadores; e ao levar nossos questionamentos ao professor de física, el nos jogou um "balde de água fria" ao decretar: "É impossível, pois o triângulo não é aerodinâmico!".

  • Mauro Lucas
    2012-05-13T10:25:33

    Pouco tempo depois, em um revista sobre aviões de combate, vi um a foto de um bombardeiro americano em forma de delta. Ainda bem que os engenheiros que desenvolveram aquela aeronave não tiveram um professor como o meu.