Sistemas Operacionais

05/06/2012 19h49 - Atualizado em 05/06/2012 19h49

Qualcomm mostra como ficará Windows 8 nos tablets

André Fogaça
por
Para o TechTudo

Dentre as várias novidades presentes na Computex, feira que acontece entre os dias 4 e 9 deste mês em Taiwan, o público pode conferir de perto alguns dos primeiros tablets equipados com o Windows 8 RT. A Qualcomm, por exemplo, criou um modelo de referência com um processador dual-core Snapdragon, baseado na arquitetura ARM.

Tablet com Windows 8 RTTablet com Windows 8 RT (Foto: Reprodução)

O protótipo usa o Snapdragon APQ8060, um processador dual-core de 1.51 GHz, e tem 2 GB de memória RAM e tela de 10 polegadas. Segundo a fabricante, este conjunto é capaz de rodar a versão RT – exclusiva para aparelhos com este tipo de processador – do Windows 8 sem muito engasgo.

Além da interface Metro, que foi introduzida no Windows Phone, o Windows 8 ainda carrega consigo a possibilidade de abrir já conhecido o desktop convencional. O problema é que esta área não é otimizada para o uso com dedos.

Nos testes com o tablet, houve uma certa dificuldade no reconhecimento de gestos na tela, confirmada pela Qualcomm ao comentar que este aparelho ainda não está completamente otimizado para o novo sistema operacional da Microsoft. Porém, mesmo com este pequeno entrave, o sistema permitiu que o multitarefa dentro do Metro funcionasse perfeitamente. Até foi possível dividir a tela entre dois apps abertos ao mesmo tempo, sendo um deles um jogo pesado.


Sabemos que não se trata de uma versão final, mas o que você achou? Ansioso para a chegada dos tablets com Windows 8, ou você acha que esta edição será um grande fiasco? Fique livre para dar sua opinião nos comentários.

Via The Verge.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alberth Andrade
    2012-06-05T22:11:29

    Windows 8 nos tablets está fantástico mesmo sendo versão não definitiva ainda. Este Windows promete, só não estou de acordo com a interface tradicional nos tablets ARM (pois os X86 possui mais potência que os ARM podendo assim executar sem problemas), mas mesmo assim acho que a versão tradicional do desktop não deveria estar em nenhum tablet, tanto x86 quanto em ARM

  • Jose Lopes
    2012-06-13T10:40:44

    já tem tablet sendo vendido no mercado livre com este OS instalado, busque por acer iconia w500, ele roda com perfeição windows 8! melhor que qualquer android que não conversa com nada.