Tablet

18/06/2012 15h24 - Atualizado em 18/06/2012 15h29

Mozilla desenvolve navegador minimalista para iPad

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

A Mozilla está trabalhando em um novo navegador para iPad, o chamado Junior. O browser possui interface bastante simples e pretende "reinventar os navegadores" no mundo dos tablets. O anúncio foi feito por Alex Limi, polêmico designer de interfaces da Mozilla que afirmou que a experiência de navegação fornecida pelo Safari, o browser da Apple, é "miserável" nos dispositivos iOS de tela grande.

Junior é a alternativa de navegador da Mozilla para iPad (Foto: Reprodução/The Verge)Junior é a alternativa de navegador da Mozilla para iPad (Foto: Reprodução/The Verge)

A navegação no Junior é sempre realizada em tela cheia e nem mesmo a barra de endereços é exibida por padrão. Sua interface mostra apenas dois botões principais: um para voltar ou avançar a página e outro para mostrar a barra de endereços e o histórico de sites acessados. A Mozilla também aboliu o conceito de abas – no lugar delas estão miniaturas dos últimos sites visitados pelo usuário.

O principal diferencial do novo browser é o suporte a múltiplas contas de usuário. De acordo com a Mozilla, muitas pessoas compartilham o tablet entre membros da família, e com o Junior, cada um poderá manter seus próprios dados de navegação, incluindo histórico, favoritos e configurações pessoais.

Devido às restrições do sistema operacional iOS, o Junior não utilizará o tradicional motor Gecko, responsável por renderizar as páginas no Firefox. A engine do Junior será a WebKit, a mesma utilizada no Safari, no Google Chrome e no Opera Mini para iOS. Também não será possível configurar o navegador como padrão.

O Junior ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e não tem data para ser lançado na App Store. Atualmente, a Mozilla possui apenas um aplicativo para iOS, chamado Firefox Home, que sincroniza favoritos e abas entre um computador e um iPhone.

Confira o vídeo de demonstração do novo browser:


Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio Santos
    2012-07-04T17:54:14

    se eu compro um ipad2 hoje amanha ja tem o ipad1000

  • Adão Mendes
    2012-06-19T11:29:16

    O browser móveil a ser batido hoje é o Internet Explorer 9 do Windows Phone 7.5. Por mais incrível que pareça, tendo em vista que o IE é, de longe, o pior navegador para PCs, essa é a verdade. Simples, extremamente rápido e funcional nos móveis.