Depois de muitas especulações, a EA Games anunciou o serviço Battlefield 3 Premium na E3 2012. O projeto é um kit de expansões para o game de tiro em primeira pessoa que já está disponível na Playstation Network por US$ 49,99 (R$ 100). Primeiramente, o Premium oferece apenas a expansão Close Quarters, mas nos próximos meses serão lançadas mais quatro novas versões para o jogo. O serviço também funcionará no Xbox 360 e PC, mas com um certo “atraso” em relação ao PS3.
Em entrevista coletiva durante a E3, Patrick Bach, produtor-executivo da DICE, anunciou as novidades. O Battlefield 3 Premium trará, além dos pacotes de expansão, novas placas de identificação, sistema para resetar sua conta no Battlelog, dicas de táticas da DICE, eventos online exclusivos e, claro, muitos DLCs como mapas, armas, veículos e outros. O preço cobrado pela companhia é único – e não uma taxa mensal.

Cada novo kit de expansão tem 20 mapas, 20 novas armas, dez ou mais veículos, quatro ou mais modos de jogo, 30 ou mais missões e 20 ou mais tags. De acordo com o site oficial do projeto, depois de Close Quarters, virão Armored Kill, em setembro, Aftermath, em dezembro, e Endgame, em março de 2013.
Todos esses lançamentos estarão disponíveis para quem comprar o Premium – mas sempre os usuários do Playstation 3 conseguirão acesso prévio, de duas semanas, aos conteúdos extras. Um bom exemplo é a atualização que já está disponível: ela pode ser comprada por todos, mas o download só está liberado na PSN por enquanto.
Confira abaixo o vídeo apresentado pela companhia na E3:
A primeira versão do game foi lançada em 2002 e levou o título Battlefield 1942. O jogo foi desenvolvido para competir com Counter Strike, game que na época era seu principal rival.
De 2002 até hoje são nada menos que 18 versões diferentes da franquia. Desde o começo ela é publicada pela Electronic Arts e desenvolvida pelo estúdio DICE. Em 2011 o estúdio anunciou o novo motor gráfico Frostbite 2, que passaria a ser utilizado em seus próximos jogos. Esse motor é o que permite aos desenvolvedores criarem todas as texturas e cenários realistas que vemos em Battlefield 3.

Apesar de hoje os jogos serem voltados para consoles, a história era bem diferente nos primórdios da série. O primeiro lançamento aconteceu em 2005 com o título de Battlefield 2: Modern Combat. De lá para cá, somente três versões não foram publicadas para consoles: Battlefield 2142, Battlefield Heroes e Battlefield Play4Free.
A história de cada jogo é variada e não é o foco principal da série, por isso não é imprescindível ter jogado todos os títulos anteriores para entender a versão atual. Battlefield é um clássico do FPS e certamente merece seu espaço nessa indústria.