Sistemas Operacionais

08/07/2012 12h19 - Atualizado em 08/07/2012 12h19

Apple registra detector de defeitos e se nega a reparar celulares molhados

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Apple conseguiu registrar a patente do dispositivo que detecta defeitos nos aparelhos causados pelo contato com a água. Não que ela precisasse disso para utilizar a tecnologia em seus aparelhos - o que já acontece desde o primeiro iPhone - mas a vitória judicial agora permite que a empresa se recuse a oferecer manutenção a dispositivos comprovadamente estragados por líquidos, o que não é coberto pela garantia da companhia.

iPhones que caírem na água agora não poderão ser trocados (Foto: Reprodução)iPhones que caírem na água não poderão mais
ser trocados (Foto: Reprodução)

O indicador de danos no iPhone está localizado na parte lateral onde se coloca o chip do aparelho, mas é imperceptível aos usuários. Ele foi criado de maneira estratégica dentro do smartphone para que, caso o dispositivo seja enviado para uma revisão, os engenheiros possam saber se houve realmente algum defeito, ou se o que aconteceu foi o contato direto com líquidos.

“A exposição à água está entre as maiores causas de mau funcionamento de aparelhos. Portanto, acreditamos que a verificação de imersões ou exposição alta à agua é muito importante para os fabricantes, que têm que poder saber se os aparelhos que não estão funcionandos e querem ser trocados pelos usuários foram imersos ou não”, diz o texto da aplicação da Apple para a patente.

Com este propriedade garantida, a Apple estaria voltando suas atenções agora para tentar registrar um headset sem fio para o iPhone, que se comunicaria com o smartphone por Bluetooth. O ponto inovador da tecnologia seria o novo modo de carregar este fone de ouvido, por meio de uma conexão com fio no próprio celular.

Na sua opinião, qual é o smartphone com o melhor custo-benefício? Comente no fórum!

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Galgaro
    2012-07-10T00:32:39

    Tarlan Brunet, em nenhum momento critiquei a idéia de não reparar danos causados por usuários, por isso ainda citei q tem mta gente sacana querendo troca por mau uso, enfim a Apple está certa em não reparar mas está "totalmente errada" em não dar mais respaldo ao cliente, em vez de investirem pro Iphone ser a prova d'água, nããão...eles vão lá e criam um jeito de descobrir como os seus clientes, seus consumidores estão danificando o produto. P@#$% consumidor, acorda, eles só querem o seu dinheiro e F@#$%-se o resto... Eles querem q estrague mesmo, pros Fãs comprarem outro kkkkk trouxas!

  • Ronaldo Ramires
    2012-07-09T20:44:25

    "Com este propriedade garantida, a Apple estaria voltando suas atenções agora para tentar registrar um headset sem fio para o iPhone" Desculpa, mas o Nokia N8 carrega até outros aparelhos pela porta USB dele. Fan Boy Apple é uma droga. Formam uma nova raça de analfabetos funcionais e se acham "geeks"...

  • Daniel Mendonça
    2012-07-08T18:34:31

    A propósito, show musical é concerto com a letra "c" e reparo é conserto com a letra "s". Gostaria de saber o que ocorre, por exemplo, com celulares que estão sendo utilizados em cidades com altas taxas de umidade como o Rio de Janeiro (uma cidade no meio de uma floresta tropical) ou nos casos em que o usuário sofre de hiperidrose? Não seria mais inteligente se os fabricantes ao invés de perderem tempo criando tecnologias para detectar a umidade dentro de um aparelho, não criassem aparelhos à prova d'água? Não é a Apple que é a fabricante dos intelectuais?

  • Victor Alexandre
    2012-07-08T15:15:56

    Os smarthphones da motorola n tem esse problema =). Pode até cair em águas salgadas de praia q não danifica =). Mais ta certo, se a garantia n cobre esse tipo de defeito creio q não esta errada não. Mais é tenso, um aparelho caro que qualquer coisinha pode estragar. Vc vira um verdadeiro guarda costas do iphone.

  • Allan Correa
    2012-07-08T13:38:02

    Justo!

  • Genesio Tezza
    2012-07-09T03:38:32

    Uma simples gota de suor numa das portas do aparelho é capaz de danifica-lo. Eles preferem gastar um dinheirão pra identificar o que causou o defeito, do que consertar. Existem soluções simples pra resolver isso. Não fazem por que não querem. Qualidade Apple.

  • Marcio Bandeira
    2012-07-08T21:02:52

    Besteira!.. outro dia lendo num site de reclamacao, vi uma mulher q conseguiu fazer com que uma grande empresa de perfume trocasse 2 vidros de perfume que quebraram ao escorregar de sua mao.. podem isso arnaldo?? ah.. e conseguiu! como? espondo a marca no mercado. a empresa? uma dessas que "o pote eh cario" se depender da boa vontade de qq empresa eles nao trocam nem defeito de fabrica. td depende de interesses comerciais e exposicao na midia. mas que tem pilantra messe mundo fazendo lambanca e forcando garantia.. ahh isso ta cheio

  • GABRIEL IACK
    2012-07-08T19:56:49

    Caramba antigamente era óbvio que ao cair líquidos em um produto ele deixava de ser coberto pela garantia... Isso só mostra o nível dos usuários dos produtos Apple, gente sem grana que vive de aparência, deixa cair o bichinho na água e espera secar para tentar dar o golpe do deifeito de fábrica, pois não tem grana para comprar outro. Quem tem grana vai e compra outro no mesmo dia, ou então faz um seguro.

  • Ralphy Rett
    2012-07-08T18:42:44

    Ja' vi gente que pulou na piscina, entrou no mar, sentou no aparelho, derrubou cerveja em cima, derrubou dentro do copo de cerveja, derrubou na areia da praia, "bronzeou" o aparelho por horas no sol, caiu sentado em cima, deixou cair no chao - todos querendo que a Apple desse um "jeitinho" de arcar com a burrada deles. Ate' que a empresa e' bem mais generosa que muitas outras por ai: a maioria dos problemas voce entra na loja deles e sai com um aparelho novo nas maos, ou 100% consertado. Mas tudo tem um limite. Ta' certo a maça.

  • Lucy Medina
    2012-07-09T01:35:08  

    Ue. mas eles consertavam antes??? Desde quando??? Meu I-phone que molhou a 2 anos ta aqui paradinho da silva, pq eles disseram que nao consertavam telefone molhado kkkkk. nao entendi bulufas kkk

    recentes

    populares

    • Lucy Medina
      2012-07-09T01:35:08  

      É obvio que quando se tratava de aparelhos molhados ninguém informa que era esse o problema,justamente que ao informar eles não consertam...As pessoas deviam simplesmente falar que ele parou de funcionar,como eles ainda não obtinham o registro dessa patente,arrumavam,mas agora já era!!! quem arrumou,arrumou,quem não arrumou que desembolse!!!

  • Gehan Dias
    2012-07-08T22:58:24  

    Em vez de gastar dinheiro para tornar o aparelho a prova de água como nos relógios e beneficiar o cliente, gastam para detectar o defeito e negar a garantia, tudo pra ganhar mais US$ bilhões, eles querem é que estrague e a pessoa compre outro.

    recentes

    populares

    • Gehan Dias
      2012-07-08T22:58:24  

      Tá cheio de 0t4ri0s que vivem sustentando essa empresa. Até roubam dos pais para comprar essas drogas. Apple é pirata. Sempre foi.

  • Felipe Silva
    2012-07-08T22:14:56  

    Engraçado esse "registro" de patente. Não sei como pode registrar uma coisa que ja existe a muito tempo e foi criada por outro fabricante. Quando trabalhei em uma assistencia técnica de celular, a 7 anos atras já existia algo bem semelhante que mudava de cor na placa mãe dos aparelhos em contato com a água.

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2012-07-08T22:14:56  

      É tipico da Apple roubar patentes e idéias.

  • João Duarte
    2012-07-08T18:17:20  

    Concertar é com C e não com S.

    recentes

    populares

    • João Duarte
      2012-07-08T18:17:20  

      É um pior do que o outro. Incrível.

    recentes

    populares

    • João Duarte
      2012-07-08T18:17:20  

      Essa foi boa... pessoa acha q sabe e leva uma dessas kkkkkkkkkk

  • Felipe
    2012-07-08T14:33:55  

    Só arruma se tiver sido molhado na iWater.

    recentes

    populares

    • Felipe
      2012-07-08T14:33:55  

      Kkkkkkkk mt booom! iwater iuehiuhe

    recentes

    populares

    • Felipe
      2012-07-08T14:33:55  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • André
    2012-07-09T02:57:06  

    Não entendo uma pessoa que diz ter um iPhone mas o chama de I-phone, queria saber pq todos escrevem assim...

    recentes

    populares

    • André
      2012-07-09T02:57:06  

      Carioca Gema, i é um prefixo usado pela Apple para distinguir seus produtos, a empresa emprega desde o iMac, passando pelo iPod, até o iPhone e iPad, simplesmente para unificar os nomes em torno de um prefixo comum, e diferenciar a marca. Não tem relação alguma com internet.

    recentes

    populares

    • André
      2012-07-09T02:57:06  

      Carioca Gema , nem de longe o Iphone foi o primeiro celular a ter acesso a "multplus itens" .. ele foi um dos primeiros a vir com um design bonito e com um bom touch! o "i" quer dizer Inovation.

  • Eduardo Galgaro
    2012-07-08T22:39:14  

    Tem gente sacana querendo troca? Sim! Tem gente porca q não cuida do q tem? Sim! Mas ueh, iphone não é o "melhor" smartphone do mundo??? pow então pq a Apple não faz ele a prova d'água??? se liga, paga-se mto caro num produto de "altíssima" tecnologia e não é a prova d'água??? E se acontecer algo como citou o Estevam Alves ou o Daniel Mendonça a Apple não está nem aí? Que ótimo, por isso não quero um Apple nem de graça. Ela não se preocupa com vc consumidor, ela só quer lucros e os fãs não vêem isso, mas enfim cada um compra o q quer, mas Apple não entra na minha casa.

    recentes

    populares

    • Eduardo Galgaro
      2012-07-08T22:39:14  

      Me diga como as fabricantes concorrentes se importam mais com os consumidores? Me diga qual fabricante repara danos causados pelos usuários?

    recentes

    populares

    • Eduardo Galgaro
      2012-07-08T22:39:14  

      Tarlan Brunet, em nenhum momento critiquei a idéia de não reparar danos causados por usuários, por isso ainda citei q tem mta gente sacana querendo troca por mau uso, enfim a Apple está certa em não reparar mas está "totalmente errada" em não dar mais respaldo ao cliente, em vez de investirem pro Iphone ser a prova d'água, nããão...eles vão lá e criam um jeito de descobrir como os seus clientes, seus consumidores estão danificando o produto. P@#$% consumidor, acorda, eles só querem o seu dinheiro e F@#$%-se o resto... Eles querem q estrague mesmo, pros Fãs comprarem outro kkkkk trouxas!

  • Carlos Reis
    2012-07-08T13:59:10  

    Esse assunsto entendo muito bem pois trabalho odiatodo comiPhones aqui na Inglaterra,Pra saberiPhone foi mohado e soolha la onde vc bluga ocarregador de bateria la voce vaiver um quadradinho branco se o quadradinho tiver vermelho porque foi molhado isso iPhone 4 ja o 3 o 2 e 1 nao e um guadradinho e sim um tipo de meia lua transparente olhe bem com uma luz vc vera la dentro.Tem jeito de ver abrindoo telefone tambem coisa que nao indico mas se abrir tera duas bolinhas brancas la do lado da bateria se tiver vemelho foi molhado se tiverbranco ta ok. fazemos issocom 5 mil iPhones por dia aqui.

    recentes

    populares

    • Carlos Reis
      2012-07-08T13:59:10  

      5 mil iPhones por dia??? cara revisa isso ai, pois se 5 mil iPhones dão entrada ai na assistência por dia, isso indica que é uma porcaria o celular, e não tem lógica essa quantidade de aparelhos por dia só na sua assistência.

    recentes

    populares

    • Carlos Reis
      2012-07-08T13:59:10  

      Carlos Reis vc não conhece a vírgula né! Fora que não entende quase nada!!!

  • Estevam Alves
    2012-07-08T13:47:49  

    Ueh...meu S II foi pra assistencia técnica e foi detectado oxidação na placa pci, fiquei até preocupado achando q nao ia cobrir a garantia mas ele não tinha se molhado, ai o técnico flaou q não, q essa oxidação pode ser por outros fatores como suor! e eles nem reclamara, consertaram de boa...e ai, se o mesmo acontecer com o iphone??? q baaad hein!

    recentes

    populares

    • Estevam Alves
      2012-07-08T13:47:49  

      Galaxy S II e' muito bom mesmo. Se cair na agua, nao afunda...adivinha por que?

  • Felipe Ito
    2012-07-08T13:25:42  

    Chega a esse ponto é engraçado. Mas ela está certa em tentar se resguardar de alguma forma na obrigação ou não de ter de reparar algum aparelho danificado por "extremo mal uso".

    recentes

    populares

    • Felipe Ito
      2012-07-08T13:25:42  

      Mas isto eh antigo! Tai Iphone eh muito bom mas este lance de liquido eh calcanhar de Aquiles, ate no bolso a humidade pode danifica-lo. Aconteceu comigo eles trocaram mas com muito custo e bate boca. Deviam era fazer ele mais seguro e entrada de dados e carga menor e num lugar menos susceptível.