Sistemas Operacionais

25/06/2012 18h14 - Atualizado em 25/06/2012 18h56

Microsoft explica como será o 'Secure Boot' no Windows 8

André Fogaça
por
Para o TechTudo

No começo deste mês, a Microsoft comentou que traria um novo formato de boot para o Windows 8, no qual impediria qualquer sistema operacional, não assinado pela própria empresa, de iniciar no sistema. Algumas distribuições de Linux já se manifestaram e desta vez o Ubuntu é quem entra na jogada.

Ubuntu 12.10 (Foto: reprodução)Ubuntu 12.10 (Foto: reprodução)

A nova forma de início do sistema operacional foi chamada de Secure Boot e permite que apenas sistemas operacionais assinados pela Microsoft possam iniciar com o PC, como o Linux. Este Secure Boot custa US$ 99 – aproximadamente R$ 204 – e exige a criação de uma chave por ambas as partes, ou seja, da Microsoft e da distribuição do Linux. Até hoje, o Fedora e o Red Hat Enterprise confirmaram participação neste formato de boot e, desta vez, o famoso Ubuntu, da Canonical, comentou sua inserção deste novo método.

Segundo Mark Shuttleworth, criador do Ubuntu e da empresa Canonical, sua distribuição do Linux está trabalhando em uma ferramenta similar ao que a Microsoft obriga para permitir o dual-boot no computador. Desta forma, todo o ecossistema gratuito que foi criado ao redor do Linux não estará à mercê da boa vontade da Microsoft para permitir, ou não, sua instalação.

O membro da Canonical Steve Langasek disse que o Ubuntu liberou algumas informações sobre o driver UEFI, o responsável pela leitura da chave de instalação que o Windows 8 exigirá, e criou uma chave própria para esta distribuição do Linux. A chave estará disponível na imagem que instala o Ubuntu em todos os computadores.

A atitude pode não agradar a Microsoft, mas agradará a todos que ficaram com receio de perder a possibilidade de instalar livremente um sistema operacional de sua própria escolha. Algo que vem acontecendo até em lojas que vendem PCs prontos, como justificativa para baixar o preço da venda da máquina.

Via Neowin

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Oliveira
    2012-11-04T14:35:14

    Sinceramente, pra mim esta atitude da micro$oft é puro desespero, as novas versões de Linux que estão saindo, como o Mageia 2 e o Mint, são muito boas, com suporte e tudo mais, depois de 15 anos batendo cabeça com o windows, passei a utilizar o Mageia 2 e hoje só utilizo este sistema operacional, que ja vem completo.

  • Marcio Maciel
    2012-06-26T20:11:57

    Caramba, custa muito fazer o dever de casa? 1) Os PCs vão passar a usar uma 'nova' BIOS (UEFI), que JÁ É USADA HÁ ANOS nos Mac, e foi criada pela IBM! Ou seja, a MS apenas vai passar a usar algo criado pela IBM e usado pela Apple! 2) a UEFI que é responsável, entre outras coisas, pelo boot seguro, que impede que vírus se iniciem ANTES do sistema operacional (rootkit), ou seja, é algo BOM para os usuários! (continua...)

  • Sergio Carvalho
    2012-06-25T22:02:10

    MS mais uma vez dando as caras, e tem FanBoy de Windows que diz que ela ajuda no desenvolvimento do software-livre.