Sistemas Operacionais

09/05/2012 09h30 - Atualizado em 09/05/2012 09h30

Vídeo mostra Ubuntu para Android em ação

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A integração entre o sistema operacional de código aberto Ubuntu e a plataforma móvel Android parece estar cada vez mais próxima de se realizar. Um vídeo publicado no YouTube na última semana mostra Richard Collins, desenvolvedor da empresa Canonical, demonstrando um smartphone Motorola Atrix 2 rodando o sistema alternativo.

Ubuntu Android (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu)Ubuntu para Android em funcionamento (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu)

As imagens mostram o Atrix conectado a um dock que leva a imagem do celular a um monitor por meio de um cabo HDMI, para a demonstração ser vista em um tamanho maior. O processo é feito da seguinte forma: o aparelho está rodando um kernel do Linux que hospeda o Android e o Ubuntu ao mesmo tempo. Quando a conexão pelo HDMI é feita, o Ubuntu “toma conta” das ações e passa a ser o sistema dominante.

O vídeo tem quase 50 mil visualizações no YouTube e se tornou um sucesso entre os fãs do Linux e do Android. A espectativa é que os smartphones possam em breve ter a opção de rodar o sistema do Google quando estiverem na rua e transitarem para o Ubuntu quando forem conectados a um monitor, em casa, se transformando em um desktop.

Vale lembrar que a Canonical anunciou, em fevereiro, que existe de fato um projeto para “fundir” os dois sistemas operacionais, permitindo que aparelhos rodem tanto o Ubuntu quanto o Android, dependendo das circunstâncias. Este vídeo é mais uma prova de que esta ideia já está em fase avançada de desenvolvimento e pode se tornar uma realidade ainda neste ano, conforme já havia avisado o desenvolvedor da plataforma, Mark Shuttleworth.


Via OMG Ubuntu

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jean Cramer
    2012-05-09T16:56:06

    Essa notícia deu uma expectativa nova para o meu tablet Xoom 2 que tem suporte USB e HDMI... não vejo a hora de transformá-lo em um PC super móvel de 380g e descansar as minhas costas do notebook. Acredito que com a chegada dos dispositivos mais potentes quad core com 2GB, essa idéia de convergência vá se popularizar rapidamente, gerando um conceito de mobilidade mais atraente. Será o fim do notebook?

  • Luciano Abreu
    2012-05-09T16:17:12

    Notícia desatualizada, já existe e já esta até no site oficial do Ubuntu