Computadores

18/06/2012 19h19 - Atualizado em 18/06/2012 19h19

IBM anuncia que tem o computador mais poderoso do mundo

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

A IBM anunciou hoje que roubou o primeiro lugar da lista dos "top 500 supercomputadores do mundo com o seu Sequoia. O computador será usado pela NNSA, o braço do governo americano responsável pela segurança nuclear dos Estados Unidos, é capaz de 16,32 petaflops ou mais de 16 quatrilhões de cálculos por segundo.

IBM Sequoia (Foto: Divulgação)IBM Sequoia (Foto: Divulgação)

A NNSA disse que planeja usar o supercomputador para criar simulações que permitem entender de forma mais abrangente o desempenho de armas e propriedades de materiais em casos de pressão e temperaturas extremas. Nos seus componentes o Sequoia usa arquitetura Blue Gene/Q, tem 1,6 milhão de núcleos de processamento e 1,6 petabyte de memória RAM.

O computador marca o retorno de um equipamento norte-americano na lista dos 500 supercomputdores mais poderosos do mundo, que antes era dominado por empresas orientais. O nome que ocupava a posição até então era o HPC Fx10 da Fujitsu, que tem poder de processamento de 10,51 petaflops.

Mesmo que a IBM tenha roubado o lugar da Fujitsu ela pode perder a colocação em breve e para a mesma empresa. A Fujitsu já anunciou que um novo supercomputador com capacidade para 23,2 petaflops está em desenvolvimento e deve ser comercializado ainda esse ano.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Rigo
    2012-08-13T15:30:49

    Quantos jogos sera que ele roda simultaneamente, em HD 4D?

  • Marcio Lima
    2012-06-25T16:27:57

    Será que o render ficará mais rápido?

  • Edie Ritchcock
    2012-06-25T14:56:52

    e o Brasil? desenvolve o que? só americanos e orientais investem em tecnologia.

  • Panico Trânsito
    2012-06-20T13:23:26

    No que é usado um o computador mais potente do mundo? Na simulação e estudo de armas de destruição em massa. Parabéns humanidade!

  • Guilherme Costa
    2012-06-19T20:39:09

    Inteligência artificial chegando.

  • Alexi
    2012-06-19T20:25:44

    Os futuros computadores quânticos-fotônicos farão esse daí parecer peça de museu daqui a uns 30 anos :D

  • Andre Dias
    2012-06-19T17:14:05

    no Futoro até Nossos Celulares Vão ser Superiores vai Por esses trambolhos no bolso de tanto desempenho

  • Rafael Miranda
    2012-06-19T16:52:48

    quero é ver rodar minecraft no máximo

  • Leo Onan
    2012-06-19T07:34:09

    no ano da "rio+20" me lançam uma para dessas e ainda mais pra que..."entender o desempenho de armas e propriesades..." é como se eu comprasse um super mac pra jogar paciencia...to falando

  • victor ichayo
    2012-06-19T01:02:23

    É verdade Rodrigo. Deixa a palavra 'roubou' para quando a Samsung lançar o dela não é?

  • Appeal
    2012-06-18T22:49:36

    Nada mal. Será que roda um COD?

  • Leonardo Faria
    2012-06-26T13:13:39

    Queria jogar Crysis 2 nele :D

  • Gustavo Silva
    2012-06-19T13:36:34

    Alguém saber me falar se essa config roda CS? to pensando em pegar um pc novo e tals.... ahuahuaha

  • Duda Weyll
    2012-06-19T12:23:54

    Querido Papai Noel...

  • Robert Almeida
    2012-06-19T09:49:43

    se colocar uma placa de video de 500 terabite ele roda jogo belezinha!!!

  • Junior Zombie
    2012-06-19T09:37:05

    GTA 3

  • Eduardo Silva
    2012-06-19T09:24:24

    Algo me diz que esse não roda MYST...

  • Franklin Silva
    2012-06-19T09:06:07

    Acho que o pessoal que não entende nada de processamento de dados deve ficar pensando pra quê tanto poder? O que essa criança faz em segundos nas nossas maquinas mais potentes (atualmente Core i7) levaria anos para concluir. Viva os super Pcs, sem eles não teríamos as respostas de muitas coisas científicas...

  • Jeferson Santos
    2012-06-19T08:50:18

    Deve rodar BF 3 sem lags! kkkk

  • victor ichayo
    2012-06-18T22:52:10

    Será que o tal Fujitsu tem coolers com tecnologia INVERTER? Pois e não tiver, toda hora vai travar por super-aquecimento. #fica a dica.

  • Edmilson Miranda
    2012-06-19T08:15:34  

    essas máquinas deviam estar dedicadas a simulações do comportamento do virus da AIDS, desenvolvimento das estruturas cancerígenas..utod buscando compreender pra conquistar a cura.. mas preferem simular explosões nucleares, ou não... é um burrice!

    recentes

    populares

    • Edmilson Miranda
      2012-06-19T08:15:34  

      Argumento de gente limitada. Vamos para tudo e dedicar todos os computadores do mundo para encontrar a cura para a SIDA. Meu camarada, se fosse pensar dessa forma, você não estaria aqui curtindo sua Internet, pois teriam dedicado todo o desenvolvimento na década de 80 para a SIDA. Faça um favor a sociedade cientifica, vai dormir.

  • Fabio Amaral
    2012-06-20T08:16:57  

    Bonitinho heim, pena que o desempenho não ajuda tanto.

    recentes

    populares

    • Fabio Amaral
      2012-06-20T08:16:57  

      Não? ta maluco.

  • victor ichayo
    2012-06-19T19:18:03  

    ERICK REIS, meu camarada vai devagar. IBM nunca foi brasileira. A divisão dela aqui no Brasil se chamava "Indústria Brasileira de Máquinas". Mas lá fora sempre foi "Industriy of Business Machines". #fica a dica.

    recentes

    populares

    • victor ichayo
      2012-06-19T19:18:03  

      Só para corrigir International Business Machines (IBM)

  • Erick Reis
    2012-06-19T18:05:56  

    Alguém pode me dizer quando chegará no mercado e qual será o preço ? Quero ver se minha mãe vai deixar eu colocar isso no meu quarto no lugar da minha cama já que eu não vou mais dormir mesmo com uma máquina dessas e na sala não adianta nem perguntar. Quero ver se algum jogo vai travar agora. E parabéns a essa incrível empresa a IBM, que aliás é a única empresa brasileira que presta nesse mundo. Vai Brasil, mostra que em tecnologia você é o melhor.

    recentes

    populares

    • Erick Reis
      2012-06-19T18:05:56  

      ENTAO IBM É EMPRESA BRASILEIRA AGORA !!!????

    recentes

    populares

    • Erick Reis
      2012-06-19T18:05:56