Sistemas Operacionais

11/06/2012 06h00 - Atualizado em 11/06/2012 06h00

Microsoft libera suporte ao Linux no Windows Azure

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Microsoft passará a oferecer máquinas virtuais com Linux no Windows Azure, seu serviço de cloud computing. A mudança tem como objetivo fazer frente à concorrência da Amazon.com, que já oferece o Linux em seus serviços de nuvem.

azure_linuxWindows Azure pode rodar Linux (Foto: Reprodução)

A iniciativa tem como alvo principal os clientes corporativos que gostam das soluções Windows mas também precisam do Linux para seus sistemas. Com essa medida a Microsoft também irá aumentar um pouco mais a participação do Azure que, de acordo com o anúncio, agora também suporta Python e Java, além de tecnologias de desenvolvimento Web como Node.js e PHP.

Os clientes que optarem por usar o Linux terão à sua disposição somente máquinas virtuais com distribuições certificadas para o serviço, como Suse Linux Enterprise Server SP2, OpenSuse 12.01, CentOS 6.2 e Ubuntu 12.04. Como é comum nesse tipo de serviço, o sistema de cobrança será por hora.

Por enquanto, as máquinas virtuais Linux serão oferecidas no modo de visualização de tecnologia, por isso o preço não foi anunciado. De acordo com o anúncio publicado pela Microsoft, além das imagens de máquinas virtuais das distribuições selecionadas, os usuários poderão importar também as suas próprias através do Virtual Hard Disk (VHD) da Microsoft. As imagens serão persistentes, o que significa que podem ser desligadas e reiniciadas sem perda de dados.

O Linux tem atualmente uma grande fatia do mercado de computação na nuvem. Com o anúncio da Microsoft afirmando que vai suportar a plataforma no Azure, percebe-se que ela também não quer perder participação do Windows nesta área.

Via InfoWorld

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fábio Prado
    2012-06-11T09:30:15

    Hehehhe... eu diria que eles estão entre o terceiro e quarto estágios (barganha e depressão.) Procure pelos five stages of grief...