Internet

17/06/2012 12h45 - Atualizado em 17/06/2012 12h45

Homem com derrame cerebral utiliza movimentos dos olhos para usar o Twitter

Felippe Fogli
por
Para o TechTudo

Sete anos após sofrer um derrame cerebral que deixou seu corpo totalmente paralisado, Tony Nicklinson conseguiu escrever seu primeiro tuíte com ajuda da tecnologia "eye-tracking". O britânico de 57 anos se comunica por meio de um computador que rastreia o movimento dos seus olhos para escrever as mensagens no Twitter.

tonyTony usa o Twitter utilizando um computador que acompanha seus olhos (Foto: Reprodução)

No início do ano, Nicklinson foi autorizado a entrar com o pedido para que o tribunal permitisse que um médico lhe retirasse a vida. De acordo com suas declarações, ele alega estar farto do modo como vem vivendo desde que aconteceu o acidente em uma viagem de trabalho.

Para amenizar sua dor e tentar retirar o desejo de ter um suicídio assistido, Tony foi motivado a participar da rede social, visando conseguir maior interação com outras pessoas e a participação em debates.

A primeira mensagem deixada por ele na rede dos 140 caracteres foi: “Olá, mundo. Eu sou Tony Nicklinson, tenho síndrome do encarceramento e este é meu primeiro tuíte. #tony”. Em poucos dias, seu perfil já conta com mais de 6 mil seguidores.

Jane Nicklinson, sua esposa, deu um depoimento otimista explicando que acredita que será bom para ele a permanência no Twitter, embora tenha precisado convencê-lo dessa ideia.

Assista abaixo a chamada de um programa de televisão realizado pelo Channel 4, que mostra um pequeno trecho demonstrativo do software utilizado por Tony:

 

Via Telegraph e Guardian

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Yuri Bressane
    2012-06-17T18:19:03

    Que bom !! Menos pior !!

  • Cleber Leite
    2012-06-17T21:15:31  

    Acredito que a medicina deveria se aprimorar mais, pois se já temos o mapeamento do DNA humano o que impede de restaurar qualquer parte danificada ou destruida de um corpo. Infelizmente o mundo atual só visa lucros nas pesquisas que envolvem um alto custo...então este ser vai sofrer até que algo que "quem sabe já não tem cura (somente para quem tem!)" venham ser público e disponível ao mundo. A humanidade em vez de caminhar para frente só se atrasa devido aos "interesses" de poucos.

    recentes

    populares

    • Cleber Leite
      2012-06-17T21:15:31  

      Caro amigo, Por favor,procure se informar sobre as células troncos, imagine a complexidade da pesquisa.Está em andamento,não me venha com esse papo hipócrita.