Internet

05/06/2012 16h49 - Atualizado em 05/06/2012 16h49

Lançamento mundial do IPv6 será nesta quarta-feira

Flávio Renato
por
Para o TechTudo

A rede mundial de computadores terá uma atualização importante durante essa semana. A previsão do lançamento do novo IPv6 será as 00h01GMT (21h01 horário de Brasília) desta quarta-feira 06/06. O objetivo é aumentar o número de IP disponíveis.

Logo oficial de lançamento IPv6 (Foto: reprodução)Logo oficial de lançamento IPv6
(Foto: Reprodução)

O motivo para a mudança é a escassez dos números de IP, pois o atual protocolo possui um limite de 4,3 bilhões de endereços. A transição dos protocolos levará anos, mas aparelhos e redes com IPv4 continuarão funcionando normalmente.

Um dos administradores da ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), Leo Vegoda, afirma: “A maior parte dos usuários não deverão se dar conta de nada”.

O IPv6 conta com um protocolo criptografado, onde é possível identificar todo o caminho percorrido por cada IP. Além disso, as mudanças que serão feitas não afetarão os usuários, uma vez que as páginas da web continuarão a aceitar acessos de ambos protocolos.

Grandes empresas como o Google, Facebook, Microsoft, Yahoo, AT&T, Cisco, D-Link e outras, estão se unindo para permanentemente habilitar o IPv6 em seus produtos e serviços, afirmando a importância da migração para que a comunicação entre diferentes aparelhos de uma rede privada ou profissional se torne mais eficiente.

Você pode acompanhar o lançamento através do site oficial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares