Sistemas Operacionais

14/06/2012 17h30 - Atualizado em 14/06/2012 17h44

Apple resolve antiga falha que permitia o jailbreak do iOS

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Famoso por desbloquear gadgets da Apple, o hacker Pod2g disse em seu Twitter que a Apple aparentemente resolveu a falha usada para fazer o jailbreak dos iPhones e iPads. Descoberta pelo hacker Comex em 2010, a vulnerabilidade era utilizada pelos desenvolvedores do jailbreak para ganhar acesso total ao dispositivo. Segundo o relato, o problema teria sido resolvido com o novo iOS 6.

pod2gtweetTuíte do hacker pod2gtweet, anunciando o fim do bug (Foto: Reprodução)

Comex, cujo nome verdadeiro é Nicolas Allegra, deixou suas atividades hackers para começar um estágio na Apple no ano passado. Uma das condições óbvias para seu ingresso foi que ele parasse de trabalhar para a comunidade do jailbreak, como declarou em um bate-papo ao blog Reddit.

Enquanto trabalhava nos desbloqueios de iGadgets, ele foi responsável por um dos métodos mais simples da história desse processo, conhecido como JailbreakMe. No método criado por ele, bastava acessar o endereço “www.jailbreakme.com” usando um gadget da Apple, deslizar um controle na página acessada e pouco depois o aparelho já estava desbloqueado.

Comex, o hacker do Jailbreak (Foto: Reprodução)Comex, o hacker do Jailbreak (Foto: Reprodução)

Essa não é a única má notícia para os jailbreakers. A Apple já está colocando restrições no kernel do iOS para tentar evitar a descoberta de novos bugs. Essa medida dificultará a vida dos hackers, já que a exploração de bugs é a base da maior parte do trabalho deles.

A boa notícia é que o hacker Musclenerd informou em sua conta do Twitter que conseguiu realizar o processo de desbloqueio em um iPod touch 4G com iOS 6 beta 1, mas apenas no modo tethered (que perde o efeito quando o aparelho é reiniciado). Mesmo ainda, sendo um processo incompleto e que funcionou apenas em um gadget, isso indica que a perda do exploit não afetou tanto a missão de criar um futuro jailbreak.

Musclenerd informa que já fez o jailbreak do iOS 6 (Foto: Reprodução)Musclenerd informa que já fez o jailbreak do iOS 6 (Foto: Reprodução)

O principal motivo dessa batalha entre a Apple e os hackers do jailbreak são as diversas restrições que a empresa impõe ao uso do aparelho (como Bluetooth restrito, bloqueio de operadoras, instalação de programas apenas da App Store, entre outros). Como o processo de jailbreak não usa elementos de propriedade da Apple e não é considerado ilegal nos Estados Unidos, tudo que a empresa pode fazer é dificultar o trabalho dos hackers a cada novo lançamento do iOS.

Enquanto isso eles continuam a descobrir maneiras de contornar as restrições da Apple e a eterna briga de gato e rato recomeça. O TechTudo está de olho nesse confronto e informará cada passo deles. Fiquem de olho.

Via AppAdvice e iClarified.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gledson Brazil
    2012-06-15T18:20:40

    é muito iFanBoy por aqui... é inegavel que os aparelhos da Apple são visualmente muito bonitos e bem trabalhados, mas hoje tudo o que precisamos e queremos é um sistema aberto onde nos proporcione uma experiencia que até então não tinhamos com outros SO's e o Android retrata bem isso... Mas é como muitos dizem a bringa entre qual é o melhor é meio inutil uma vez que é impossivel agradar Gregos e Troianos.

  • Carlos Sampaio
    2012-06-15T16:06:35

    Apenas ficou complicado, nao impossivel. Apenas adiando o inevitável.

  • Jeferson Santos
    2012-06-15T14:27:40

    A Apple sempre em todas as versões do iOS sempre veio dificultando o Jailbreak mas acredito q seja apenas por respeito aos desenvolvedores q tem seus apps piratiados. Acredito q quando fecha uma falha abre outra. O q pode acontecer é demorar mais para sair o jailbreak mas um dia sai sim sem duvida.

  • Marcelo Fontes
    2012-06-15T13:25:55

    Vcs vao ver eles vao dar um jeito e descobrir como fazer o jailbreak de novo kkkkk

  • Maximiliano Souza
    2012-06-14T23:20:46

    Tem que rackia mesmo sacanagem nao libera o siri pra todas versões .paga caro pra caramba pra nao ter atualizações

  • Rafael Cruzeiro
    2012-06-15T06:51:20  

    Maicon, me desculpe, mas seu comentário foi infeliz. Primeiro que os aplicativos a que se refere, não são gratuitos. Originalmente, eles são pagos. Se eles são de graça no JB é pq são pirateados. E, segundo seu ponto de vista, é legal baixar música pirata ou jogar em um console desbloqueado, né? Eu entendo que tudo aqui no Brasil seja um absurdo de caro (eu tbm não gosto de pagar R$30 em um CD pra ouvir 3 ou 4 faixas. Mas com tantos serviços disponíveis agora, isso está mudando. E a iTunes Store (que engloba a App Store) é um destes. Agora, tenta se colocar no lugar de um músico, por exemplo..

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2012-06-15T06:51:20  

      E como respondi ao Maicon, não sou exatamente contra a pirataria. E nem hipócrita. Eu mesmo já usei muito console pirata, e baixei muitas músicas de graça. Mas não faço mais e tenho meus motivos pra isso. Mas não é pq eu não faço mais que vou ficar nos blogs da vida recriminando quem o faça.

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2012-06-15T06:51:20  

      Fique com suas 850 musicas no ipod.. e depois descubra que muitos músicos já estão incentivando o download gratis. Simplesmente pq ajuda a divulgar a banda. Cds, dvds, já não são nem de perto a maior fonte de renda de músicos. Acorda.

  • Romulo Nascimento
    2012-06-14T19:53:42  

    Logo logo criam nova brecha. E ainda tem essa gente que acha que Galaxy II, III Android, chegam pelo menos próximo da qualidade da apple.. hahaha : )

    recentes

    populares

    • Romulo Nascimento
      2012-06-14T19:53:42  

      Meu amigo, se vc acha q apple é qualidade, é so uma prova do quanto voce é manipulado, experimenta compra um Galaxy e um iPhone4 e compara durante uns meses, ai voce ve a verdadeira qualidade...

  • Joelson Rocha
    2012-06-15T16:32:34  

    Apple = IOS - Controlando seus usuários. Google = Android - Liberdade total

    recentes

    populares

    • Joelson Rocha
      2012-06-15T16:32:34  

      tenho um iphone 4 e minha esposa um Galaxy SII....essa tal liberdade do android é fantasiosa e instavel e sujeita a virus........ ja a "prisão" do IOS tbm é fantasiosa pois da pra fazer de tudo la a questao que a apple cuida da qualidade dos seus aparelhos e usuarios e infelismente no brasil todo mundo que piratiar alguma coisa

  • Guilherme Fernandes
    2012-06-15T12:32:52  

    Rafel Cruzeiro, o Maicon não se referiu aos apps aprovados pela Apple que estão na AppStore, mas sim os que não foram aprovados, que seriam gratis.

    recentes

    populares

    • Guilherme Fernandes
      2012-06-15T12:32:52  

      Guilherme, acho que se referiu sim. Tenho amigos com JB e que possuem vários aplicativos que precisei comprar (e ainda na loja americana). Sei que fica tudo mais fácil e que, tecnicamente, não é ilegal. Mas tente criar um aplicativo você, venda na loja por US$ 0,99 que seja e depois veja-o sendo baixado de graça pelo Cydia. Pode não ser o fim do mundo pra você, já que não será sua única fonte de renda, mas não deve ser nada legal. E quero deixar claro: não estou criticando quem faz JB, só estou dizendo que pode não ser tão ruim se preocupar em ter itens originais.

  • Obom Bom
    2012-06-15T11:44:25  

    Não há necessidade de JailBreak...Existem muitos aplicativos gratuitos para todo tipo de necessidade. E um aplicativo exclusivo que não tenha similar gratuito merece ser pago. E pensando bem da mesma forma que os caras desenvovem maneiras de burlar os bloqueios eles também podem acessar seus dados, pense nisso.

    recentes

    populares

    • Obom Bom
      2012-06-15T11:44:25  

      Guilherme Fernandes, é meio revoltante sim o descaso das empresas com o Brasil; mesmo partindo daqui grande parte da receita destas empresas. Mas fazer o que? Quanto à Apple e a iTunes Store, demorou sim, mas quando chegou, chegou com tudo. Hoje -quase- não há diferença entre nossa loja e a americana. Sei pq tenho conta nas duas. Agora veja outro exemplo: a Netflix existe há tempos e, quando finalmente chegou aqui, só trouxe os filmes antigos e novelas mexicanas! Não estou reclamando, tenho Netflix e adoro filmes antigos, mas veja a diferença de descaso..

    recentes

    populares

    • Obom Bom
      2012-06-15T11:44:25  

      Guilherme Fernandes, é meio revoltante sim o descaso das empresas com o Brasil; mesmo partindo daqui grande parte da receita destas empresas. Mas fazer o que? Quanto à Apple e a iTunes Store, demorou sim, mas quando chegou, chegou com tudo. Hoje -quase- não há diferença entre nossa loja e a americana. Sei pq tenho conta nas duas. Agora veja outro exemplo: a Netflix existe há tempos e, quando finalmente chegou aqui, só trouxe os filmes antigos e novelas mexicanas! Não estou reclamando, tenho Netflix e adoro filmes antigos, mas veja a diferença de descaso..

  • Rafael Monteiro
    2012-06-15T11:33:50  

    o Jailbreak sempre foi uma forma de proteção ao feudalismo corporativo de só podermos instalar o que a Apple aprova. Quando você compra um computador, você não instala apenas o que a Microsoft deixa, os componentes eletrônicos em um iPhone são potentes o suficiente para que ele seja como um computador portátil e você deveria poder usá-los como quiser. Como você pagou pelo aparelho, é seu direito usá-lo da maneira que bem entender.

    recentes

    populares

    • Rafael Monteiro
      2012-06-15T11:33:50  

      E sobre os músicos, eu sei que a venda de CD's já não é a maior fonte de renda. E não compro só por isso. Mas não vou ficar me justificando pra vc. Continua fazendo seus downloads que eu continuo comprando minhas músicas e continuamos na mesma.

    recentes

    populares

    • Rafael Monteiro
      2012-06-15T11:33:50  

      Outra coisa, todos eles precisam ser comprados. Você pode ficar 1 mês com eles, mas depois tem que comprar. Então, para de achar que sabe de tudo e ouça quem sabe. NINGUÉM paga 2000 dolares para colocar o Maya apenas no próprio pc. Compram pra distribuirem. É asism no meu curso. É assim na minha faculdade. É assim em vários lugares que já vi. Então, vamo parar de hipocrisia barata, vamos?

  • Jeferson Santos
    2012-06-15T17:17:07  

    Apple = Segurança estabilidade. Android = Segregação, virus, invasão, SO desatualizado por incompetencia da fabricante em alterar o android e não atualiza, travamento, ter q tirar bateria em caso de bug pro SO voltar a responder... vai faltar caracter!

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-06-15T17:17:07  

      Acho que você está se referindo aos Ching Lings com Android modificado, nesse caso o mesmo vale para a Apple. Ching Ling é assim mesmo.

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-06-15T17:17:07  

      Engraçado que casos de invasão acontecem bastante com os iPhones da vida. Super seguro mesmo, até você ter fotos entre outros tipos de dados roubados...