24/07/2012 10h00 - Atualizado em 24/07/2012 10h00

Avião revolucionário deverá fazer voo tripulado em 2013

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O FanWing é encarado como a primeira ruptura em termos de desenho de aviões em um século. A aeronave, que vem sendo testada há anos em modelos em escala, deverá fazer seu primeiro voo tripulado em 2013. O principal destaque no projeto é o uso de grandes “ventiladores” (fans) para gerar a propulsão do avião.

FanWing revê os conceitos que norteiam a aviação nos últimos 100 anos (Foto: Reprodução)FanWing revê os conceitos que norteiam a aviação nos últimos 100 anos (Foto: Reprodução)

Ao longo das décadas, aviões sempre foram construídos com motores que moviam hélices ou com turbinas, que sugam o ar e geram o empuxo que empurra e sustenta a aeronave no ar. O FanWing é uma revisão desse conceito: ao longo das asas, as pás de um grande ventilador giram a partir da tração do motor montado na fuselagem. O giro dessas pás é responsável pela propulsão da aeronave e pela sua capacidade de aumentar de altitude.

Se você não conseguiu criar uma ideia de como a coisa funciona, basta olhar na imagem e imaginar que, dentro das asas, está girando uma versão bem mais leve dos braços de uma colheitadeira. Esta grande turbina transversal move o ar para a parte de cima da asa e ao fazer isso gera propulsão e, se acelerada, pode fazer com que o avião ganhe altitude.

Este detalhe leva a um ponto interessante: como o controle de altura é feito a partir do giro do motor (e não por um conjunto de flaps que alteram a dinâmica do movimento da aeronave conforme o ar passa por eles), o FanWing é um avião que pode decolar virtualmente na vertical, como um helicóptero.

Entre as grandes vantagens desse design, está o baixo custo, facilidade de manobrar, a impossibilidade de estolar (perda de sustentação em voo) e a possibilidade de pouso em lugares mais apertados em casos de emergência.

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joaquim Barboza
    2012-07-25T09:51:57

    a ciência se multiplicara.

  • Jair Santos
    2012-07-25T09:01:57

    QUERO COMPRAR UM AVIÃO DESSE, QUANTO SERÁ QUE É

  • Jair Santos
    2012-07-25T09:00:34

    VOA QUEM QUISER VOAR. EU NÃO

  • Eliane Bicalho
    2012-07-25T06:46:14

    Legal, que Deus proteja nos

  • Ronaldo Silva
    2012-07-24T19:00:25

    Legal torço pelo sucesso da nova teoria , o pessoal da aeronautica vvão vibrar...

  • Wildarcley Amaral
    2012-07-24T14:29:36

    PODE ATÉ DAR CERTO, MAS QUE É FEIO É. KKK

  • Carlos
    2012-07-24T12:04:10

    Podiam por um videozinho do baguio hein... As matérias estão fracas de mais por aqui...

  • Jorge Halen
    2012-07-24T12:01:16

    Eu é que não voaria numa geringonça desta...

  • David Marcondes
    2012-07-24T11:15:35

    Até se acostumarem com este avião, vai ter um monte de gente achando que é um OVINI.

  • Joelcio Dagostin
    2012-07-24T10:31:25

    Ja estava na hora de pesquisar novos conceitos de voo. Visando uma segurança maior.

  • Tato Maga
    2012-07-25T08:26:03  

    Pera aí! então ele esta voando "não tripulado" nessa foto? É um boneco lá dentro...?!?

    recentes

    populares

    • Tato Maga
      2012-07-25T08:26:03  

      É só ficar ligado no texto ... "MODELO ESCALA", QUER DIZER MINIATUA.

    recentes

    populares

    • Tato Maga
      2012-07-25T08:26:03  

      Uma coisa só é certa: Vai parar na força aérea, ser testado em combat e depois servir à humanidade. Clar, se ninguém engavetar por agredir algum interesse maior.

  • Leonardo Ferreira
    2012-07-25T02:26:14  

    Suga o ar e gera empuxo foi demais essa!! kakkakahahha!! se nao sabe, fica calado o reporter, vai comentar sobre corte e costura, e melhor, tenha uma aula sobre motores a reacao e depois escreva alguma coisa com base.

    recentes

    populares

    • Leonardo Ferreira
      2012-07-25T02:26:14  

      Esse garoto acha que sabe muito. Espero que use seus vastos conhecimentos para alguma coisa útil além de se achar um santo (o separado ou escolhido).

  • Diogo Kataoka
    2012-07-24T15:08:04  

    Parte da energia é utilizada para levantar e a outra parte, para empuxo, assim, para maiores velocidades, seria interessante o uso de turbinas de reação como ocorre nos hericopteros..Nos outros comentários, não foi possível visualizar os links postados.

    recentes

    populares

    • Diogo Kataoka
      2012-07-24T15:08:04