Jogos de luta

07/06/2012 17h57 - Atualizado em 07/06/2012 18h54

Testamos o Wii U: console tem boa sensibilidade e traz novas experiências

Léo Torres
por
Da E3 2012

O Wii U ainda levará, pelo menos, mais seis meses para ser lançado. Mesmo assim, durante a E3 2012, pudemos testar o novo console da Nintendo. Diversos jogos estiveram à disposição dos visitantes, como Batman Arkham City, Wii Fit U, New Super Mario Bros. U e Nintendo Land. Testamos alguns deles para ver como é a jogabilidade, a resposta e a experiência geral com o Nintendo Wii U.

Batman Arkhan City Armored Core no Nintendo Wii U (Foto: Léo Torres / TechTudo)Batman Arkhan City Armored Core no Nintendo Wii U (Foto: Léo Torres / TechTudo)

A primeira impressão ao operar o controle do Wii U é de que não é tão estranho quanto parece. Anatomicamente confortável tanto na horizontal quanto na vertical, o controle se encaixa bem e dá acesso rápido aos botões. A tela tem boa resolução, mas nada espetacular. Já a sensibilidade ao toque é muito boa, basta encostar de leve que ela aceita os comandos. Nada de novo nos controles clássicos do Wii além do fato de que, na maior parte dos títulos que vimos, eles são usados no modo deitado. Bom, todos sabemos que aquele formato de bastão não ajuda muito.

Testamos o controle do Wii U de algumas formas diferentes. Em New Super Mario Bros. U, até quatro jogadores podem andar nos clássicos cenários de plataformas em modo cooperativo. Mas a cooperaçãoo maior vem do último jogador. Focado somente na tela do controle, ele deve auxiliar os outros removendo obstáculos, criando blocos para dar apoio aos personagens ou mesmo girando e pondo em movimento os cascos tradicionais. É divertido interferir no jogo dessa maneira e, mais ainda, saber que vai ser fácil ganhar vidas em todas as bandeirinhas - com a ajuda do último jogador fica fácil projetar uma escada até o topo do mastro.

New Super Mario Bros. U (Foto: Léo Torres / TechTudo)New Super Mario Bros. U (Foto: Léo Torres / TechTudo)

Já em Batman Arkham City Armored Edition, a tela do controle mostra o mapa do jogo na maior parte do tempo. Para os que já conhecem o batarangue teleguiado da versão do PlayStaion 3, aqui ele fica bem mais preciso com o uso da tela sensível ao toque e a navegação separada. Outra novidade interessante da versão para Wii U é o recurso B.A.T., tecnologia de armadura de batalha. Quando ativado, o recurso cria um campo energético que torna os golpes do homem morcego mais forte e sua defesa mais eficiente.

Mudando a posição do controle, testei Takamaru Ninja Castle, parte de Nintendo Land. Com o simples objetivo de matar ninjas inimigos e evitar seus ataques, o jogador deve arremessar estrelas nos oponentes. O design é bem cartunesco e infantil, ao gosto da Nintendo, lembra títulos para celular como Fruit Ninja. A estrela vai mais rápido e mais longe de acordo com a velocidade com que deslizamos o dedo na tela sensível ao toque. Já a direção é definida pela posição do controle.

Wii Fit U (Foto: Léo Torres / TechTudo)Wii Fit U (Foto: Léo Torres / TechTudo)

E para os que gostam de jogos de esporte, o Wii Fit U oferece uma suíte de diferentes atividades. Jogamos uma em que é preciso acertar jatos d’água em crianças sujas (e outras imundas) que correm na direção do jogador. A mira é feita com o movimento do controle e a força pode ser ajustada com a posição da perna, apoiada no balance board. Nesse caso, a tela do controle atrapalha mais do que ajuda, já que o nível de água na arma é indicado somente ali (parece mais uma tentativa de uso da tela) e para olhar acabamos sendo atacados pelas crianças sujas.

Ainda assim, a tela pode servir como um divertido extra à experiência do jogo, além de ter boa sensibilidade ao toque. Os outros controles funcionam bem, nenhuma novidade. Direcionais, analógicos e botões com boa resposta. Os jogos pareciam estar em seus últimos estágios de produção, poucos bugs e quase nenhum engasgo. Resta agora o laçamento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexsandra Bezerra
    2012-06-09T11:15:41

    Pilha no controle do ps3? esse aí nunca teve um ps3

  • José Rocha
    2012-06-08T21:53:27

    Jayme, tenho ps3 e devo ser um sortudo, porque nunca precisei trocar a pilha do meu controle(ironia). Amigo o controle do ps3 é recarregavel, não usa pilhas. E os cabos originais da sony são grandes, pelo menos os meus.

  • Airton Souza
    2012-06-08T21:32:43

    Lucas Barbosa, é wireless sim pow. É que todo evento usam os controles com fios pq nego maloca safadamente. vide caso do cartucho de star fox para SNES no inicio dos anos noventa, prototipo, roubado na feira lol

  • Jayme Schmitz
    2012-06-08T09:14:10

    E eu achei que a primeira foto mostrasse isso... O.o O Controle é Wireless sim, mas como todo controle Wireless ele precisa de bateria... o que no caso, é recarregável, e não pilhas, como do PS3. Alias, ja vi uma coisa que é melhor... o tamanho do cabo de recarregar é enorme... bem maior que o original do PS3... que é ridiculo.

  • Lucas Barbosa
    2012-06-08T09:07:15

    achei que o controle fosse wiriless