Sistemas Operacionais

14/06/2012 16h25 - Atualizado em 14/06/2012 16h25

Microsoft considerou comprar a Nokia, mas mudou de ideia

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Microsoft e Nokia conversaram intensamente para o que poderia se tornar um dos maiores negócios do setor. Informações obtidas pelo jornal “The Register” apontam que as duas empresas chegaram a negociar a venda das propriedades e marca da Nokia para os criadores do Windows Phone. No entanto, a negociação não foi à frente depois que a MS teve acesso aos registros financeiros da parceira finlandesa.

Stephen Elop, CEO da Nokia, e Steve Ballmer, da Microsoft, anunciaram parceria estratégica na área de smartphones (Foto: Alastair Grant/AP)Stephen Elop, CEO da Nokia, e Steve Ballmer, da
Microsoft, quando anunciaram a parceria estratégica
na área de smartphones (Foto: Alastair Grant/AP)

O jornal inglês afirma que, no fim de 2012, alguns personagens importantes da MS receberam os registros da Nokia para avaliarem quais negócios iam bem e quais mereciam cuidados. O objetivo de vender a Nokia estava claro. Microsoft teria a opção de comprar algumas partes da empresa e deixar o restante para investidores chineses, segundo uma fonte.

Mas tudo deu errado. Tanto Microsoft como Nokia mantêm a posição de não entrar de vez no negócio (certamente bilionário). Ao que tudo indica, a Nokia acredita que ainda tem dinheiro em caixa suficiente para tentar recuperar a posição dominante de outrora no mercado de celulares. Por sua vez, como reportou o “The Register”, a Microsoft acredita que ainda há tempo de valorizar o ecossistema Windows Phone por iniciativa própria, sem depender das tecnologias da Nokia.

As ações da fabricante finlandesa continuam perdendo valor enquanto as companhias não chegam a um acordo. Atualmente a Nokia tem o menor valor em 15 anos, e o CEO da Nokia e ex-diretor da Microsoft, Stephen Elop, está enfrentando a maior desvalorização dos papeis da empresa: somente nos três últimos meses eles perderam 40%.

O site “CNET News” aponta os resultados financeiros da MS como motivo mais do que suficientes para adquirir a parceria. Don Reisinger escreve: “poderiam comprar a Nokia sem sequer sentir isso [o impacto financeiro]”. Há quem acredite que a MS vai esperar as ações da finlandesa desvalorizarem ainda mais antes de assinar o contrato de aquisição.

Via The Register e CNET News.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Leonardo
    2012-06-15T08:06:30  

    Pra Mim a Nokia Nunca Vez um aparelho realmente Bom! Teve tanta fama o N95 e outros vários modelos que sempre vem com carregador, bateria e um quit completo de Falhas e problemas....

    recentes

    populares

    • Leandro Leonardo
      2012-06-15T08:06:30  

      Nokia com defeito? Os melhores celulares que já tive foram Nokia