Produtividade

30/06/2012 12h40 - Atualizado em 30/06/2012 12h40

Adobe bloqueará novas instalações do Flash em aparelhos Android

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

A Adobe anunciou nesta sexta-feira (29) que não permitirá novas instalações do Flash nos smartphones e tablets por meio do Google Play, a loja de aplicativos do Android. A medida foi tomada após a Adobe dizer que concentraria seus esforços no desenvolvimento do Flash para PCs, e vai atingir a nova versão do sistema operacional do Google, o 4.1 Jelly Bean, que não chegará a ter suporte para o plugin.

Flash não estará mais disponível para download no Android (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)Flash não estará mais disponível para download no Android (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)

A partir do dia 15 de agosto não será mais possível instalar o Flash. Donos de aparelhos com Flash já instalado, entretanto, poderão receber atualizações de segurança. De acordo com a Adobe, a maneira mais fácil de continuar utilizando o recurso é adquirir aparelhos certificados, que possuam a função pré-instalada pelo fabricante.

Como a Adobe encerrou o desenvolvimento ativo do Flash, a empresa não chegou a testar o plugin em dispositivos com Android 4.1, o que poderia gerar instabilidades nos futuros smartphones e tablets com o novo sistema. Por isso, a companhia recomenda a desinstalação do Flash Player dos aparelhos antes de uma eventual atualização do sistema Ice Cream Sandwich para o Jelly Bean.

O Google Chrome móvel, que recentemente ganhou versão para iOS, já não suporta oficialmente o plugin da Adobe. E como o Google pode, no futuro, substituir o navegador padrão do Android pelo seu browser, o fim do Flash para dispositivos móveis pode vir a ser inevitável.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adan Scaramelo
    2012-06-30T14:37:51

    De qualquer forma, a ADOBE só está acelerando a morte do Flash, que já era inevitável com o HTML 5. Eles não entendem que a tendência é de que tudo se torne móvel (para celular), então, fazer algo só para PCs é algo completamente 1d1ota. Bons tempos quando o Flash era da Macromedia, a morte do Flash está cada vez mais próxima.

  • Christiano Michilib
    2012-06-30T14:19:01

    Já vai tarde!

  • Eric Micaela
    2012-07-03T00:14:18

    Concordo com Carlos, HTML5 é muito bom !! porém está longe de ser o mais usado nos sites, até lá poderiam ficar dando apoio ao flash .... e nem vem com desculpas de IOS não tem .. custa colocar uma opção?

  • Daniel Benicio
    2012-07-01T12:09:23

    o formato flash para até acabar mais o html5 está cehgando bem melhor!

  • Leandro Cavalcanti
    2012-07-01T10:11:19

    assunto do android e o cara vem com JOBS ate tua veia sabia então affff.

  • Eduardo M.k.
    2012-06-30T15:27:33

    Steve Jobs sabia disso faz tempo... Flash é um lixo!!!

  • Helder Oliveira
    2012-06-30T14:14:25  

    Por isso que eu prefiro mil vezes o bom e confiavel PC ou Notebook com o eficiente Windows (XP ou 7) da Microsoft do Bill Gates que esta porcaria de Google Android desta praga de smartphone. Tenho uma porcaria destas que ganhei de cortesia de assinatura do O Globo e que precisava que eu estava sem computador mas odeio demais esta droga assim como os terriveis Moozila Firefox do Linux e o Google Chrome (que é natural do Linux)

    recentes

    populares

    • Helder Oliveira
      2012-06-30T14:14:25  

      Quanto rancor nessa postagem.. relaxa cara.. é só não usar e pronto. ainda bem que podemos escolher, né não? =D Quanto ao flash, ele vai morrer de qq jeito depois do html5 o flash esta em xeque sem falar que os nem o windows phone nem o iOS do iphone dão suporte a ele.