Câmera

21/06/2012 13h44 - Atualizado em 21/06/2012 13h44

Cientistas desenvolvem projeto de câmera ‘superpoderosa’

Darlinton Carvalho
por
Para o TechTudo

Cientistas da Universidade de Duke (EUA) construíram uma câmera experimental que produz imagens com um bilhão de pixels. A nova resolução possui cinco vezes mais detalhes do que podem ser vistos por uma pessoa com visão perfeita.

EI-BT938_CAMERA_G_20120620133009Projeto inovador cria câmera digital com um bilhão de megapixel (Foto: Reprodução/WJSl).

O segredo do dispositivo é uma lente esférica, um projeto proposto pela primeira vez no final do século 19.

Apesar de as lentes esféricas existirem naturalmente, como no olho humano, seu uso é complicado e conseguir precisão do foco nas imagens ainda é desafiador nas versões experimentais. 

A câmera gigapixel pode viabilizar uma abordagem alternativa para fotografia. Em vez de decidir onde focar a imagem, o usuário poderia simplesmente fotografar uma cena e depois dar zoom em qualquer parte da imagem, conseguindo exibi-la em detalhe extraordinário.

As melhores partes da fotografia poderiam ser identificadas após a imagem ser capturada. Tirar uma foto com uma câmera tradicional digital “é como olhar através de um canudo de refrigerante, pois você pode ver apenas uma parte estreita do cenário. O nosso é mais como uma mangueira de incêndio, em que o mundo vem até integralmente [como pressão]“., disse David Brady, engenheiro óptico da Universidade de Duke e líder da equipe do projeto. 

OB-TL305_0620ca_G_20120620114912Câmera experimental terá 1 bilhão de pixels
(Foto: Reprodução/WSJ)

Nomeado de Duke e conhecido como Aware-2, o projeto está a um longo caminho de ser um produto comercial.

A versão atual ocupa muito espaço com suas diversas placas de controle eletrônicas e sistema de arrefecimento.

O equipamento pesa 45 kg e tem o tamanho aproximado de dois fornos de micro-ondas empilhados juntos. Além disso, a câmera ainda leva cerca de 18 segundos para registrar uma foto e gravar os dados em um disco.

A equipe que construiu e usou a câmera para fotografar o horizonte de Seattle diz que ao analisar a imagem foi capaz de ampliar e ler os sinais de “In” e “Out” em uma garagem localizada a 800 metros de distância. Da mesma forma, se a câmera for utilizada para realizar vídeos de uma partida de tênis, por exemplo, o espectador poderia aumentar o zoom em um jogador, ou em alguém na extremidade do estádio, e ver as duas imagens em detalhe igual.

O projeto de US$ 25 milhões foi financiado pela Agência de Projetos de Pesquisa de Avançados para Defesa (DARPA, sigla em inglês), parte do Departamento de Defesa dos EUA. A agência militar está interessada em câmeras de alta resolução como ferramentas para a aérea ou terrestre de vigilância.

O grupo de Duke superou o desafio através da instalação de cerca de 100 microcâmeras, cada uma com um sensor 14-megapixel, do lado de fora de uma pequena esfera sobre o tamanho de uma bola de futebol. A instalação produz cerca de 100 fotos separadas, mas com foco preciso de imagens. Um computador conectado à esfera, em seguida, junta as imagens para criar uma única imagem do todo.

De acordo com um artigo publicado na Nature, a câmera produz fotos apenas em preto-e-branco. Dr. Brady disse que sua equipe vai terminar de construir uma versão em cores a 10-gigapixel no final do ano e, então, construir um dispositivo de 50-gigapixel.

A equipe espera começar a fabricação de câmeras do tipo industrial gigapixel em escala limitada em 2013. Embora, os cientistas estimam que levará pelo menos vários anos antes que uma versão portátil desta tecnologia esteja disponível ao consumidor.

Via WSJ.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Silva
    2012-06-22T00:23:59

    Daqui a pouco a Nokia lança uma câmera dessas em seus smartphones. haha

  • Jose Costa
    2012-06-21T21:41:54

    Bom para identificação de criminosos, se adotada nos sistemas de vigilância.

  • Victor
    2012-06-22T16:43:13

    "a câmera ainda leva cerca de 18 segundos para registrar uma foto e gravar os dados em um disco." COMO SE ISSO FOSSE MTO TEMPO rsrsrsrr

  • Aleph River
    2012-06-22T05:32:06

    aguarde... muito em breve teremos uma dessas em cada esquina. o big brother já está aí.