Tablet

14/06/2012 07h55 - Atualizado em 14/06/2012 09h43

Nova tecnologia cria botões físicos dinâmicos em telas touch

Felippe Fogli
por
Para o TechTudo

A empresa de tecnologia Tactus está desenvolvendo uma nova tela para smartphones que promete criar botões físicos em telas sensíveis ao toque. Segundo a empresa, não se trata de nenhum truque para enganar os sentidos, mas sim do surgimento de botões que podem ser manipulados como se fossem um teclado tradicional.

tactusNova tecnologia da Tactus para dispositivos touchscreen (Foto: Divulgação)

O lançamento oficial da tecnologia está previsto para o ano que vem, e ele poderá ser usado em qualquer dispositivo, tendo em vista que toda a mágica acontece na própria tela. Quando acionada, a Tactus faz com que microfluidos deformem a superfície da tela, preenchendo pequenas bolhas transparentes responsáveis pela criação dos botões.

tactus_2Bolhas criadas pela Tactus (Foto: Divulgação)

Apesar da elevação criada no display, tudo volta ao normal no momento em que as teclas são desativadas. Os componentes estão sendo trabalhados para que tenham a mesma espessura apresentada nos dispositivos atuais, facilitando as adaptações e migrações para o novo produto.

Brincando ao defender a criação da solução tecnológica, o CEO da empresa, Craig Ciesla, diz ter saudade do seu Blackberry e que gostaria de ter os botões físicos de volta. Um porta-voz da Tactus deu um depoimento ao site TG Daily, alegando que sua tela é a primeira do mundo a executar a tarefa de deformar a superfície com botões dinâmicos reais.

Confira um pequeno demonstrativo do protótipo em ação:


Via Dvice e TG Daily

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sérgio Mallandro
    2012-06-15T08:10:21

    Se tivesse sido uma certa empresa de smartphones que tivesse inventado isso, ia estar cheio de neguinho falando que é a coisa mais brilhante do universo.

  • Yann Plaza
    2012-06-15T07:36:16  

    "touch está muito bem" pra você né amigo, tem pessoas que nao gostam de touchscreen e preferem os botoes fisicos, principalmente mandar mensagens e e-mail do aparelho. Pode sim ser promissor e abrir portas para varias tecnologias.

    recentes

    populares

    • Yann Plaza
      2012-06-15T07:36:16  

      Para que existem os teclados físicos ???? não há sentido em ter um aparelho touchscreen que se torna físico, ou a pessoa quer um aparelho com teclado físico ou touch.

  • Vandembergue Silva
    2012-06-14T15:47:10  

    ñ vejo vantagem nessa tecnologia, posso estar sendo ignorante, mas no passado tirou o teclado físico, por colocar agora de novo nas telas touch?????

    recentes

    populares

    • Vandembergue Silva
      2012-06-14T15:47:10  

      A vantagem é poder usar um tablet ou smartphone com a mesma agilidade que um PC com teclado físico. Sem precisar olhar onde esta tocando. É uma evolução sim. Essas bolhas não ocupariam parte da tela o tempo todo, e sim surgiriam quando necessario. E é opicional.

  • Jessé Queiroz
    2012-06-14T11:42:05  

    fantástico! prova de que a raça não presta mas pelo menos ainda consegue criar tecnologias brilhantes que não envolve matar um ao outro. #serhumano

    recentes

    populares

    • Jessé Queiroz
      2012-06-14T11:42:05  

      Scorsese Tarantino kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Jessé Queiroz
      2012-06-14T11:42:05  

      Eita maconha braba amigão! Sobrou alguma coisa? Um abraço.

  • Oliver Fagionato
    2012-06-14T15:48:09

    O teclado fisico foi tirado pois ele precisava conseguir se adaptar a cada aplicação separadamente, sem ter o mesmo layout em todas. Se conseguirem, como está sendo dito nessa materia, criar um teclado que se adapta à aplicação, criando botoes especificos para cada uma, e alem disso fisico, que dá para sentir com o dedo, eu não vejo como isso seria um regressão. Penso que é essa vontade incansavel que algumas pessoas tem de falar mal e contestar sem pensar.

  • Nélio Santos
    2012-06-14T12:32:57  

    Tiraram o teclado físico para colocar o touch e agora colocam um tipo "físico" no touch. Não seria regredir?

    recentes

    populares

    • Nélio Santos
      2012-06-14T12:32:57  

      Não é regredir. É um grande avanço. Essa tecnologia é adaptavel e opcional. Nao ocupa espaço e peso o tempo todo como no antigos teclados. A resposta tátil aumentaria muito a produtividade das telas touch, que hoje em dia servem apenas para consumir conteudo. E nao produzir.

  • Josinaldo Júnior
    2012-06-14T19:11:21

    Fantástico! Esse recurso é um passo a mais para aposentarmos os computadores como conhecemos hoje.

  • Felipe Ito
    2012-06-14T19:08:33

    É interessante. Mas teria que ver a resistência dessa tela, durabilidade, entre outros pontos. Se tiver vários prós, com certeza será adotado em smartphones uma hora (tem muita gente que até hoje não se acostumou com teclados touch).

  • Italo Neto
    2012-06-14T17:06:56

    Simplesmente sem futuro isso ai...

  • Gustavo Fernandes
    2012-06-15T00:49:21

    Qual a necessidade disso? Aumentar os preços? Diminiur a resistência e consequentemente a durabilidade? Sei lá. Achei inútil!

  • Vinicius Santos
    2012-06-14T22:17:09

    Italo, sem futuro? Cara se der certo não apenas a tela do celular pode ter esse comportamento, como os botões físicos e vários outras novas funcionalidades, é uma idéia muito promissora! Assim pode haver um celular todo 'liso' sem nada q ganha características especificas durante o uso.

  • Fábio Assis
    2012-06-14T21:43:41

    Fantástico! Tomara que essa tecnologia realmente chegue ao mercado o mais rápido possível.

  • Igor Santos
    2012-06-15T18:02:26

    Concordo com o Sérgio Mallandro!

  • Thiago Ribeiro
    2012-06-15T13:20:01

    Muito bom, uma bela evolução... vamos ver quais os beneficios essa nova funcionalidade vai nos trazer.... de bate pronto ja sei que vai beneficiar os deficientes visuais..... muito bom mesmo.

  • Gustavo Fernandes
    2012-06-15T00:55:39

    Inutilidade em nível asiático.

  • Ikehara Jorge
    2012-06-16T16:13:53

    Simplesmente fantástico!!! Para os que criticam, o teclado físico foi substituído pelo virtual por falta de espaço em equipamentos menores e não por ser melhor. Eu uso o Motorola Milestone justamente pelo teclado que não abro mão na hora de digitar rápido. Que venha logo!!!!