Internet

14/06/2012 17h09 - Atualizado em 14/06/2012 17h09

Google e Amazon entram na disputa pelo domínio '.app'

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Desde que o ICANN - autoridade máxima para registros de sites no mundo - anunciou a disponibilidade de novos sufixos para domínios de sites, empresas têm enviado solicitações para ficar com os endereços mais chamativos. E o órgão revelou na última quarta-feira (13) que a terminação ".app" está sendo requisitada por treze companhias de Internet — o que inclui Google e Amazon.

Representante da ICANN mostra os domínios mais requisitados (Foto: Reprodução/The Guardian)Representante da ICANN mostra os domínios mais requisitados (Foto: Reprodução/The Guardian)

O Google tem claro interesse no domínio devido ao Android, sua plataforma móvel com centenas de milhares de aplicativos disponíveis para download. A Amazon também tem uma loja própria de apps, o que justifica sua inscrição para conseguir o direito sobre o ".app". As outras onze empresas que buscam obter o direito sobre o sufixo são menos conhecidas: Nu Dot, Webers, Dot App, .App Registry e Top Level Domain Holdings são algumas delas.

A Apple, considerada por muitos como precursora no uso do termo “app” para designar softwares em dispositivos móveis, curiosamente não entrou na disputa. O único domínio que a empresa buscou registrar, pelo que se sabe, foi o ".apple".

Outros sufixos estão sendo buscados tanto pelo Google quanto pela Amazon, como ".cloud", ".game", ".movie" e ".music". A gigante das buscas, aliás, também fez questão de garantir os domínios ".google", ".android" e ".youtube", enquanto a sua concorrente correu atrás dos ".amazon" e ".zappos".

Quase 2 mil requisições para registro de domínios foram enviadas à ICANN. Agora começa o período de votação pública, no qual os internautas e os observadores deste mercado comentam as requisições e podem submeter suas objeções. Se tudo der certo, os novos sufixos devem entrar no ar no primeiro trimestre do ano que vem.

Via The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares