Internet

10/06/2012 07h00 - Atualizado em 10/06/2012 07h00

Google cria vídeo para comemorar início da transição do IPv4 para IPv6

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

Para comemorar a transição entre o IPv4 e o IPv6 iniciada nesta quarta-feira (6), o Google disponibilizou um vídeo que resume a história da criação do protocolo. Tendo como protagonista o Chief Internet Evangelist do Google Vint Cerf, um dos criadores do protocolo juntamente com Robert Kahn.

O vídeo conta como, em 1983, foi decidido que alocar 4,3 bilhões de endereços parecia mais do que suficiente. Cerf diz que, na época, o número era tão impressionante que ele e seus colegas tinham certeza de que nunca iria se esgotar.

Logo oficial de lançamento IPv6 (Foto: Reprodução)Logo oficial de lançamento do IPv6 (Foto:Reprodução)

Mas, com o avanço da Internet e, principalmente, com a popularização dos dispositivos móveis, houve a necessidade de se repensar o protocolo utilizado a fim de permitir que mais pessoas se conectassem ao mundo virtual. De acordo com Cerf, atualmente, há pelo menos 5,5 bilhões de dispositivos móveis no mundo. Se todos utilizassem um endereço único, o limite do IPv4 já estaria esgotado. Assim, em 1996, o IPv6 começou a ganhar vida. Possuindo 128 bits, o novo protocolo será capaz de suportar até 3.4 x 10^38 de endereços, ou nada menos que 340 trilhões de trilhões de trilhões de endereços.

Assista, abaixo, o vídeo criado pelo Google (legendado em português):

Via Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ladiaelson Marques
    2012-06-10T08:36:16

    Legal, gostei muito disso.