Robótica

14/06/2012 06h40 - Atualizado em 14/06/2012 06h40

Robô realiza cirurgia cerebral na Alemanha

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Mazor Robotics criou um robô com capacidade de realizar cirurgias cerebrais. E o primeiro procedimento realizado com o auxílio da máquina aconteceu nesta semana em um hospital da cidade de Wiesbaden, na Alemanha. O robô foi guiado por médicos do hospital durante as operações, que foram consideradas um sucesso.

Braço robótico pode realizar cirurgias com mais segurança e precisão (Foto: Reprodução)Vídeo institucional mostra modelo de cirurgia de coluna já praticado por esta tecnologia (Foto: Reprodução)

O modelo da Mazor Robotics funciona como um longo braço, capaz de realizar movimentos muito mais precisos do que uma mão de um médico, embora, em última análise, o controle do autômato ainda seja humano. O modelo testado com sucesso na Alemanha foi desenvolvido a partir de robôs já existentes da Mazor, destinados a operações de coluna. O uso de braços robóticos em operações que interfiram com o sistema nervoso é fundamental, dado o alto risco de danos irreversíveis no cérebro e nas terminações nervosas, em caso de erros.

Segundo a Mazor, o produto pode realizar biópsias, posicionamento de eletrodos para estímulo neurológico e cirurgias de perfil mais invasivo. O CEO da empresa, Ori Hadomi, declarou que “embora nosso principal foco seja cirurgia de coluna vertebral, estamos empolgados por nossa tecnologia poder ser expandida para outros procedimentos cirúrgicos”.

A supervisão de cirurgiões é necessária para monitoramento da cirurgia e para que novos dados sobre o comportamento do robô sejam colhidos. Essas informações, no futuro, serão utilizadas para que novos cirurgiões e hospitais sejam introduzidos para o controle da ferramenta. Há, também questões legais envolvidas, uma vez que procedimentos desta natureza precisam de regulamentação para serem implementados. Países da União Europeia e os Estados Unidos já estudam a regulamentação deste tipo de tecnologia para as neurocirurgias.

Via Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares