Jogos de esporte

14/06/2012 16h04 - Atualizado em 14/06/2012 17h56

Produtor de PES 2013 acusa FIFA de copiar ideias

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Qual é o melhor? Pro Evolution Soccer ou FIFA? Essa discussão ainda vai durar mais algum tempo, mas a Konami, produtora de PES, resolveu contra-atacar na guerra pelo público com uma acusção contra FIFA, que teria copiado sua série de futebol. A acusação veio de John Murphy, Diretor de produção de PES 2013, em entrevista ao site Eurogamer.

Produtor de PES 2013 acusa de FIFA de copiar ideias (Foto: Divulgação)Produtor de PES 2013 acusa de FIFA de copiar ideias (Foto: Divulgação)

Durante a entrevista Murphy não poupou acusações contra a concorrência e foi taxativo em suas afirmações. “Se você for lembrar do passado, verá que eles [FIFA] eram um jogo totalmente de PES e começou a se parecer com um jogo que copiava PES, pegando elementos e áreas para se transformar no produto que eles têm agora”, disse o produtor. “O que você quer dizer? Que a EA copiou PES?”, perguntou o website. Jon não perdeu tempo e respondeu que “Sim”.

Jon lembra ainda que a Electronic Arts está fazendo propaganda sobre FIFA 13 utilizando como chamariz o sistema de inteligência artificial e mecânica. “Isso é exatamente o que nós estávamos trabalhando no ano passado como meta principal. Não é coincidência”, disse.

O produtor culpa ainda alguns jogadores que hoje “torcem” por FIFA e detratam PES, que “esqueceram que o título foi o criador de muitas ideias utilizadas hoje na série FIFA”. Mas, Jon Murphy alega que não crê que a EA ainda hoje esteja copiando a série da Konami. “Mas eles possuem um longo histórico de copiar PES até chegar ao resultado atual. Só não podemos esquecer que nosso jogo foi o pioneiro de todas as ideias que eles copiaram”, finalizou.

Quem ganha essa guerra? Os jogadores vão descobrir mais próximo do final do ano, quando Pro Evolution Soccer 2013 e FIFA 13 chegam ao mercado, para consoles, PC e portáteis.


Via Eurogamer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Silva
    2012-06-19T10:53:46

    PES era bem legal na época do ps2, com os consoles atuais, o fifa passa o carro nesse lixo que o pes virou

  • Caio César
    2012-06-18T18:34:07

    pra quê o o fifa copiar pes? q é um jogo muito mentiroso!! eles querem é falar que é melhor que FIFA mais nunca vai ser!

  • Bruno Silva
    2012-07-11T00:05:53

    Olha...até 2009 o PES era infinitamente melhor. Nas versões 2010 e 2011, o FIFA conseguiu uma proesa que acho que nunca mais vai repetir, dar de lavada no PES. Tanto, que o 2012 mudou todo seu conseito e melhorou. Essa concorrência só fez bem para nós. Viva FIFA...Viva o PES/WE

  • Gustavo Henrique
    2012-07-10T18:37:05

    FALA SÉRIO !!! O produtor do PES já confirmou que copiou descaradamente o motor de impacto do FIFA12 ... putz , japomês quer falar que faz melhor jogo que futebol do que a EA , licenciada pela própria FIFA ? Por.r4 , vsf mano

  • João Martins
    2012-06-29T02:03:46

    SInceramente falar q PES eh quadrado...PES eh mto mais estimulante e competitivo

  • Brunofla007
    2012-07-10T20:44:18

    Como que alguém rouba a ideia de alguém e consegue ser superior? Por acaso os produtos falsificados do Paraguai são melhores do que o original? FIFA é melhor, aquela jogabilidade presa e robótica dos PES é única.

  • Allan Rodrigues
    2012-06-23T23:06:28

    Parabéns ao Pes pelo pioneirismo e parabéns ao Fifa pela inovação. E viva a concorrência.

  • Wesley Araujo
    2012-06-22T23:59:54

    Fifa Wins Melhor Simulador de Football eu to com o pes do meu colega to quase quebrando ele Jogo Horriivel esse PESsimo !

  • Josue Silva
    2012-06-20T20:01:38

    kkkkkkkk o que eles tem a dizer de os titulos do fifa de melhor jogo do ano. e tem mais o pes ta copiando o fifa simm no sistema de movimento individual dos jogadores, o pes os jogadores corria engual agora eles estao querendo copiar o fifa no movimento dos jogadores. pes e lixoo.eu jogava pes agora nem quero ouvir falar nesse lixo de jogo. fifa da 100000000..... no peslixo kkk

  • José Melo
    2012-06-20T17:54:51

    Cara, para bater falta no FIFA é só dar um toquezinho, no PES vc tem q c ninja! No FIFA dá pra fazer inúmeros dribles (lambreta, pedaladas, 360°, lençol), no PES tem bem menos, FIFA 07 é melhor que PES 08! Outra, os gráficos do FIFA dão de 10 nos da PES. Para ganhar mais os jogadores, o PES tem evoluir mt.

  • Eduardo Braz
    2012-06-20T17:28:50

    A Cópia vicou melhor que a original... FIFA > PES

  • Marcos Silva
    2012-06-20T09:04:00

    O "Super Man " perde de goleada para os goleiros do FIFA cada defesa mentirosa que aqueles goleiros fazem que da até nojo !! mas eu ainda sim gosto do FIFA>

  • Atila Jr
    2012-06-19T20:52:18  

    Sempre gostei de fifa, mas esse ano resolvi comprar o pes 2012 devido meus amigos reclamarem que so jogo fifa, que arrependimento, pra mim perde em tudo, jogabilidade, graficos, diversao e o principal: poucos oponentes Online! PES tem muito a evoluir! ja que o FIFA copiou o PES no passado, agora e a vez da PES copiar o FIFA prq do jeito que esta vai falir facil!!!

    recentes

    populares

    • Atila Jr
      2012-06-19T20:52:18  

      Nada haver falir, o jogo é ótimo não é porque algumas pessoas não gostam que vai falir.. não defeca

  • Gabriel Barros
    2012-06-18T19:48:14

    O fifa tem que copiar muito o pes, fifa tem taticas prontas graficos feios, jogo online horrivel...

  • Airton Souza
    2012-06-17T21:57:11

    Copiar o Pes? Sério? EA ficou 3 anos sem consertar o goleiro mongol? as faltas sem noção? Inovou alguma coisa? E pra finalizar: Se copiou, por que não tem nada a mais no PES? e.e' Pes 2012 a unica coisa que vi de mais foi o treino ter voltado -_-'

  • Neymar Ronaldo
    2012-06-17T20:59:00

    disculpa guenhar da maquina

  • Allan Fernandes
    2012-06-17T15:40:54

    Esse é o fundo do poço, só que não jogou fifa ou fã DOENTE do pes, diz que o fifa é pior, sé para jogar sozinho ou com amigos o fifa é muito melhor. EA passou dez anos comendo poera da Konami, mas reconstruí a franquia e deu certo. O Menu da Konami continua melhor, é verdade, mas o jogo, a bola rolando, o fifa se superou. E pelos videos que vi acho bem improvável o pes ser melhor este ano, Ah só tem um pais no mundo que o pes vende mais, Brasil, o por que é um mistério já que os times brasileiros estão escrachados no PES, tomara que melhorem.....

  • Jonatas Symon
    2012-06-16T23:57:54

    Bom galera, eu tenho os 2, a verdade é que o Pes é muito mais divertido de jogar que o FIFA, o FIFA é mais bem acabado, por causa dos clubes, jogadores, mas, o PES é mto mais legal de jogar, se vc quer parar e jogar com um amigo o PES é mto melhor.

  • Tiago Campolina
    2012-06-15T18:10:36  

    Não tem comparação. Fifa sempre foi jogo de quem não tinha habilidade o suficiente para jogar em alto nível. Desde lançado, o fifa sem pre foi mal feito e tosco. Dava pra correr do juiz o dia inteiro quando ele ia dar o cartão. É claro e notório que o FIFA só virou um jogo razoável - pra quem tem condição de analisar, pq esses "fifeiros" aí, brincadeira né - quando começou a copiar o PES. É so comparar o PES do PS1 com o fifa do mesmo ano. Não dá pra comparar.

    recentes

    populares

    • Tiago Campolina
      2012-06-15T18:10:36  

      FIFA desde de 2010 pra mim sempre supero o PES em quesntao do modo carreira do fifa sem bem superior em questao de realismo vc nunca vai colcar Messi em time brasileiro no FIFA

  • Gustavo Anna
    2012-06-15T17:23:19

    Eu sempre fui jogador de PES, porem quando comprei meu XBOX veio com o FIFA 12, e cara eu nao consigo mais jogar PES, acho muito mais competitivo e muito mais realista, nada contra o PES, mais agora eu sinceramente vou priorizar o FIFA 13 quando lancar. Apenas minha opiniao.

  • Pedro Mendonça
    2012-06-15T12:47:39  

    FIFA e PES são duas porcarías... Não chegam aos pés de Ronaldinho Soccer ou do International Superstar Soccer DELUXE!

    recentes

    populares

    • Pedro Mendonça
      2012-06-15T12:47:39  

      Concordo, Superstar Soccer FTW, todo mundo copiou e a rare nunca fico de mimimi hahahahhaha

    recentes

    populares

    • Pedro Mendonça
      2012-06-15T12:47:39  

      Ronaldinho Soccer 97 quem lembra o jogo mais competitivo de todos os tempos

  • Rodrigo Rocha
    2012-06-15T11:14:20  

    Eu sempre fui fã de pes des da epoca do ps1 quando se chamava Wining eleven mais desde fifa 09 o pes perde feio em jogabilidade só ganha no grafico, como beleza não põe mesa....

    recentes

    populares

    • Rodrigo Rocha
      2012-06-15T11:14:20  

      Minha situação é exatamente igual a sua, joguei PES a vida toda, cheguei a criar minhas próprias atualizações para PS1, mas desde Fifa 09 que não consigo mais jogar PES, o Fifa vem dando um show ... espero que eles continuem essa "guerra", porque quem ganha com isso somos nós, que a cada versão temos jogos melhores e mais perto da perfeição.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Rocha
      2012-06-15T11:14:20  

      Eu troquei PES pelo FIFA des de quando lanço o FIFA 08!

  • Robson Santos
    2012-06-15T10:41:30  

    O FIFA pode ser melhor em realismo e autorizações de times....mas é chato pra caramba....continuo preferindo o PES...e o pessoal q diz q dá pra fazer gol driblando o time todo com um cara só, só se for contra Noob...jogando contra quem manja nunca vai conseguir. Se insiste é só vir tirar contra no PES 2011! PSN ID: pepedrom

    recentes

    populares

    • Robson Santos
      2012-06-15T10:41:30  

      Fica quieto cara,o pes é jogo pra criancinha,o fifa é jogo pra homem mesmo,o Kaka joga fifa,o Rooney joga fifa,o filho de 2 da minha vizinha joga pes!!!

    recentes

    populares

    • Robson Santos
      2012-06-15T10:41:30  

      Corrigindo ai em cima,o filho de 2 anos da minha vizinha joga pes.

  • Higor Martinho
    2012-06-15T10:41:06  

    Mauricio eu acho que você esta errado, porque não é só com o Messi que você faz, da pra fazer até com Diaby !!

    recentes

    populares

    • Higor Martinho
      2012-06-15T10:41:06  

      kkkkkk pode crer !

  • Diogo Cruz
    2012-06-15T09:13:23  

    o mano ali em baixo diz q os jogadores do pes são robóticos, no FIFA as costas dos caras são quadradas, não pisam no gramado. Por conto do realismo, eu nunca vi um jogo de futebol os sair petecando e dando chapéu pra traz .

    recentes

    populares

    • Diogo Cruz
      2012-06-15T09:13:23  

      e se eu te contar que o fifa capturou o movimento real dos carinhas,quer dizer que você está xingando eles,mas se você não entendeu o que é "capturar",eu entendo,porque quem joga pes não sabe de nada mesmo.

    recentes

    populares

    • Diogo Cruz
      2012-06-15T09:13:23  

      entao o ronaldinho dando 3 chapéus seguidos nunca existiu? neymar dando 3 chapeus no lanzini do flu tambem era mentira...cala a boca brother