Fabricantes

08/07/2012 14h51 - Atualizado em 08/07/2012 14h51

Cadillac apresenta computador de bordo que esbanja tecnologia

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O modelo 2013 XTS da Cadillac carregará a nova versão da CUE (sigla para Cadillac User Experience). Trata-se de uma verdadeira central de informações e entretenimento disponível no carro: ela permite personalização de itens, sincronização com smartphones e faz chamadas telefônicas.

Cheia de tecnologia, a interface CUE estreia no modelo 2013 do Cadillac XTS (Foto: Reprodução)Cheia de tecnologia, a interface CUE estreia no modelo 2013 do Cadillac XTS (Foto: Divulgação)

A interface do CUE se divide em três partes: o painel touch no console central, nos mostradores digitais sobre o volante e no projetor, que exibe informações no para-brisas. No painel central, o display touchscreen permite acesso a funções como navegador GPS, biblioteca de música, clima, algumas regulagens do carro e possibilita até mesmo que sejam feitas ligações telefônicas usando o celular do motorista e o sistema de som do carro, uma vez que falar ao celular atrás do volante é proibido.

O CUE tem compatibilidade com iPhones, Androids e Blackberry’s, que são posicionados em compartimento específico, estrategicamente longe do motorista. O celular do condutor pode ser sincronizado com o carro via cabo ou Bluetooth. Através desse recurso, músicas, sistemas de telefonia e etc podem ser acessados com um toque dos dedos na interface.

Outro detalhe interessante sobre o CUE é a capacidade de usar comandos de voz para algumas tarefas, como tocar determinada música, bem como a capacidade da tela sensível no console de emitir pequenos pulsos para o dedo do condutor: dessa forma, ele sabe que tocou o painel sem precisar tirar o olho da estrada. A central oferece ainda portas USB para sincronização de dispositivos e recarga.

Tecnologia da Cadillac permite conectividade para o motorista (Foto: Reprodução)Tecnologia da Cadillac permite conectividade para o motorista (Foto: Divulgação)

Em lugar dos tradicionais velocímetros e relógios medidores de combustível, giros do motor e temperatura, a Cadillac colocou um display de cristal líquido, que traz todas essas informações de maneira mais moderna, sendo possível configurar a aparência dos mostradores ao gosto do motorista.

Completa o CUE um recurso comum em alguns modelos europeus: um pequeno projetor exibe um conjunto de informações na parte de baixo do para-brisas. A ideia é evitar que o motorista precise tirar os olhos da estrada para ver a velocidade e dados como autonomia de combustível.

O que mais você gostaria de ver nos carros atuais? Comente no fórum!

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Toledo
    2012-07-20T11:36:34

    Enquanto isso no Brasil a Volkswagen continua fazendo o Golzinho como grande carro chefe deles, como disse o grande filosofo Fernando Collor de Melo, "os carros brasileiros são todos carroças".. ...