Robótica

15/06/2012 09h00 - Atualizado em 15/06/2012 15h36

Empresa americana cria robô para examinar turbinas de vento

Antonio Guia
por
Para o TechTudo

A divisão de pesquisa e desenvolvimento da General Electric está fazendo avanços na tecnologia de inspeção de turbinas de vento. Um robô de controle remoto foi criado para executar a tarefa com mais rapidez e segurança.

Veículo robótico escalando turbina (Foto: Reprodução/Business Wire)Veículo robótico escalando turbina (Foto: Reprodução/Business Wire)

As pás de uma turbina eólica ficam a uma altura de aproximadamente 100 metros. Examiná-las a partir do chão fica difícil e escalar a turbina para analisar de perto costuma ser um procedimento periogoso e demorado.

Agora, os engenheiros da GE encontraram uma maneira de fazer o trabalho usando um robô. Por controle remoto, o dispositivo se movimenta por sucção a vácuo e possui uma câmera de alta definição acoplada. A câmera permite ter uma visão das lâminas a menos de 10 metros de distância em tempo real. Assim, a avaliação pode ser feita com mais precisão e segurança.

Detalhe do robô (Foto: Reprodução/Business Wire)Detalhe do robô (Foto: Reprodução/Business Wire)

Testada em um parque eólico no Texas, a tecnologia mostrou resultados positivos. Outra vantagem do novo método é a maior tolerância ao clima, que muitas vezes dificultava ou adiava o trabalho de inspeção. O próximo passo será desenvolver um scanner de microondas que possa ser adicionado ao veículo robótico, permitindo ver através do material da lâmina e indicando um problema antes mesmo de qualquer avaria na estrutura.

Via The Verge e Business Wire

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mario Filho
    2012-06-21T11:53:57

    Se é por controle remoto, não é Rôbo, se fosse assim a minha TV é um Rôbo

  • Juliana S
    2012-06-15T23:47:41

    Quero esse robô pra buscar café da manhã pra mim!