Sistemas Operacionais

15/06/2012 16h17 - Atualizado em 15/06/2012 16h42

Samsung explica como fez para evitar o vazamento do Galaxy S III

Guilherme Godin
por
Para o TechTudo

Mais de um mês depois do lançamento do Galaxy S III, a Samsung resolveu dar uma aula de como manter um produto em segredo e revelou suas estratégias para evitar qualquer vazamento das características do seu smartphone. Até a data de lançamento do atual celular mais potente do mundo, haviam pouquíssimos rumores sobre o produto e sobre quais funções ele teria - e grande parte deles ainda eram falsos.

Samsung Galaxy SIII mantido sob os panos até o último momento (Foto: Divulgação)Samsung Galaxy S III mantido sob os panos até o último momento (Foto: Reprodução)

Para manter o projeto Galaxy S III longe da mídia, a empresa montou um verdadeiro esquema de segurança típico dos filmes hollywoodianos. Para começar, somente os engenheiros do projeto sabiam dos detalhes do aparelho, o que diminuiu o número de pessoas envolvidas e aumentou a confiança entre elas. Além disso, todo trabalho era realizado em um laboratório seguro onde a entrada era totalmente restrita a estes funcionários. Levar trabalho para casa era algo que jamais poderia acontecer, já que os poucos protótipos que existiam não poderiam sair de dentro deste local secreto.

Tudo foi extremamente pensado pelo pessoal da segurança. Para evitar que o design do produto vazasse, existiam três modelos sendo desenvolvidos ao mesmo tempo, e pouquíssimas pessoas sabiam qual era o verdadeiro. Fotos e comentários sobre o S III eram totalmente proibidos entre os funcionários e principalmente fora da empresa, onde os engenheiros muitas vezes tinham que se passar quase que por agentes secretos, com uma vida dupla.

A parte logística também foi muito trabalhada pela Samsung: a empresa abandonou as empresas transportadoras e encarregou um funcionário de confiança de transitar com os produtos dos fornecedores. Mesmo com isso, os aparelhos eram transportados em embalagens disfarçadas para que nem mesmo este funcionário soubesse do que se tratava. Para fazer reparos e alterações nos componentes, tudo era descrito de forma simples e com poucas palavras.

Todo trabalho que a Samsung teve para manter o Galaxy S III em segredo foi realmente recompensado com o sucesso que o aparelho está tendo nas prateleiras. Além disso, mostra que a empresa está realmente adotando uma postura diferente daquela tida com seus últimos produtos, quando era comum ver aparelhos vazarem quase que completamente muito tempo antes do lançamento oficial. Fica aí uma dica para a Apple ver que é possível criar um smartphone de ponta longe dos rumores.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiano
    2012-08-29T14:22:26

    Não fica a dica para a appel não, na realidade a apple já tinha patenteado esse tipo de esquema de segurança, e vai processar a Samsung por quebra de patente. Mais uma vez a Samsung copiou descaradamente a apple... tcssss... tcss.... que pena.

  • Rafael R.
    2012-06-26T10:33:24

    vei, os dois sao bons, tanto iOS quanto Android. Não tem essa de 'hardware inferior' e esses crlh a 4, eles tem quase todos os mesmos apps e os executam muito bem. Agora pára de vagabundagem e vão trabalhar

  • victor ichayo
    2012-06-20T23:57:15

    Meu comentário acabou saindo parecido com um aí embaixo. Do Eliezer. Mas juro que não foi cópia. Mas se for acho que tenho emprego na Samsung. Não é mesmo fanboyzada?

  • Fábio Oliveira
    2012-06-19T20:29:03

    a politica de sigilo total sempre existiu na apple....

  • Victor
    2012-06-18T14:50:43

    Bora pessoal mas materiais inuteis.... Vamos agora criar nosso smartphones com segurança visto nós sermos grandes criadores, e agora temos as dicas. E essas noticias são sempre meio que formas de brigas sempre tem uma falando mal da outra... provem com produto e não em palavras....S3 é bom.... mas poderia ter algo surpreendente e não mesmisse.

  • Rafael Amaral
    2012-06-18T09:24:25

    Eu tenho o S3 e digo com todas as letras, é bonito, otimo smartphone, porém uma cópia da Apple isso sem duvidas....

  • Vinicius Leite
    2012-06-17T02:22:44

    Primeiramente, só compra produto da Apple quem é burguês. E eles compram porque é modinha e porque gostam de se achar superior aos outros.

  • Carlos Braga
    2012-06-17T01:37:33

    Se não houve tantos rumores, em cima de possíveis vazamentos de informações, provavelmente deve ser falta de interesse do mercado mundial.

  • Gabriel Rohr
    2012-06-17T00:57:46

    "Apple é coisa de inteligente" que nada Apple ta tão na modinha quanto os memes na internet por favor tenham um pouco menos de ignorancia

  • Guilherme Weiler
    2012-06-17T00:51:56

    Apple pra mim é marca de quem quer se pagar de rico. Ao menos hoje em dia. Android supera iOS.

  • André Aleixo
    2012-06-17T00:48:55

    No Brasil as pessoas acham que só existe Apple, que o mundo gira em torno dos smartfones dela. A Samsung trouxe muitas novidades e com uma qualidade incrível. Na Apple tudo tem que ser deles, você compra o Ipod e não vem com adaptador de tomada (R$100,00 no Brasil), a Apple Store é totalmente paga, qualquer acessório é um roubo. Sobre aquele negócio de pessoa rica compra... que ridículo todos nós compramos o que avaliamos ser o melhor. Experimentem a Samsung não vão se decepcionar, pelo contrário ficaram enormemente satisfeitos!

  • MARCOS KORMANN
    2012-06-16T17:10:00

    A modinha agora é odiar a Apple. Samsumg é lixo. [2]

  • Joelson Medeiros
    2012-06-16T11:25:52

    Apple já foi a coisa mais cara e a melhor que tinha. Já foi. Hoje isso não existe mais. Alguns modelos de IPhone são caros, isso é fato, mas dizer que é para pessoas inteligentes, é forçar a barra. Se fosse, porque o primeiro argumento que ouço de um apple fã sobe android é que ele é complicado para mexer? kkkk Frase de Applefag: Ai ai, eu tenho um aparelho lindo e da moda...

  • Wikolu Aroldo
    2012-06-15T23:34:46

    Seria melhor se alguem fizesse rodar algum aplicativo com o VIVO DIRETO, o novo rádio da Vivo, pois meu plano tem o servico e funciona no iphone, mas nao tem nem um aplicativo que trave e destrave para eu apertar no touch. Imagina que legal ....

  • Isaac Houston
    2012-07-01T17:05:34

    essa estrategia da samsung e fantástica demostrando que possível manter um produto protegido antes do lançamento bastando trabalha com confiança em seus funcionário chaves e encarrega a própria empresa de desenvolver e distribuir o produto.

  • Thiago Fernandes
    2012-06-19T09:40:41

    Bom pessoal. Acredito que a proposta desta matéria, seria a de se ter uma boa estratégia tanto Gerencial quanto de Pesquisa e Desenvolvimento, unida com uma boa jogada de Marketing. Não se diz respeito a nada de qualidade ou mesmo quais funcionalidades o parelho possui ou muito menos, relaciona aparelhos de empresas, marcas ou modelos. Acredito que a ideia da empresa em questão foi boa, vendo que o mercado atual está propenso a esse tipo de visão e várias empresas atuam com essa característica em esconder seus lançamentos para aumentar a ânsia para as vendas.

  • Renato Junior
    2012-06-19T00:15:59

    Detesto os fasboys da Apple, nao comprava nem por R$100, este aparelho existem milhoes a frente em preço, tecnologia, design, ainda mais num pais onde a internet movel e tipo M..., e depois vem os pobres coitados dos alienados fas da apple a comprar um aparelho em 25x com juros mais 12x do plano operadora.. Jesus fucking Christ, brasucas

  • Jefferson Andrade
    2012-06-19T18:24:32  

    Não entendo porque os editores do site mencionam a Apple em uma matéria da Samsung!? Acredito que seja mais um frustrado, dono de um Samsung, que tem raiva da Apple por ter a inovação que a Samsung não tem. Uma dica aos infelizes donos de um Samsung, vá brincar com seus brinquedos copiados e esqueçam os adultos com seus smartphones de verdade.

    recentes

    populares

    • Jefferson Andrade
      2012-06-19T18:24:32  

      Jefferson Andrade, meu nobre colega adulto. O seu brinquedo inovador roda Flash? Não? Pois o meu roda. O seu brinquedo roda JAVA? Não? Pois o meu roda. O seu brinquedo tem suporte a DLNA? Não? Pois o meu tem. O seu brinquedo entende o que é uma mísera mensagem multimídia MMS? Não? Pois o meu entende, e está cheio delas. Então deixa eu te dar uma dica: Com todo o respeito ao seu pai e sua mãe, mas pede a eles pra te explicarem melhor sobre esse teu brinquedo aí. Está no manual de instruções. Só não vai abrir a bocão e começar a chorar tá? Abraço....

  • Saul Oliveira
    2012-06-17T02:33:49  

    O que eu nao entendo, é porque tanto se fala na Apple em reportagens de Samsung galaxy??? Quem revolucionou e trouxe ao mundo esse tipo de celular foi a Apple, agora se o Android que nem da Samsung é, é melhor do que o IOS, me dê pelo menos 3 comparativos pra isso, se nao, parem de encher linguiça, a Apple revolucionou, o Google copiou, e a Samsung como sempre teve bons produtos lançou esse super celular, agora...tirar o mérito da Apple, coisa de quem nao tem mais nada o que fazer...putz

    recentes

    populares

    • Saul Oliveira
      2012-06-17T02:33:49  

      Thiago Souza e por que ainda não citou nenhum??? Cite os 10 então.... quero ver!!

    recentes

    populares

    • Saul Oliveira
      2012-06-17T02:33:49  

      Motivo 1 - Flash, seu mega celular abre arquivos em FLASH? Não. 2 - Posso usa-lo como pendrive voce consegue plugar seu celular em qualquer maquina e colocar uma musica dentro dele em MP3? 3- Personalização essa nem vou comentar destroi. 4- Variedades e modelos. 5- Telas de 1 polegada a 5,3. 6 - permite rodar mais de um programa ao mesmo tempo 7 - preços sao muito melhores compare o preço de um Galaxy S3 com Iphone 4s quem comparar leva Galaxy S3 tem muito mais so que nao cabe aqui para postar tudo. Outra coisa a Apple copiou muita coisa dos outros ja ouviu falar de PALM? Eu tive um!

  • Newton Monteiro
    2012-06-17T13:53:54  

    fã boy detectado... ˅

    recentes

    populares

    • Newton Monteiro
      2012-06-17T13:53:54  

      kkkkkk...fato

  • Filipe Costa
    2012-06-17T01:43:11  

    Apple é um lixo, e iOS é pior ainda, um sistema capado que não tem metade dos recursos do Android, e com um hardware inferior. Para mim quem compra Apple, tem que ganhar um diploma de ignorância.

    recentes

    populares

    • Filipe Costa
      2012-06-17T01:43:11  

      Felipe Paes, ambos os sistemas são populares, só o que tem agora é iOS e Android. Mas o iOS não evoluiu nada, é praticamente o mesmo de 2007, só com algumas melhorias, continua um sistema "capado" como disse o Filipe Costa, por outro lado o android surgiu totalmente revolucionário, até a Apple o copiou. Parabéns pelo seu Apple e estou feliz pelo seu conquistado diploma!!!

    recentes

    populares

    • Filipe Costa
      2012-06-17T01:43:11  

      cara, da agonia ver tanta besteira... a apple eh a empresa mais valiosa do mundo, voce quer me dizer que isso acontece porque??? a toa? voce quer me dizer que mais de 110.000.000 iphones vendidos, foram para ignorantes??? o android eh um bom sistema, e mais popular porque pode ser usado numa variedade maior de celulares, so isso! o iphone eh bonito, simples, pratico (pena que eh caro =/)

  • Bruno Santos
    2012-06-15T22:39:33  

    Cara, é melhor esperar por uma coisa boa do que saber o que está vindo por ai e essa coisa ser ruim... O Galaxy SIII é fantástico, e , pra mim, melhor do que qualquer iPhone!

    recentes

    populares

    • Bruno Santos
      2012-06-15T22:39:33  

      na boa, ja teve um iPhone 4S? com certeza nao, entao voce nao sabe oque é qualidade ;] #fikdik

  • Diego Ribeiro
    2012-06-15T19:05:07  

    Iphone Apple é muito bom, mas, não é melhor que o galaxy. Apple pode ser inovadora, porém, para uma elite, já a samsung, difundir para todos. Aparelhos com melhor custo beneficio já que os apps não são pagos dentre outras peculiaridades. Conheço inúmeras pessoas que mudaram de opnião e aparelho, melhor dizendo da apple para a samsung e estão satisfeitos por demais.

    recentes

    populares

    • Diego Ribeiro
      2012-06-15T19:05:07  

      Faço das minhas palavras as suas! muito bem comentado.

  • Jeferson Santos
    2012-06-15T17:15:00  

    Mas é muito facil saber o q tera no proxima geração galaxy basta esperar a Apple lançar um novo iPhone q o proximo Galaxy sera a sua copia mau feita!

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-06-15T17:15:00  

      bem x mal ; bom x mau. Vamos caprichar no português minha gente, pelo amor de Deus.

  • Mário Silva
    2012-06-15T18:20:10  

    Os segredo da Samsung é aguardar o que vai ser lançado pela Apple, é cópia discarada do iPhone, sem dúvida!

    recentes

    populares

    • Mário Silva
      2012-06-15T18:20:10  

      Vê se acorda! A Apple é boa sim, mas a superioridade desse sansung está na cara!! Será que você não admite nem um pouquinho? Ou você tem a ilusão de que o iphone será para sempre o melhor celular do mundo? Eu posso comprar quantos iphones eu quiser porque tenho condições para isso, mas o Android + Sansung está dando um banho no Iphone.

    recentes

    populares

    • Mário Silva
      2012-06-15T18:20:10  

      Mario Silva - será que posso peidar ou somente os engenheiros da apple pode, já que ela patenteou isso tambem... só os seus engenheiros podem.