Sistemas Operacionais

06/06/2012 18h27 - Atualizado em 06/06/2012 18h27

Google mostra futuro do Mapas, com navegação offline e 3D nos telefones

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Google anunciou nesta quarta-feira (6) grandes melhorias em seus serviços de mapas, o Google Mapas. Em um evento realizado para a imprensa na cidade de São Francisco, a empresa falou sobre os novos mapas 3D do Google Earth e o novo recurso de navegação offline, ambos para smartphones (não apenas Android).

Novo Google Maps em 3D (Foto: Divulgação)Novo Google Maps em 3D (Foto: Divulgação)

Durante a conferência, realizada na manhã desta quarta-feira, o Google informou que desde a estreia do serviço, os carros usados para a captação de imagens do Street View já conseguiram percorrer mais de 8 milhões de quilômetros, captando cerca de 20 petabytes de de imagens. Outro anuncio realizado foi o lançamento da ferramenta Map Maker para a África do Sul e para o Egito. O diretor de engenharia do Street View, Luc Vincent, afirmou que a empresa agora consegue colocar o hardware usado na capturar dados do Street View em uma mochila, chamada “Street View Trekker”.

Para modelar os novos mapas em três dimensões, a empresa agora usa imagens aéreas, feitas a partir de aviões. Graças as novas técnicas de processamento de imagens e avanços na visão computacional, a empresa deve aposentar seu antigo modo de exibição 3D no Google Earth e substituí-lo por estas novas imagens. O resultado (pelo menos no vídeo promocional, abaixo) é fantástico. A empresa afirmou ainda que o Google Earth já está com 75% do planeta coberto por imagens de alta resolução.


Em relação ao recurso de cache offline no Google Maps para celulares, a empresa afirmou que deseja levar esse recurso para todas as plataformas, a longo prazo. Os donos de smartphones que utilizem o serviço poderão carregar partes de um mapa para seus dispositivos e, em seguida, usá-los quando estiverem offline.

Apesar das grandes melhorias, o Google não afirmou quando esses recursos estarão realmente disponíveis ao público, confirmando o que alguns especialistas já especulavam: este evento é, na verdade, uma antecipação à novidade que será anunciada pela Apple na WWDC 2012, evento que acontecerá na próxima segunda-feira (11). Lá, a criadora dos iPhones e iPads provavelmente apresentará a sua própria solução de mapas para dispositivos iOS.


Via TechCrunch.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Caires
    2012-06-08T20:32:12

    Já pensou... um simulador de voo usando esse mapas em 3D

  • Fellipe Trindade
    2012-06-06T23:42:07

    É o futuro , só a Apple e a Google mesmo.... Espero que chegue logo no Itunes Store .

  • Ikehara Jorge
    2012-06-06T22:25:20

    A concorrência nos proporciona os melhores resultados e avanços em tudo, viva a Google e a Apple!!!

  • Alisson Souza
    2012-06-06T21:09:50

    Só pra celulares?

  • Samuel Oliveira
    2012-06-06T20:48:06

    Legal, mais acho que será para android 4.0+

  • Felipe Miranda
    2012-06-06T19:24:12

    Simplesmente Fantástico...