Sistemas Operacionais

20/06/2012 13h16 - Atualizado em 27/06/2013 17h40

Microsoft apresenta Windows Phone 8 muito mais potente e com novo design

Allan Melo
por
Da redação

Dois dias depois de revelar seu próprio tablet com Windows 8, a Microsoft apresentou o novo Windows Phone 8 em um evento para jornalistas em São Francisco (EUA). Sua nova plataforma para smartphones deve chegar ao mercado até dezembro, e não equipará nenhum dos telefones vendidos hoje com o Windows Phone 7.

Windows Phone 8 (Foto: Divulgação)Windows Phone 8 equipará apenas aparelhos ainda não lançados (Foto: Divulgação)

Segundo o gerente de marketing da Microsoft, Greg Sullivan, "a natureza do investimento (no Windows Phone 8) é principalmente em áreas que não são explorados no hardware existente". Por este motivo, o Windows Phone 8 será restrito apenas aos novos aparelhos que chegarem ao mercado.

Aparelhos vendidos no mercado brasileiro, como o Nokia Lumia 800, 710 e o HTC Ultimate, devem receber apenas uma atualização para a nova versão 7.8 (a atual versão é a 7.5). Por enquanto, a empresa apenas falou que implementaria a nova tela inicial.

Microsoft implementa poucas, mas boas mudanças no design do Windows Phone 8

Além disso a empresa implementou boas mudaças na usabilidade de seus telefones, sem, no entanto, promover grandes diferenças no design. Segundo a Microsoft, muitos usuários reclamavam que não conseguiam personalizar completamente os seus telefones.

A grande diferença visual entre os dois sistemas é a nova tela principal. Agora, ela é toda preenchida pelas Live Tiles, e suas funcionalidades estão bem parecidas com o que a Microsoft já havia apresentado para o Windows 8. Assim, além de mais flexíveis na organização, as Tiles também ficaram menores e ganharam mais cores para personalização.


Windows Phone 8 será muito mais potente e flexível

A grande novidade do Windows Phone 8 é o "Core compartilhado", uma ideia desenvolvida pela Microsoft que coloca todo o mecanismo de funcionamento interno presente no Windows para desktops dentro dos smartphones. Na prática, drivers e quaisquer outras necessidades desenvolvidas para o Windows 8 serão também compartilhadas aos telefones.

Share Windows Core do Windows Phone 8 (Foto: Divulgação)Share Windows Core do Windows Phone 8 (Foto:
Divulgação)

Como esperado, a Microsoft anunciou também o novo suporte a processadores com mais de um Core, uma limitação presente no atual Windows Phone 7.5 em aparelhos como o Nokia Lumia e o HTC Ultimate. Segundo o anúncio feito pelo gerente do programa Windows Phone, Joe Belfiore, o sistema suportará processadores de 64 bits com mais de dois Cores, sem indicar, no entanto, a limitação máxima.

Ainda relacionado ao hardware, a Microsoft falou que os novos aparelhos terão suporte a cartões microSD, e que será possível guardar vídeos, fotos e instalar aplicativos; assim como o Android já tem feito.

Windows Phone 8 vai trabalhar com processadores Dual Core e com novos formatos de telas e terão microSD (Foto: Divulgação)Windows Phone 8 vai trabalhar com processadores Dual Core e com novos formatos de telas e terão microSD (Foto: Divulgação)

Outra novidade é que o sistema já está preparado para suportar telas de alta resolução. Para isso, o sistema suportará três resoluções: 800 x 480 em 15:9, 1280 x 768 em 15:9, e 1280 x 720 em 16:9 (este último, em outras palavras, é o suporte a telas "HD widescreen").

Microsoft abandona Bing Mapas e aposta em facilidades dentro do próprio sistema

Belfiore anunciou que todos os aplicativos do Windows Phone 7 funcionarão no Windows Phone 8, e que o navegador do sistema será o novo Internet Explorer 10, com o mesmo desempenho da versão para computadores. Nos jogos, a plataforma gráfica será o já conhecido DirectX, e títulos como Halo, Skyrim e Assassin's Creed chegarão em breve a plataforma.

NFC tag para cartões de visita serão lidos pelo novo Windows Phone 8 (Foto: Divulgação)NFC tag para cartões de visita serão lidos pelo novo
Windows Phone 8 (Foto: Divulgação)

Além disso, todos os novos telefones poderão contar com a tecnologia de comunicação sem fio NFC, usado atualmente principalmente para pagamentos. Durante a apresentação, Belfiore mostrou diversas outras aplicações do qual o Windows Phone era capaz de reconhecer automaticamente, como a agenda, que reconhece um cartão de visitas com uma tag NFC.

Confirmando os rumores ditos nas últimas semanas, também, a Microsoft abandonou o Bing Mapas e o substituiu pelo Nokia Mapas. Para eles, a plataforma de mapas da fabricante finlandesa é uma das melhores do mundo, e todos os aparelhos com Windows Phone 8 aproveitarão os recursos de navegação offline, navegação ponto-a-ponto e o rico banco de dados da empresa.

Novos aparelhos receberão update over the air

Os futuros aparelhos com Windows Phone 8 serão fabricados pela Nokia, Huawei, Samsung e HTC, todos usando hardware da Qualcomm. A empresa também garante que trará updates para todos os aparelhos por, pelo menos, 18 meses. Os softwares será atualizado via "over the air", sem conexões com PCs.

O sistema é um dos preferidos pelos consumidores, de acordo com uma pesquisa de satisfação de consumidores feita pela Amazon. Nas estatísticas, o Windows Phone equipa sete dos nove telefones mais bem avaliados por seus clientes.

O que podemos esperar do Windows Phone 8? Será que deixa o iOS e o Android para trás? Comente!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mário Santos
    2012-06-22T21:05:14

    PQP ... Isso SIM É POTÊNCIA! Microsoft + NOKIA = Parceria de 1º MUNDO!

  • Carlos Moncao
    2012-06-21T08:03:07

    Lumia 1000 PureView Windows Phone 8.... Eu quero!!!!

  • Luciano Asunção
    2012-06-20T18:42:40

    É justamente uma galerinha que usa o iPhone como símbolo de status e não aceita que o iPhone não é o melhor para todos os usuários que me deixa com nojo do iPhone. Você tem e gosta? Ótimo, mas nem todos que podem gostam e nem todos que gostam podem ter. Tenho um pq sou parcialmente independente e moro com meus pais, mas posso te dizer que nas casas Bahia dá pra parcelar o iPhone em 24x, então por favor, menos, gente. Nenhum de nós tem carro importado pra ficar se achando por tão pouco.

  • Diego Duque
    2012-06-20T17:50:35  

    Bando de Liso e de gente sem o menor conhecimento técnico, vão estudar rapaziada quem sabe vocês conseguem dinheiro pra comprar uma MAC e sentir a diferença.

    recentes

    populares

    • Diego Duque
      2012-06-20T17:50:35  

      Falou o Rico. Me conte como é ter um carro importado na garagem e ser o f*dão que revolucionou a tecnologia com seu conhecimento avançado. Te digo que tenho um iPhone e estou comprando um Mac e nem por isso sou rico :D

  • Carlos Moncao
    2012-06-20T15:06:48

    Agora só falta a Nokia lançar um Lumia 1000 PureView Windows Phone 8. MEDO!!!!

  • Valério Vito
    2012-06-20T14:39:47

    Bemvindo ao mundo celular tela azul, rsrs

  • Tampinha
    2012-06-21T14:54:21

    Sylvester Stallone de peruca apresentando o Windows Phone 8. kkkKKKkkKkkkK

  • Adinei Gazani
    2012-06-21T13:17:42  

    + 1 motivo pra eu não comprar Windows Phone.

    recentes

    populares

    • Adinei Gazani
      2012-06-21T13:17:42  

      ????????????????

  • Dante Ortuzal
    2012-06-21T10:24:45

    Não, Getulio Neto eu li uma matéria que dizia que nenhum dos windows phones atuais receberia o Windows 8

  • Fernando Silva
    2012-06-20T19:06:52

    Oras, o WindowsPhone já deixou para trás o iOS e o Android. É só olhar a pesqusa: "O sistema é um dos preferidos pelos consumidores, de acordo com uma pesquisa de satisfação de consumidores feita pela Amazon. Nas estatísticas, o Windows Phone equipa sete dos nove telefones mais bem avaliados por seus clientes. Se dos 9 telefones considerados os melhores sete tem o WP, é pq ele já é o que manda!

  • Lucão
    2012-06-20T17:50:00

    Melhorou um pouco, mas esses icones com quadrados com cores chapadas, alguns sem legendas, nao é nada prático de mecher. Até tenho vontade de comprar um nokia 710 com windows phone, mas quando no Android, me desanima, é muito melhor nao ha o que discutir, mas acho que a Microsoft esta no caminho certo.

  • Reinaldo Santos
    2012-06-20T16:39:03

    Sou dono de um nokia lumina 800, resolvi comprar o 800 justamente para testar um sistema que, se fosse pesquisado estava obivia a atualização, achei excelente o windows phone e pretendo atualizar tanto meu atual lumina800 para a versao 7.8 WP quando comprar um novo smartphone com o windows phone 8. A microsoft caprichou muito no windows phone e juntamente com a eficiencia da nokia criou um dos melhores sistemas mobile que ja pude experimentar. Ja tive IOS 4 e 5, Android 2.3 e 4 e Symbian, e o WP ainda me parece a melhor escolha pra um usuario exigente, que queira facilidades e conforto!

  • Me La
    2012-06-20T16:19:35

    Que belo coco que eh esse começo de windows phone.. o negocio mal lançou ja tem uma versao 8 anunciada, sem poder atualizar aparelhos novos como o lumia para o 8.. ainda bem que desisti de comprar.. ia me ferrar

  • Manumalu
    2012-06-20T15:42:02

    Espero que essa 7.8 seja boa, espero há tempos pelo Windows Phone 8, agora ver que não será disponibilizado para o meu Lumia 800 é uma pena...

  • Alberto Ferreira
    2012-06-20T15:04:53

    PERFEITO essa nova tela inicial!!! Irei trocar o meu atual Windows phone por um SUPER Windows Phone com o maior praazer!!!

  • Luciano Asunção
    2012-06-20T18:36:25

    Agora ficou F*ODA! Sai de um Android com Galaxy s II (Aparelho perfeito, mas não consigo engolir o Android) e estou indo pro iPhone, mas confesso que estou pensando seriamente em comprar um WPhone. A única coisa que fazia com que eu me colocasse contra o S.O era a impossibilidade de colocar um Cartao SD, mas ja arrumaram isso. Muito bom! Para mim é o segundo melhor S.O de telefone móvel que temos atualmente! Parabéns, Microsoft!

  • Bruno Albuquerque
    2012-06-20T16:38:57

    Enquanto isso, em outubro o já obsoleto Iphone 3gs recebe a atualização do ios 6. E ainda tem gente que questiona a Apple.

  • Evandro Castro
    2012-06-20T15:14:48

    Vamos esperar para ver se vale a troca.

  • Reynald Oliveira
    2012-06-20T15:13:35

    pensei que poderia atualizar meu smart pro WP8... vamos ver essa nova atualização que irá sair aí... de qualque forma irei juntar uma prata pra comprar um WP8... rapidinho eu compro ele!!!!!!! :D

  • Marcio Martins
    2012-06-20T15:11:49

    Se bem que esse corrida de superação de hardware e software das fabricantes está atrapalhando o desempenho dos desenvolvedores de aplicativos e jogos. Posso estar enganado, mas imagine vc ter uma desenvolvedora e levar 2 anos para desenvolver um baita jogo pro iphone. Quando ele for lançado já teremos uma defasagem tecnológica tão grande pro joguinho q não vai fazer sucesso. Celulares hj já tem quase a capacidade de um ps3 mas só vemos jogos bobos. Se ocorrer uma estagnação de hardware acho q iriamos ganhar mais em aplicativos com maior investimento. Um joystick para usar no ipad seria justo.

  • Carlos Bernardino
    2012-06-20T15:07:49

    Thank you, but no, thank you.

  • Marcio Martins
    2012-06-20T15:07:21

    Essa historia e esse hipe todo que se cria em torno do bola da vez, do novo iphone killer, termina sempre em decepção... Já tivemos o super Nexus One (eu tive e que lixo), htc evo 4g, meizu, galaxys, lumia e nada que convence a maioria mesmo... Claro que sempre acaba conquistando um ou outro levando a ter alguma significância em vendas por uns meses. Mas é algo que não tem continuidade, mas o resultado é excelente para nós. A concorrência está absurda. Todo ano são lançados inúmeros celulares que trazem alguma contribuição que vai parar nos nossos bolsos.

  • Bruno Moura
    2012-06-20T14:39:38

    Pelo que vi em outro blog, ao vivo, esse aparelho é um protótipo Nokia, criado para esta apresentação.

  • Filipe Rokr
    2012-06-20T14:35:49

    Alguém sabe me informar o modelo do celular que aparece nas imagens acima?

  • Dilson Silva
    2012-06-21T10:22:54

    Brace your selves, trocadilhos com a tela azul e o IE virão