Internet

08/07/2012 09h30 - Atualizado em 08/07/2012 09h30

Cientistas da Nasa apresentam novo Wi-Fi de 2.684.354 Mbps

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Os roteadores de hoje em dia já trabalham com o padrão 802.11n, capaz de transmitir mais de 100 Mbps em condições ideais. Poucas operadoras de banda larga oferecem essa velocidade e, quando oferecem, o serviço tem um preço proibitivo. Enquanto isso, na Nasa, a agência espacial norte-americana, cientistas desenvolvem novo padrão de conexão wireless que chega à inacreditável velocidade de 2,56 Tbps, ou 2.684.354 Mbps. Para efeitos comparativos, você pode testar a sua internet no nosso velocímetro.

Limite de velocidade? Não, obrigado. (Foto: Reprodução/LegalSpeeding)Limite de velocidade? Não, obrigado. (Foto:
Reprodução/LegalSpeeding)

A equipe composta por pesquisadores americanos e israelenses utilizou uma nova configuração para aproveitar as ondas eletromagnéticas, resultando em uma tecnologia que possibilitaria transmitir sete filmes em altíssima definição (Full HD) e Blu-ray por segundo, simultaneamente. Para você ter uma noção dessa velocidade, o serviço de banda larga mais rápido dos Estados Unidos, o FiOS da Verizon, só vai "até" 300 Mbps.

Na revista Nature há toda a explicação conceitual para a tecnologia. Na prática, significa que um mesmo sinal comporta oito transmissões simultâneas, o que resulta em um volume muito maior de dados trafegando e ampliando o streaming.

Infelizmente, os testes feitos pela equipe da Nasa em condições mais do que perfeitas incluem a distância pequena de 1 m entre os equipamentos. O próximo desafio do time é transformar a tecnologia em algo comercial e acessível também para grandes distâncias, a fim de colaborar para a estrutura da internet mundial.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Amaral
    2012-07-08T23:18:52

    Basicamente, quando você pensar em digitar um endereço ou baixar um filme ela já terá baixado ou acessado a página há uns 03 dias. kkkkkkkkkkk

  • Renan Hillesheim
    2012-07-08T18:22:26

    cara. Internet sem fio não é só velocidade. tem que levar em conta o consumo de energia do equipamento,alcance e preço. Tecnologias melhores que os atuais padrões tem um monte.

  • José Vito
    2012-07-08T18:11:28

    Essa velocidade aqui no Brasil seria entregue apenas 10%.... tomara que venha pra cá um dia! só assim o brasil terá internet de verdade.

  • Tiago Fernandes
    2012-07-08T18:06:37

    Obviamente no Brasil ocorre aquela velha conhecida exploração de bens e serviços. Primeiramente pq todos nós somos reféns destes, e não estamos nem aí em pagar caro para um serviço péssimo. Segundo, que não reclamamos. Terceiro, que mesmo assim, fariam de tudo para levar esse serviço de 47348537456237856725º mundo até onde der. E claro, a ANATEL ajuda muito dando arrego para as distribuidoras de serviços de banda larga no país. Até 2014 pra oferecer uma porcentagem ainda do serviço contratado... É tipo você comprar uma pílula "do dia seguinte" e receber uma pílula do "1/4 de dia seguinte"

  • Lucas Conrado
    2012-07-08T17:19:33

    gracas a deus moro fora do brasil e aqui minha net eh de 200mb, e nao eh como no brasil que vc paga 10 e so recebe 2, aki eh obrigado te dar o limite que vc contratou

  • Wander
    2012-07-08T14:36:22

    Links para as fontes citadas por favor.

  • Wanderson Silva
    2012-07-08T14:07:31

    nao adianta tanta rapidez se as maquinas nao suportarem, e aki no brasil preço de internet ja é um absurdo imagina se algum dia isto ai chegar ate aki ou pelo menos 40%....ngm tera condições, estas coisas so servem mesmo pra exposições

  • Scheissfest
    2012-07-08T11:55:22

    Chegará no Brasil em 2684354 anos

  • Daniel Benicio
    2012-07-08T10:56:56

    pode ser super rápida mais não aguenta distâncias longas! só vai a 1m que pena. tomara que eles consigam trabalhar para conseguir deixar ela pelo menos a uns 10 quilômetros.

  • Daniel Ferreira
    2012-07-08T10:40:37

    Quero uma dessas.

  • Elias Fernandes
    2012-07-08T10:06:07

    Fiz o meu teste aqui de velocidade e minha net superou a da NASA....rsrsrsrsr

  • Leka 81
    2012-07-08T21:02:12

    legal! quanto custará no mercado estrangeiro não interessa... pois vão multiplicar por 100 ao lançarem no Brasil!

  • Thiago Santos
    2012-07-08T18:30:04  

    Aqui no Brasil temos que chorar para o Speedy mandar os 2 MG do contrato por que se deixar eles mandam 500 KB para baixo... E dependendo da região uma vez por semana o speedilixo fique sem funcionar o dia inteiro... Agora a culpa é de quem Telefonica ou Anatel??? Um lixo pior que o outro...

    recentes

    populares

    • Thiago Santos
      2012-07-08T18:30:04  

      culpa da vivo,agora!

  • Guilherme Rodrigues
    2012-07-08T15:59:36  

    Enquanto isso, a velocidade média da banda larga no Brasil é de míseros 2MB. Que inclusive é a minha velocidade... Infelizmente onde eu moro não existe concorrência e a empresa (Vivo / Telefônica) pouco se importa em melhorar a sua estrutura por aqui, para disponibilizar novas velocidades... Isso em plena São Paulo, capital. Dou por vista quem mora em cidades do interior, devem sofrer pouco... Enfim, como diz o Galvão Bueno, BRAZIL, ZIL, ZIL...

    recentes

    populares

    • Guilherme Rodrigues
      2012-07-08T15:59:36  

      2mb uma vírgula. isto só se for nas capitais, pois no restante do brasil é menos de 1mb facilmente

  • Wander
    2012-07-08T14:34:01  

    Gostaria que a notícia contivesse os links para as fontes citadas. Pesquisei na Nature e não deu retorno, e via Google básico, só resultou em dados irrelevantes. Seria bom adotar a prática de disponibilizar links quando se trata de re-noticiar.

    recentes

    populares

    • Wander
      2012-07-08T14:34:01  

      esta notícia eu vi semana passada num site australiano. se não acredita, problema teu. esta velocidade de internet existe.