Placas

30/06/2012 11h00 - Atualizado em 30/06/2012 11h00

Marca chinesa cria versão da Geforce GTX 680 com refrigeração passiva

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Colorful resolveu criar uma placa de vídeo de ponta um pouco diferente do convencional: em lugar dos enormes ventiladores, o modelo iGame Geforce GTX 680 do fabricante vem envolvido em um grande heatskin, que retira o calor da placa. Em resumo, a placa fica mais econômica e silenciosa, mas tem a desvantagem de ficar muito maior e oferecer uma margem bem limitada para os overclockers.

Placa poderosa da Colorful inova ao dispensar o uso de coolers (Foto: Divulgação)Placa poderosa da Colorful inova ao dispensar o uso de coolers (Foto: Divulgação)

Caso o usuário queira, pode remover o enorme dissipador de alumínio e fixar coolers na placa. De qualquer forma, se adotar a solução padrão da Colorful, é bom garantir espaço dentro do gabinete: com o dissipador metálico de 20 tubos, a Geforce GTX 680 chinesa ocupa a área equivalente a três slots PCIe. Normalmente, placas de vídeo de alto desempenho tomam dois slots.

O modelo foi apresentado em funcionamento durante a Computex. A Colorful diz que a solução de refrigeração passiva em um equipamento de alto desempenho só foi possível por conta do novo processo de manufatura da Nvidia, que agora fabrica suas GPUs mais poderosas em 28 nm, o que, seguindo a Lei de Moore, eleva o desempenho e reduz o consumo de energia. Menos energia para mais desempenho resulta em menos calor.

Placas de alto desempenho despertam a cobiça de entusiastas, que gostam de acelerar seu desempenho através do overclock. Embora a possibilidade de fazer aceleração numa placa de refrigeração passiva deva ser levada com algum ceticismo, a fabricante garante que o modelo suporta algumas intervenções sem problemas. A placa da Colorful ainda não tem preço divulgado e nem mesmo disponibilidade no mercado. A marca chinesa tem pouca penetração no Brasil e seus produtos são mais comuns no mercado asiático.

Via The Verge e Tech Power-up

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares